Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA
Responsável
Língua de Ensino
Português
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Actualizar conhecimentos em técnicas analíticas aplicadas na determinação da composição dos alimentos, do seu valor nutritivo, na determinação da rastreabilidade, na deteção de adulterações e de compostos tóxicos. Desenvolver ferramentas de controlo da qualidade analítica
Conteúdos programáticos
1.Métodos químicos clássicos de análise de alimentos. 2.Métodos instrumentais de análise química dos alimentos: TLC, HPLC, GC, espectroscopia de absorção molecular, atómica e de emissão de plasma. 3.Métodos de biologia molecular na análise de alimentos: proteómica, PCR tempo real. 4. Validação de métodos analíticos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Faz-se uma revisão das principais técnicas clássicas utilizadas na análise de alimentos, desde métodos simples volumétricos e gravimétricos, até aos métodos instrumentais de análise. Pretende-se depois focar métodos que estão cada vez a ser mais utilizados na área alimentar para detecção/identificação de compostos de valor nutritivo, compostos tóxicos ou alergéneos, assim como determinação de origem geográfica, como PCR, proteómica e metabolómica. Finalmente, pretende-se que os estudantes desenvolvam ferramentas para o controlo da qualidade analítica nos métodos químicos atrás mencionados, aprendendo a determinar os vários parâmetros de validação referidos.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Sessões teóricas e aulas laboratoriais, onde são desenvolvidos os conceitos da análise de alimentos e validação de métodos, e aplicação prática em ambiente laboratorial. Sessões tutoriais para acompanhamento dos trabalhos de grupo. O processo de ensino aprendizagem inclui EaD, com sessões síncronas através da plataforma Zoom, incluindo elementos de aprendizagem como vídeos e artigos científicos, tarefas a concluir até final da semana e fórum de discussão. Os estudantes estão admitidos a exame final. Avaliação contínua: Um trabalho de grupo (TG) e uma prova escrita individual (PI), com uma ponderação respetiva de TG 40%, PI 60%. Para dispensa nenhum dos elementos de avaliação pode ter uma classificação < 10 valores. O exame final consta de uma prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Nas sessões teórico-práticas com apresentação audiovisual pretende-se apresentar diferentes métodos analíticos, assim como uma perspetiva da sua aplicação na área alimentar. As aulas de laboratório visam a aplicação prática de alguns desses métodos na análise de alimentos, selecionados pelos estudantes, assim como a determinação dos diferentes parâmetros de validação desses métodos. As sessões tutoriais pretendem acompanhar os estudantes no tratamento dos dados obtidos nas aulas de laboratório, assim como na pesquisa e análise de artigos científicos relevantes, e a estruturação do relatório.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Castanheira, I., Saraiva, M., Rego, A. & Ollilainen, V.(2016). EuroFIR guidelines for assessment of methods of analysis: GAMA. Food Chemistry, 193: 82-89. García-Cañas, V., Simó, C., Herrero, M., Ibánez E. & Cifuentes, A. (2012). Present and future challenges in food analysis: foodomics. Analytical Chemistry, 84: 101150-10159. Guia RELACRE 13 (2000).Validação de Métodos Internos de Ensaio em Análise Química, Relacre, Lisboa. Lees, M. (2003). Food authenticity and traceability, Eurofins, France. NP EN ISO/IEC 17025 (2005).Requisitos gerais de competências para laboratórios de ensaio e calibração, Instituto Português da Qualidade, Lisboa. Pedreschi, R., Hertog, M., Lilley, K. S. & Nicolaï, B. (2010). Proteomics for the Food Industry: Opportunities and Challenges. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 50: 680-692. Prichard, E.& Barwick, V., (2007).Quality Assurance in Analytical Chemistry, John Wiley and Sons, U.K.