Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
¿Propor soluções e decisões com base em modelação estatística, análise de dados e respetiva interpretação;
¿Aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas;
¿Básicas de investigação;
¿Utilização de ferramentas informáticas que permitam realizar modelação estatística e análises de dados em ambiente profissional e de investigação.
Conteúdos programáticos
1. Estatística Descritiva.
2. Teoria das Probabilidades.
3. Variáveis Aleatórias.
4. Lei dos Grandes Números e Teorema Limite Central.
5. Introdução à Inferência Estatística.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
São lecionados os conteúdos fundamentais para atingir os objetivos de aprendizagem.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
1.Exposição da matéria teórico/prática com recurso a casos práticos;
2. Utilização intensiva da tecnologia de vídeo aulas para apoio aos estudantes;
3.Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
4.Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas.
Avaliação
A avaliação de conhecimentos, enquanto sistema que afere o saber assimilado, tem carácter individual, permitindo apreciar a capacidade para desenvolver ou utilizar um tema ou um método de aproximação à realidade estudada; recorre-se à avaliação contínua com 2 testes (50% cada) ou exame final (prova escrita, sem oral).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aquisição das competências de conhecimento e compreensão é, em primeiro lugar, realizada através de métodos expositivos em aula, assim como de exemplos práticos. Os principais métodos de aprendizagem utilizados são os exercícios e trabalhos práticos individuais. Os métodos de ensino utilizados, principalmente para atingirem os objetivos de competências de mais alto nível, requerem uma participação interativa e intensa, porque utilizam técnicas de aprendizagem ativa que conjugam, de uma forma equilibrada, a discussão de conceitos e teorias com a sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
1.Araújo, P.A. Vídeo aulas de análise de dados.
2.Black, Ken. (2019) Business Statistics for Contemporary Decision Making. 10th edition.
3.Pedrosa, A .C. E Gama, S.M. (2016) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. 3º edição. Porto Editora.
4.Pestana, D. D. e Velosa, S. F. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística: Volume I,3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian.