• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC03
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Comunicar em Língua Portuguesa

Código: TAC03    Sigla: CLP
Área Científica: Língua e Literatura Materna

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 14 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 3 36 75
Aviso n.º 14258/2015 3

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,10

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,10
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares   2,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar, interpretar e sintetizar informação lida/ouvida;
2. Analisar discursos do quotidiano;
3. Consolidar e desenvolver conhecimentos específicos de uma das áreas disciplinares que constituem o núcleo de uma Educação Básica (Português), permitindo identificar necessidades de aquisição e/ou consolidação de conhecimentos fundamentais para a compreensão e uso da língua;
4. Expressar-se oralmente e por escrito de forma correta e adequada;
5. Comunicar ideias, problemas e soluções para públicos diversificados, evidenciando um conhecimento ajustado das variáveis implicadas nos usos da língua;
6. Argumentar e sustentar fundamentadamente uma ideia ou projeto, evidenciando um conhecimento ajustado da dimensão argumentativa da linguagem;
7. Recorrer criticamente a diversas fontes de informação.

Conteúdos programáticos

1. Comunicação
a) Não verbal
b)Verbal
2. Comunicação e Media
3. Da oralidade à escrita
a) Semelhanças e diferenças entre a oralidade e a escrita
b) Implicações do uso das tecnologias
4. Discurso: conceitos relativos a textos dos discursos orais e escritos, com enfoque no uso gramatical
a) Discurso
b) Géneros discursivos
c) Tipologias textuais
d) Gramática
5. Acordo Ortográfico

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia utilizada para esta unidade curricular compreende: Sistematização de informação teórica pela docente; sistematização de informação teórica e prática pelos alunos; leitura e análise de textos escritos e audição de textos orais de diversos tipos discursivos; trabalho de pesquisa e respetiva apresentação oral e escrita pelos alunos.
A avaliação tem em conta: a realização de uma prova escrita ¿ 50% (mínimo de 7,5 valores) e a apresentação de trabalhos orais: grupo ¿ 7,5% - e individual ¿ 17,5% -, com respetiva defesa dos mesmos ¿ 7,5% e 17,5%.
A realização de exame final é sob a forma escrita e vale 100%.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Adam, J.M. (1992). Les textes: Types et Prototypes. Paris: Nathan.
Barbeiro, L., & Ferrão Tavares, C. (2008). TIC: implicações e potencialidades para a leitura e a escrita. Intercompreensão, 14, 129-157. Chamusca: Edições Cosmos. Escola Superior de Educação de Santarém.
Cunha, C., & Cintra, L. (1991). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.
Dias, E., et alii. (2011). Gêneros Textuais e (ou) Gêneros Discursivos: Uma Questão de Nomenclatura?¿. M. Teixeira & V. Casseb-Galvão (orgs.), Revista Interacções, 19, 142-155. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística ¿ PNEP - Lisboa: DGIDC.
Estrela, E. (s.d). A Questão Ortográfica: Reforma e Acordos da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Notícias.
Estrela, E. (s.d.). Dúvidas do Falar Português (4 vols.). Lisboa: Editorial Notícias.
Figueiredo, O., & Figueiredo, E. B. (2005). Prontuário Actual da Língua Portuguesa. Lisboa: Edições ASA.
Quintino-Aires, J. M. (2010). Neurogénese da linguagem: uma contribuição marxista à filosofia da Psicologia. S. Paulo: IPAF editora.
Santos, L., & Simões, D. (org.) (2008). Ensino do Português e Novas Tecnologias. Coletânea de textos apresentados no I SIMELP ¿ Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Universidade de São Paulo - USP.