Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Valorizar o desenvolvimento da capacidade criativa como condição indispensável para a promoção do crescimento e realização do indivíduo. Desenvolver técnicas e metodologias que estimulem a criatividade. Desenvolver criativamente os recursos do corpo e da voz. Utilizar a linguagem dramática como meio de expressão e comunicação. Conhecer os componentes da linguagem teatral. Planificar, implementar e avaliar atividades de expressão dramática; Selecionar e utilizar criativamente os recursos pedagógicos (espaço, luz, objetos, sons e meios tecnológicos) mais adequados para realizar atividades de expressão dramática. Desenvolver trabalhos coletivos de criação teatral.
Conteúdos programáticos
A expressividade do corpo. Postura. Relaxamento. Gesto, imitação e mímica. Ação, relação e interação. Movimento estruturado. A expressividade da voz. Dicção e Prosódia. Componentes da linguagem dramática. Máscaras e fantoches. Experimentação e criação artística dramática.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Azevedo, S. A. (2002). O papel do corpo no corpo do actor. São Paulo, Editora Perspectiva. Boal, A. (2004). Jeux pour acteurs et non acteurs. Paris, Éditions La Découverte. São Paulo, Editora Perspetiva. Fo, D. (1999). Manual mínimo do teatro. São Paulo, Editora CENAC. Japiassu, R. (2001). Metodologia do ensino do teatro. São Paulo, Papirus Editora. Mégrier, D. (2005). Jogos de Expressão Dramática na Pré-Escola. Lisboa, Papa-Letras, Lda. Ryackers, P. (2002). Jogos dramáticos - aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz-de-conta. Porto, edições ASA. Sá, M. de (1997). Segredos da voz. Mem Martins, Sebenta Editora. Solmer, A. (2003). Manual de teatro. Lisboa, Cadernos Contracena e Temas e Debates.