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Família, Diversidade Cultural e Contextos para a Infância e Juventude

Código: TAC01    Sigla: FDCCCI
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 14 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 4
Aviso n.º 14258/2015 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

São objetivos desta unidade curricular a aquisição de conhecimentos que ajudem os futuros técnicos superiores profissionais de
acompanhamento de crianças e jovens a melhor enquadrar a sua prática profissional, por via da análise das dinâmicas sociais e
culturais mais amplas que afetam os potenciais contextos de exercício profissional. Assim, nesta unidade curricular pretende-se
que os estudantes sejam capazes de:
¿ Conhecer as ferramentas teóricas e conceptuais básicas na área da sociologia da família, infância e juventude;
¿ Compreender as principais dinâmicas de transformação da sociedade portuguesa no que diz respeito à família; infância e
juventude;
¿ Identificar sumariamente os desafios, dificuldades e oportunidades enfrentados pelos contextos educativos e formativos de
crianças e jovens;
¿ Explorar as várias dimensões da diversidade (nomeadamente social, cultural, étnica e sexual) enfrentadas pelos contextos
educativos e formativos de crianças e jovens a partir de diversas abordagens teóricas e empíricas produzidas pelas ciências
sociais.

Conteúdos programáticos

1. Perspetivas e conceitos: a família, a juventude e a infância enquanto objetos de investigação e conhecimento
2. A família
2.1 Factos e dinâmicas no Portugal Contemporâneo
2.2 Parentalidade(s): estilos educativos e vida familiar
2.3 Família e Escola: aliança ou oposição?
3. Infância(s)
3.1 Números e factos sobre a condição infantil em Portugal
3.2 Crianças em risco: os perigos da infância e os maus tratos infantis
3.3 Os trabalhos e os espaços das crianças
3. Juventude(s)
3.1 Números e factos sobre a condição juvenil em Portugal
3.2 Adolescência e a construção de si: crescer e amadurecer
3.3 Culturas de pares: tribos, ondas e cenas juvenis

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos fixados, nomeadamente na identificação e na compreensão das temáticas a abordar e no conhecimento de referentes teórico-concetuais relevantes; o primeiro bloco temático situa concetualmente, sendo os três blocos seguintes dedicados ao estudo das transformações e dinâmicas em cada uma das áreas da sociologia da família, da infância e da juventude dando a conhecer dados e factos numa lógica evolutiva e permitindo identificar os principais desafios, dificuldades e oportunidades que se colocam aos contextos educativos e familiares na sociedade portuguesa contemporânea marcada por clivagens e diversidades sociais e culturais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

São privilegiadas as metodologias participativas, incentivando ativamente o trabalho autónomo, colaborativo e de implicação de cada discente na construção do próprio conhecimento.
Assim, as sessões serão organizadas na base de exposições pela docente e apresentações pelos alunos, seguidas de debate; serão desenvolvidos trabalhos individuais e em pequeno grupo (máximo 4 elementos) de análise e discussão de documentos/textos, realização de consultas, autónomas e orientadas pela docente, de fontes de informação teórica e de casos práticos (50%). Será, ainda, realizada uma prova individual de conhecimentos (50%) Minimo 8 valores (frequencia escrita, individual, presencial - teste para se efectuar ponderação na avaliação com trabalhos de grupo realizados durante o semestre). Exame 100%.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas teórico-práticas privilegiam a reflexão crítica das temáticas e visam dotar o estudante da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar conhecimentos significativos, de acordo com os diferentes objetivos de aprendizagem que pressupõem consolidação de conhecimentos, contacto com perspetivas teóricas e aplicação prática da capacidade de problematização e análise; razão pela qual as sessões letivas contemplam períodos de exposição teórica e períodos de análise e discussão apoiando-se na leitura de textos selecionados da bibliografia de trabalho. Articula-se o enquadramento do tema por parte do docente, com a dinamização de exercícios teórico-práticos, e com a orientação e acompanhamento do trabalho autónomo dos estudantes ¿ nomeadamente implicando os alunos na construção do seu próprio conhecimento e, simultaneamente, treinando competências de pesquisa e análise bibliográfica e de outros recursos (áudio, vídeo, websites).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, Ana N. (2005). "O que as famílias fazem à escola... pistas para um debate". Análise. Social. 176, pp. 579-593
Almeida, Ana N. (2009), Para uma Sociologia da Infância. Lisboa: ICS
Almeida, Ana N. (2011) ¿Os Mundos da Infância: olhares, espaços e personagens¿ in Ana Nunes de Almeida (coord.) História da
Vida Privada em Portugal, Lisboa: Círculo dos Leitores, pp. 142-173
Casa-Nova, Maria José (2006), ¿A relação dos ciganos com a escola pública: contributos para a compreensão sociológica de um
problema complexo e multidimensional¿ Interacções, 2, pp. 155-182
Ferreira, Vítor S., ed.( 2006). A condição juvenil portuguesa na viragem do milénio. Lisboa: OPJ
Ferreira, Vítor S., (2009). Ondas, cenas e microculturas juvenis. Plural ¿ Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da
USP(5)
Pais, José Machado (1996), Culturas Juvenis, Lisboa, Imprensa Nacional
Pais, José Machado (2001). Ganchos, tachos e biscates. Lisboa: Ambar.
Pais, José Machado (2008), ¿«Escolas do Diabo»: questionando a violência¿ in Cabral, M. V. et al, Itinerários. A investigação nos
25 anos do ICS. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
Pappámikail, Lia (2013), Adolescência e Autonomia. Negociações Familiares e Construção de si., Lisboa, ICS
Vieira, Maria Manuel (2005). O Lugar do Trabalho Escolar - Entre o Trabalho e o Lazer? Análise Social Vol. XL, 176, 519-545
Vieira, Maria Manuel (2011), ¿Entre a casa e a escola: a lenta afirmação da escolaridade em Portugal¿ in Ana Nunes de Almeida (coord.) História da Vida Privada em Portugal, Lisboa, Círculo dos Leitores, pp. 174-207
Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia e Nunes, Catia (2012). Escolhas Escolares e Modalidades de Sucesso no Ensino Secundário. Percursos e temporalidades . Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 70, pp. 45-69

Bibliografia Complementar

RCAAP
B - ON