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Comunicação e Dinâmicas de Grupo

Código: TAC06    Sigla: CDG
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 14 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 5
Aviso n.º 14258/2015 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Dinâmica de Grupo constitui um campo de pesquisa voltado para o estudo da natureza e dinâmica do pequeno grupo. As técnicas de dinâmica de grupo permitem que o sujeito aprofunde o conhecimento de si descobrindo-se e aos que o rodeiam, permitindo analisar os seus processos de relação com o outro tendo em conta o seu lugar no grupo e na sociedade. São também muito importantes as competências comunicacionais e o modo como este se relaciona com o mundo externo comunicando para, e com ele, bem como construindo o seu eu através de diferentes processos comunicacionais entre si e o outro. Neste módulo, em articulação com Perspetivas Sociológicas das Organizações, Formação Pessoal e Social e Comunicar em Língua Portuguesa, pretende-se dar a conhecer aos estudantes dinâmicas internas de relação com o outro através do colocar-se em ação em diferentes contextos grupais bem como elucidar para processos comunicacionais e relacionais.
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Entender os processos grupais e algumas das suas dinâmicas internas;
- Situar a vivência pessoal na relatividade cultural e social;
- Entender a dinâmica de grupo diferenciando o grupo como um todo e o sujeito como membro de um grupo;
- Potenciar o crescimento pessoal e o autoconhecimento.
- Desenvolver competências de comunicação e relacionamento interpessoal com vista ao trabalho em equipa e a uma intervenção criativa, inovadora e mobilizadora na comunidade.
- Contribuir para a compreensão e gestão de situações grupais e construção de contextos favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo.
- Experienciar situações grupais colocando-se em ação e refletindo sobre posicionamentos pessoais perante si próprio, os outros e os grupos.

Conteúdos programáticos

Para que se atinjam os objetivos propostos serão abordados os seguintes temas:
Bases Psicológicas da Participação Social e Cultural
Conceitos de Grupo e de Dinâmica de Grupo;
Modelos de desenvolvimento cultural (modelo do icebergue, modelo de Bennet).
Os Grupos e os fenómenos Grupais
O Eu e o Outro;
Grupo como um todo e individuo no grupo;
Tipos de liderança;
Coesão grupal e estratégias para a sua promoção.
A Importância da Comunicação para a vivência grupal
Componentes da comunicação (emissor, recetor, canal e mensagem); Estilos de comunicação;
Conteúdos afetivo e cognitivo da comunicação;
Empatia e capacidade de escuta. A escuta ativa;
Estratégias facilitadoras da comunicação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Diário de Bordo/Memória grupal- Ponderação: 50%. ¿Construído em grupo (s) ao longo da formação, do qual deverão constar: abordagem reflexiva dos conteúdos, das vivências e do sentir individual e no interior do grupo e sua articulação com as pesquisas teóricas, assim como transferências e aplicações possíveis para a praxis profissional.

¿¿Presença e participação nas aulas- Ponderação: 30% ¿Por participação entende-se assiduidade, pontualidade, atenção às tarefas propostas, cumprimento de regras sociais que facilitam o trabalho em grupo, ou seja, respeito pelo quadro de trabalho previamente acordado e pelos colegas, participação nos exercícios e jogos, leitura regular dos textos, preparação de temas e o contributo nas discussões e reflexões no grupo/classe. ¿¿


Auto e hetero-avaliação do desempenho. Ponderação: 20% ¿Procura-se promover a auto-observação e avaliação do trabalho realizado, assim como a escuta e partilha intragrupal. ¿¿Nota - Lembra-se que, conforme deliberação do Conselho Científico, a presença nas aulas a esta disciplina é obrigatória, não esxistindo a modalidade de avaliação por exame.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Antunes, C. (1999). Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petropolis: Editora Vozes.
Anzieu, A., Béjarano, A., Kaes, R., Missenard, A. Pontalis (1978). O trabalho psicanalítico nos grupos. Lisboa: Moraes.
Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica de pequenos grupos: ideias para professores e animadores. Porto: Afrontamento Bion, W. (1980). Experiencias en grupos. Barcelona: Paidos.
Blanchet, A, Tognon, A. (1996) La psicologia de los grupos. Madrid: Ed. Biblioteca Nueva.
Bothwelli, L. (1997). A arte da liderança. Lisboa: Presença.
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Brandes, D., Philips, H. (1977). Manual de jogos educativos : jogos para professores e animadores de grupos. Lisboa: Moraes.
Ceballos, P., Larrazabel, M (1988) Formación de animadores e dinámicas. Madrid: Editorial Popular. Cortesão, E. L., (s/d). Grupanálise, Teoria e técnica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Cornick, M., Savoia, M. (1989). Psicologia social. S. Paulo: McGraw Hill.
Dupont, P. (1985). A dinâmica do grupo turma. Coimbra: Coimbra Editores
Fachada, O. (1998). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo
Ferreira, J., Caetano, J. (1996). A psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw Hill. Foulkes, S. H., (1964). Grupo-análise terapêutica. Lisboa: Europa-América.
Fritzen, S. (1981). Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Petrópolis: Editora Vozes
Gillert, A. (ano). Conceitos de Aprendizagem Intercultural. In Conselho da europa e comissão europeia. Mochila Pedagógica/ T-Kit
no4 sobre aprendizagem intercultural (pp.17-34). Estrasburgo: Edições Conselho da Europa.
Jesuino, J. C. (1996). Processos de liderança. Lisboa: Horizonte
Leyens, J-P. (1988). Psicologia social. Lisboa: Edições 70.
Luft, J. (1976). Introdução à dinâmica de grupos. Lisboa: Moraes.
Kishimoto, T. (Org.) (1996). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. S. Paulo: Cortez Editora. Kishimoto, T. (2002) O jogo e a educação infantil. S.Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Maccio, C. (1973). Animação de grupos. Lisboa: Moraes.
Maisonneuve, J. (1967). A dinâmica dos grupos. Lisboa: livros do Brasil.
Minicucci, A. (1993). Dinâmica de grupo ¿ teorias e sistemas. S. Paulo: Editora Atlas.
Monteiro, M., Queirós, I. (1994). Psicossociologia. Porto: Porto Editora
Moreira, P. (2001). Crescer a brincar. Bloco de actividades para a promoção do ajustamento psicológico. Coimbra: Quarteto Editora Mucchielli, R. (1979). A dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.
Quintana, J. (Org.) (1986). Fundamentos de animacion sociocultural. Madrid: Narcea.
Serruys, J. W. (2000). Iniciação à dinâmica de grupos. Porto.
Tajfel, H. (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Horizonte.
Vala, J., Monteiro (1993). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian