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Estatistica Aplicada ao Marketing I

Código: LGM05    Sigla: EAM I
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 67 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-1-TA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Paulo José Araujo Santos - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo José Araujo Santos - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

¿ Propor soluções e decisões com base em modelação estatística, análise de dados e respetiva interpretação; 
¿ Aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas; 
¿ Básicas de investigação; 
¿ Utilização de ferramentas informáticas que permitam realizar modelação estatística e análises de dados em ambiente profissional e de investigação.

Conteúdos programáticos

1. Estatística Descritiva.

2. Teoria das Probabilidades.
3. Variáveis Aleatórias.
4. Lei dos Grandes Números e Teorema Limite Central.
5. Introdução à Inferência Estatística.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

São lecionados os conteúdos fundamentais para atingir os objetivos de aprendizagem.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos: 
1. Exposição da matéria teórico/prática com recurso a casos práticos;
2.     Utilização intensiva da tecnologia de vídeo aulas para apoio aos estudantes;
3. Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
4. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas.


Avaliação

A avaliação de conhecimentos, enquanto sistema que afere o saber assimilado, tem carácter individual, permitindo apreciar a capacidade para desenvolver ou utilizar um tema ou um método de aproximação à realidade estudada; recorre-se à avaliação contínua com 2 testes (50% cada) ou exame final (prova escrita, sem oral). 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aquisição das competências de conhecimento e compreensão é, em primeiro lugar, realizada através de métodos expositivos em aula, assim como de exemplos práticos. Os principais métodos de aprendizagem utilizados são os exercícios e trabalhos práticos individuais. Os métodos de ensino utilizados, principalmente para atingirem os objetivos de competências de mais alto nível, requerem uma participação interativa e intensa, porque utilizam técnicas de aprendizagem ativa que conjugam, de uma forma equilibrada, a discussão de conceitos e teorias com a sua aplicação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1.Araújo, P.A. Vídeo aulas de análise de dados.
2.Black, Ken. (2019) Business Statistics for Contemporary Decision Making. 10th edition.
3.Pedrosa, A .C. E Gama, S.M. (2016) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. 3º edição. Porto Editora.
4.Pestana, D. D. e Velosa, S. F. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística: Volume I,3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian.
5.Ross, S.M. (2010) Introductory Statistics. Third Editions. Elsevier. (pdf gratuito online).