• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC02
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Oficina das Atividades Físicas e Desportivas

Código: TAC02    Sigla: OAFD
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 14 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 4
Aviso n.º 14258/2015 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
Antonio Manuel Caldas Mesquita Guimaraes   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Antonio Manuel Caldas Mesquita Guimaraes Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a evolução das diversas formas lúdicas.
¿ Compreender a especificidade e importância da expressão motora na promoção da saúde e no desenvolvimento global da
criança.
¿ Contribuir para o desenvolvimento das atividades físicas e desportivas, através da planificação, organização, gestão e avaliação do
ambiente educativo.
¿ Selecionar e utilizar os recursos pedagógicos mais adequados para cada atividade física e desportiva.
¿ Compreender o valor pedagógico dos métodos e das técnicas utilizadas nas atividades físicas e desportivas, no respeito pelas
necessidades específicas de formação das crianças e dos jovens.
¿ Conceber projetos curriculares, no âmbito das atividades físicas e desportivas.

Conteúdos programáticos

O Jogo na cultura portuguesa.
¿ Teorias do jogo
¿ Expressão, Linguagem e Comunicação Motora.
¿ Construção integrada do saber.
¿ Especificidade, Globalização, Transversalidade e Complementaridade dos processos expressivos.
¿ Planificação Curricular

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As atividades realizam-se predominantemente nas instalações gimnodesportivas para estudo prático do Jogo. Cada aluno fará uma investigação sobre jogos planeando uma intervenção em ginásio. Cada intervenção será sujeita a reflexão para salientar as características dos jogos e dos aspetos didáticos implícitos na condução de sessões de atividade física.Ú avaliação incidirá sobre um trabalho de pesquisa sobre jogos que cada aluno realizará, onde deverá evidenciar os conhecimentos adquiridos nas sessões práticas.Ú assiduidade será tomada em conta para ponderar a classificação final.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CALLOIS, R. (1958). Les jeux et les hommes. Col. Idées. Ed. Gallimard. Paris.
CHATEAU, JEAN (1987). O Jogo e a Criança. Trad. Guido de Almeida. Ed. Summulus. S. Paulo.
DAVIS, G. & SCOUT J. (1992). Estratégias para la creatividad. Paidós Educador, Barcelona.
HENRIOT, J. (1969). Le Jeu. Col, SUP. Ed. PUF. Paris.
HUIZINGA, J. (1951). Homo Ludens. Ed. Gallimard. Paris.
LAPIERRE, A. & AUCOUTURIER, B. (1974). Les contrastes et la découverte des notions fondamentales (2 nd Ed). Education Vécue.
Doin, Paris.
VAYER, P. (1976). O diálogo corporal. Colecção Educação e Reabilitação. Socicultur.
VEIGA DE OLIVEIRA, E. (1984). Festividades cíclicas em Portugal. Pub. D. Quixote. Lisboa.

Bibliografia Complementar

CALLOIS, R. (1958). Les jeux et les hommes. Col. Idées. Ed. Gallimard. Paris.
CHATEAU, JEAN (1987). O Jogo e a Criança. Trad. Guido de Almeida. Ed. Summulus. S. Paulo.
DAVIS, G. & SCOUT J. (1992). Estratégias para la creatividad. Paidós Educador, Barcelona.
HENRIOT, J. (1969). Le Jeu. Col, SUP. Ed. PUF. Paris.
HUIZINGA, J. (1951). Homo Ludens. Ed. Gallimard. Paris.
LAPIERRE, A. & AUCOUTURIER, B. (1974). Les contrastes et la découverte des notions fondamentales (2 nd Ed). Education Vécue.
Doin, Paris.
VAYER, P. (1976). O diálogo corporal. Colecção Educação e Reabilitação. Socicultur.
VEIGA DE OLIVEIRA, E. (1984). Festividades cíclicas em Portugal. Pub. D. Quixote. Lisboa.