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Trabalho de Projeto

Código: MGEST24    Sigla: TP
Área Científica: Gestão, Marketing

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 30

Horas Efetivamente Lecionadas

MG-2-1ED

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Albérico Rosário - ESGT   0,50
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Albérico Rosário - ESGT Responsável
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 - Elaborar o projeto final de investigação com vista à elaboração do trabalho de projeto, para o qual os estudantes deverão ser capazes de: identificar um problema/oportunidade de melhoria, numa organização em particular, problematizando-a através de uma questão de investigação no âmbito da Gestão; definir a estratégia de investigação a desenvolver e tomar decisões de natureza metodológica.
OA2 - Aplicar as competências desenvolvidas ao longo do ciclo de estudos, sob a forma de trabalho de projeto de intervenção em contexto organizacional, aplicando os conhecimentos de forma integrada.
OA3 - Aprofundar os conhecimentos, justificando os modelos, teorias, metodologias e técnicas utilizadas, bem como o processo de investigação desenvolvido na abordagem ao problema, numa organização em particular.
OA4 - Documentar, com qualidade técnica e científica, o trabalho realizado.
OA5 - Apresentar e discutir publicamente o trabalho de projeto.

Conteúdos programáticos

CP1 - Identificação de abordagens de projeto inovadoras e originais na área de Gestão
CP2 - Elaboração e apresentação de projeto de investigação, justificado com identificação do problema/oportunidade de melhoria/necessidade de atuação no contexto organizacional, dos objetivos, da questão de investigação, das opções metodológicas, do cronograma e validação deste pelo Coordenador de Mestrado
CP3 - Elaboração do trabalho de projeto, devendo incluir:
CP3.1 - Identificação do problema/oportunidade de melhoria/necessidade 
CP3.2 - A questão de investigação, assim como os objetivos propostos
CP3.3 - A metodologia, a estratégia de análise e o cronograma
CP3.4 - O enquadramento teórico dos modelos, teorias, metodologias e técnicas a aplicar  
CP3.5 - A apresentação e análise crítica dos resultados obtidos
CP3.6 - A síntese conclusiva com sugestões para trabalho futuro
CP4 - Apresentação e discussão pública do trabalho de projeto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os CP pretendem que o estudante conclua o mestrado com sucesso seguindo as seguintes etapas:
A - Escolha do tema do trabalho de projeto e de orientação: O estudante informa o docente da UC da sua opção relativamente ao tema do trabalho de projeto e do orientador. 
B - Validação: A proposta de projeto de investigação é apresentada por escrito, até 12 semanas após o início do 3º semestre, e oralmente defendida pelo estudante, sendo validada pelo coordenador de Mestrado (ver secção de Avaliação). 
C - Realização do trabalho.
D - Avaliação do trabalho de projeto.
Os prazos para as etapas C e D devem cumprir o previsto no Regulamento dos Mestrados do IPSantarém. 
A etapa A é concretizada através dos CP1, a etapa B através dos CP2. Os CP1 e CP2 contribuem para a consecução do OA1. A etapa C é concretizada através dos CP3 e permite alcançar os OA2, OA3 e OA4. A etapa D é concretizada através dos CP4 e permite alcançar o OA5. 
Em síntese:
CP1 & CP 2 - OA1
CP 3 - OA2, OA3, OA4
CP4 - OA5

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas horas de contacto desta UC recorrer-se-á principalmente às metodologias expositiva, participativa e ativa. O método expositivo (M1) será utilizado nos seminários sobre temas atuais ligados à investigação-ação/ investigação aplicada em contexto organizacional em Gestão. O método participativo (M2) visará envolver os estudantes na discussão acerca do processo de diagnóstico e da abordagem de intervenção a implementar, promovendo a integração e consolidação de conhecimentos adquiridos, numa perspetiva de intervenção prática sobre uma necessidade, oportunidade de melhoria/problema numa organização em concreto. O método ativo (M3) será utilizado no trabalho de pesquisa pelo estudante, na elaboração da proposta de projeto e nos momentos de orientação tutorial. 
Nas horas de contacto à distância síncronas recorrer-se-á principalmente ao método ativo (M3) para aplicação prática dos conhecimentos antes adquiridos e orientação tutorial com vista ao desenvolvimento do projeto de trabalho de projeto aplicado. 
Nas restantes horas de trabalho da UC o estudante deverá recorrer ao autoestudo (M4), devendo revelar capacidade para desenvolver o trabalho de investigação-ação de forma autónoma, com o acompanhamento do(s) orientador(es) aprovados pelo conselho técnico-científico da Escola.


Avaliação

A1 - Avaliação intermédia do projeto de investigação (PI), com submissão de proposta por escrito e apresentação oral que confirme o estudante estar apto a prosseguir com o trabalho de projeto. Avaliação a ser efetuada pelo coordenador de Mestrado, podendo ser convidados para a apresentação da proposta de PI o orientador e outro docente doutorado/especialista do IPSantarém ou externo. Desta avaliação resulta uma das seguintes recomendações: PI aceite, PI aceite com correções ou PI necessita de reformulação.
A2 - Ato público de defesa do trabalho de projeto, com a apresentação oral e defesa da dissertação perante um Júri constituído por três a cinco membros, podendo um destes ser o orientador. A avaliação do trabalho de projeto decorrerá nos termos do Regulamento de Mestrados do IPSantarém. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para a realização do projeto de investigação (OA1), recorrer-se-á às metodologias expositivas (M1), participativas (M2) e ativas (M3) no decurso das aulas com horas de contacto. Este objetivo será avaliado através do elemento de avaliação A1.
Para o alcance dos objetivos OA2, OA3, OA4 e OA5, relacionados com o desenvolvimento do trabalho de projeto, recorrer-se-á preferencialmente às metodologias ativas (M3) e ao trabalho autónomo do estudante (M4) com acompanhamento científico do(s) orientador(es).  Este objetivo será avaliado através do elemento de avaliação A2.
Em síntese:
OA1 - M1, M2 e M3 (A1)
OA2, OA3, OA4 e OA5 - M3 e M3 (A2)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th Ed.). American Psychological Association. 
Christensen, L. & Turner, L. (2021). Research Methods, Design, and Analysis (13th ed.). Pearson. 
Coghlan, D. (2018). Conducting Action Research for Business and Management Students. Sage. 
Jonker, J., Pennink, B. & Morgado, P. (2019). Metodologia de Investigação em Ciências Económicas - Um guia conciso para estudantes de mestrado e doutoramento em ciência de gestão. Actual Editora.
Thomas, G. (2022). How to do your Research Project ¿ a Guide for Students (4th Ed.). Sage.
Van Den Berg, G. & Pietersma, P. (2018). Os Principais Modelos de Gestão. Actual Editora.