Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A Dinâmica de Grupo constitui um campo de pesquisa voltado para o estudo da natureza e dinâmica do pequeno grupo. As técnicas de dinâmica de grupo permitem que o sujeito aprofunde o conhecimento de si descobrindo-se e aos que o rodeiam, permitindo analisar os seus processos de relação com o outro tendo em conta o seu lugar no grupo e na sociedade. São também muito importantes as competências comunicacionais e o modo como este se relaciona com o mundo externo comunicando para, e com ele, bem como construindo o seu eu através de diferentes processos comunicacionais entre si e o outro. Neste módulo, em articulação com Perspetivas Sociológicas das Organizações, Formação Pessoal e Social e Comunicar em Língua Portuguesa, pretende-se dar a conhecer aos estudantes dinâmicas internas de relação com o outro através do colocar-se em ação em diferentes contextos grupais bem como elucidar para processos comunicacionais e relacionais. No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de: - Entender os processos grupais e algumas das suas dinâmicas internas; - Situar a vivência pessoal na relatividade cultural e social; - Entender a dinâmica de grupo diferenciando o grupo como um todo e o sujeito como membro de um grupo; - Potenciar o crescimento pessoal e o autoconhecimento. - Desenvolver competências de comunicação e relacionamento interpessoal com vista ao trabalho em equipa e a uma intervenção criativa, inovadora e mobilizadora na comunidade. - Contribuir para a compreensão e gestão de situações grupais e construção de contextos favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo. - Experienciar situações grupais colocando-se em ação e refletindo sobre posicionamentos pessoais perante si próprio, os outros e os grupos.
Conteúdos programáticos
Para que se atinjam os objetivos propostos serão abordados os seguintes temas: Bases Psicológicas da Participação Social e Cultural Conceitos de Grupo e de Dinâmica de Grupo; Modelos de desenvolvimento cultural (modelo do icebergue, modelo de Bennet). Os Grupos e os fenómenos Grupais O Eu e o Outro; Grupo como um todo e individuo no grupo; Tipos de liderança; Coesão grupal e estratégias para a sua promoção. A Importância da Comunicação para a vivência grupal Componentes da comunicação (emissor, recetor, canal e mensagem); Estilos de comunicação; Conteúdos afetivo e cognitivo da comunicação; Empatia e capacidade de escuta. A escuta ativa; Estratégias facilitadoras da comunicação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Diário de Bordo/Memória grupal- Ponderação: 50%. ¿Construído em grupo (s) ao longo da formação, do qual deverão constar: abordagem reflexiva dos conteúdos, das vivências e do sentir individual e no interior do grupo e sua articulação com as pesquisas teóricas, assim como transferências e aplicações possíveis para a praxis profissional.
¿¿Presença e participação nas aulas- Ponderação: 30% ¿Por participação entende-se assiduidade, pontualidade, atenção às tarefas propostas, cumprimento de regras sociais que facilitam o trabalho em grupo, ou seja, respeito pelo quadro de trabalho previamente acordado e pelos colegas, participação nos exercícios e jogos, leitura regular dos textos, preparação de temas e o contributo nas discussões e reflexões no grupo/classe. ¿¿
Auto e hetero-avaliação do desempenho. Ponderação: 20% ¿Procura-se promover a auto-observação e avaliação do trabalho realizado, assim como a escuta e partilha intragrupal. ¿¿Nota - Lembra-se que, conforme deliberação do Conselho Científico, a presença nas aulas a esta disciplina é obrigatória, não esxistindo a modalidade de avaliação por exame.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Antunes, C. (1999). Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petropolis: Editora Vozes. Anzieu, A., Béjarano, A., Kaes, R., Missenard, A. Pontalis (1978). O trabalho psicanalítico nos grupos. Lisboa: Moraes. Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica de pequenos grupos: ideias para professores e animadores. Porto: Afrontamento Bion, W. (1980). Experiencias en grupos. Barcelona: Paidos. Blanchet, A, Tognon, A. (1996) La psicologia de los grupos. Madrid: Ed. Biblioteca Nueva. Bothwelli, L. (1997). A arte da liderança. Lisboa: Presença. ¿ ¿ Brandes, D., Philips, H. (1977). Manual de jogos educativos : jogos para professores e animadores de grupos. Lisboa: Moraes. Ceballos, P., Larrazabel, M (1988) Formación de animadores e dinámicas. Madrid: Editorial Popular. Cortesão, E. L., (s/d). Grupanálise, Teoria e técnica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Cornick, M., Savoia, M. (1989). Psicologia social. S. Paulo: McGraw Hill. Dupont, P. (1985). A dinâmica do grupo turma. Coimbra: Coimbra Editores Fachada, O. (1998). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo Ferreira, J., Caetano, J. (1996). A psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw Hill. Foulkes, S. H., (1964). Grupo-análise terapêutica. Lisboa: Europa-América. Fritzen, S. (1981). Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Petrópolis: Editora Vozes Gillert, A. (ano). Conceitos de Aprendizagem Intercultural. In Conselho da europa e comissão europeia. Mochila Pedagógica/ T-Kit no4 sobre aprendizagem intercultural (pp.17-34). Estrasburgo: Edições Conselho da Europa. Jesuino, J. C. (1996). Processos de liderança. Lisboa: Horizonte Leyens, J-P. (1988). Psicologia social. Lisboa: Edições 70. Luft, J. (1976). Introdução à dinâmica de grupos. Lisboa: Moraes. Kishimoto, T. (Org.) (1996). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. S. Paulo: Cortez Editora. Kishimoto, T. (2002) O jogo e a educação infantil. S.Paulo: Pioneira Thomson Learning. Maccio, C. (1973). Animação de grupos. Lisboa: Moraes. Maisonneuve, J. (1967). A dinâmica dos grupos. Lisboa: livros do Brasil. Minicucci, A. (1993). Dinâmica de grupo ¿ teorias e sistemas. S. Paulo: Editora Atlas. Monteiro, M., Queirós, I. (1994). Psicossociologia. Porto: Porto Editora Moreira, P. (2001). Crescer a brincar. Bloco de actividades para a promoção do ajustamento psicológico. Coimbra: Quarteto Editora Mucchielli, R. (1979). A dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora. Quintana, J. (Org.) (1986). Fundamentos de animacion sociocultural. Madrid: Narcea. Serruys, J. W. (2000). Iniciação à dinâmica de grupos. Porto. Tajfel, H. (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Horizonte. Vala, J., Monteiro (1993). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian