Código: | TAC02 | Sigla: | OAFD | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TACJ | 14 | Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) | 1º | 4 | ||
Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
Compreender a evolução das diversas formas lúdicas.
¿ Compreender a especificidade e importância da expressão motora na promoção da saúde e no desenvolvimento global da
criança.
¿ Contribuir para o desenvolvimento das atividades físicas e desportivas, através da planificação, organização, gestão e avaliação do
ambiente educativo.
¿ Selecionar e utilizar os recursos pedagógicos mais adequados para cada atividade física e desportiva.
¿ Compreender o valor pedagógico dos métodos e das técnicas utilizadas nas atividades físicas e desportivas, no respeito pelas
necessidades específicas de formação das crianças e dos jovens.
¿ Conceber projetos curriculares, no âmbito das atividades físicas e desportivas.
O Jogo na cultura portuguesa.
¿ Teorias do jogo
¿ Expressão, Linguagem e Comunicação Motora.
¿ Construção integrada do saber.
¿ Especificidade, Globalização, Transversalidade e Complementaridade dos processos expressivos.
¿ Planificação Curricular
As atividades realizam-se predominantemente nas instalações gimnodesportivas para estudo prático do Jogo. Cada aluno fará uma investigação sobre jogos planeando uma intervenção em ginásio. Cada intervenção será sujeita a reflexão para salientar as características dos jogos e dos aspetos didáticos implícitos na condução de sessões de atividade física.Ú avaliação incidirá sobre um trabalho de pesquisa sobre jogos que cada aluno realizará, onde deverá evidenciar os conhecimentos adquiridos nas sessões práticas.Ú assiduidade será tomada em conta para ponderar a classificação final.
CALLOIS, R. (1958). Les jeux et les hommes. Col. Idées. Ed. Gallimard. Paris.
CHATEAU, JEAN (1987). O Jogo e a Criança. Trad. Guido de Almeida. Ed. Summulus. S. Paulo.
DAVIS, G. & SCOUT J. (1992). Estratégias para la creatividad. Paidós Educador, Barcelona.
HENRIOT, J. (1969). Le Jeu. Col, SUP. Ed. PUF. Paris.
HUIZINGA, J. (1951). Homo Ludens. Ed. Gallimard. Paris.
LAPIERRE, A. & AUCOUTURIER, B. (1974). Les contrastes et la découverte des notions fondamentales (2 nd Ed). Education Vécue.
Doin, Paris.
VAYER, P. (1976). O diálogo corporal. Colecção Educação e Reabilitação. Socicultur.
VEIGA DE OLIVEIRA, E. (1984). Festividades cíclicas em Portugal. Pub. D. Quixote. Lisboa.
CALLOIS, R. (1958). Les jeux et les hommes. Col. Idées. Ed. Gallimard. Paris.
CHATEAU, JEAN (1987). O Jogo e a Criança. Trad. Guido de Almeida. Ed. Summulus. S. Paulo.
DAVIS, G. & SCOUT J. (1992). Estratégias para la creatividad. Paidós Educador, Barcelona.
HENRIOT, J. (1969). Le Jeu. Col, SUP. Ed. PUF. Paris.
HUIZINGA, J. (1951). Homo Ludens. Ed. Gallimard. Paris.
LAPIERRE, A. & AUCOUTURIER, B. (1974). Les contrastes et la découverte des notions fondamentales (2 nd Ed). Education Vécue.
Doin, Paris.
VAYER, P. (1976). O diálogo corporal. Colecção Educação e Reabilitação. Socicultur.
VEIGA DE OLIVEIRA, E. (1984). Festividades cíclicas em Portugal. Pub. D. Quixote. Lisboa.