Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Analisar, interpretar e sintetizar informação lida/ouvida; 2. Analisar discursos do quotidiano; 3. Consolidar e desenvolver conhecimentos específicos de uma das áreas disciplinares que constituem o núcleo de uma Educação Básica (Português), permitindo identificar necessidades de aquisição e/ou consolidação de conhecimentos fundamentais para a compreensão e uso da língua; 4. Expressar-se oralmente e por escrito de forma correta e adequada; 5. Comunicar ideias, problemas e soluções para públicos diversificados, evidenciando um conhecimento ajustado das variáveis implicadas nos usos da língua; 6. Argumentar e sustentar fundamentadamente uma ideia ou projeto, evidenciando um conhecimento ajustado da dimensão argumentativa da linguagem; 7. Recorrer criticamente a diversas fontes de informação.
Conteúdos programáticos
1. Comunicação a) Não verbal b)Verbal 2. Comunicação e Media 3. Da oralidade à escrita a) Semelhanças e diferenças entre a oralidade e a escrita b) Implicações do uso das tecnologias 4. Discurso: conceitos relativos a textos dos discursos orais e escritos, com enfoque no uso gramatical a) Discurso b) Géneros discursivos c) Tipologias textuais d) Gramática 5. Acordo Ortográfico
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia utilizada para esta unidade curricular compreende: Sistematização de informação teórica pela docente; sistematização de informação teórica e prática pelos alunos; leitura e análise de textos escritos e audição de textos orais de diversos tipos discursivos; trabalho de pesquisa e respetiva apresentação oral e escrita pelos alunos. A avaliação tem em conta: a realização de uma prova escrita ¿ 50% (mínimo de 7,5 valores) e a apresentação de trabalhos orais: grupo ¿ 7,5% - e individual ¿ 17,5% -, com respetiva defesa dos mesmos ¿ 7,5% e 17,5%. A realização de exame final é sob a forma escrita e vale 100%.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Adam, J.M. (1992). Les textes: Types et Prototypes. Paris: Nathan. Barbeiro, L., & Ferrão Tavares, C. (2008). TIC: implicações e potencialidades para a leitura e a escrita. Intercompreensão, 14, 129-157. Chamusca: Edições Cosmos. Escola Superior de Educação de Santarém. Cunha, C., & Cintra, L. (1991). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa. Dias, E., et alii. (2011). Gêneros Textuais e (ou) Gêneros Discursivos: Uma Questão de Nomenclatura?¿. M. Teixeira & V. Casseb-Galvão (orgs.), Revista Interacções, 19, 142-155. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém. Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística ¿ PNEP - Lisboa: DGIDC. Estrela, E. (s.d). A Questão Ortográfica: Reforma e Acordos da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Notícias. Estrela, E. (s.d.). Dúvidas do Falar Português (4 vols.). Lisboa: Editorial Notícias. Figueiredo, O., & Figueiredo, E. B. (2005). Prontuário Actual da Língua Portuguesa. Lisboa: Edições ASA. Quintino-Aires, J. M. (2010). Neurogénese da linguagem: uma contribuição marxista à filosofia da Psicologia. S. Paulo: IPAF editora. Santos, L., & Simões, D. (org.) (2008). Ensino do Português e Novas Tecnologias. Coletânea de textos apresentados no I SIMELP ¿ Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Universidade de São Paulo - USP.