Código: | TAC08 | Sigla: | RPD | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TACJ | 14 | Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) | 1º | 4 | ||
Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
1. Promover o desenvolvimento da literacia científica e a sensibilização para problemáticas ambientais em crianças e jovens.
2. Aplicar diferentes formas de divulgação científica em função do contexto de intervenção.
3. Planificar, implementar e avaliar atividades e projetos de animação de crianças e jovens no âmbito da divulgação científica e educação ambiental.
4. Orientar, apoiar e supervisionar uma ou mais crianças e jovens durante a dinamização de atividades de divulgação científica e educação ambiental.
5. Selecionar, utilizar e adaptar recursos pedagógicos sobre temáticas científicas e/ou ambientais de acordo com os interesses e necessidades do público-alvo.
6. Conhecer formas de disseminação do trabalho desenvolvido pelas comunidades escolares, no âmbito das atividades de educação ambiental e divulgação científica.
1. Recursos digitais no ensino e na aprendizagem
- interdisciplinaridade, interação, usabilidade, interoperabilidade;
- enquadramento das TIC nos currículos e disciplinas nas escolas portuguesas.
2. Problemáticas educacionais e projetos de intervenção
- recursos digitais mais valias e constrangimentos;
- projetos TIC a partir do projeto educativo.
3. Produção de recursos educativos
- planeamento (levantamento das condições de trabalho, pesquisa, seleção, organização)
- produção (escolha e adequação das ferramentas ao público alvo, às condições de trabalho, aos objetivos)
4. Comunicação em contexto educativo
- a importância da comunicação em contexto (oral, escrita e não verbal)
- ferramentas de comunicação (síncrona e assíncrona) ¿ estudo dos conceitos e ferramentas
5. Práticas de trabalho colaborativo
- enquadramento teórico e pedagógico (mais valias e constrangimentos para a aprendizagem)
- exploração de ferramentas
A apreensão dos conteúdos apresentados possibilitará que os estudantes demonstrem o que são capazes de fazer e o que sabem sobre comunicação web de modo a atingir os objetivos descritos.
A UC foi construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos e as ferramentas de que o profissional de educação pode dispor para apoiar a sua intervenção em contexto educativo, assim como, possibilitar o desenvolvimento de competências para uma educação para a cidadania digital. Deste modo, propomos sempre que se explorem conceitos e técnicas e se avaliem produtos ou ferramentas relevantes para o profissional de educação no contexto atual. Propomos ainda que se desenvolvam produtos digitais tendo em conta as especificidades dos conteúdos enunciados.
Pretende-se que esta unidade curricular (UC) seja um espaço de desenvolvimento de competências digitais que transporte os estudantes num processo de construção de saberes coletivos e individuais.
Tendo em conta a especificidade da UC privilegiar-se-á o trabalho prático no desenvolvimento de técnicas e recursos, assim como, a troca de experiências entre os estudantes.
A avaliação contínua da UC basear-se-á na realização de um trabalho de grupo que mostre a aplicação dos conceitos e técnicas aprendidos. A forma e especificidade do trabalho, será aferida com os estudantes. Deste modo, prevê-se atribuir 25 % à avaliação de frequência que contempla as tarefas e participação em aula e na disciplina moodle; 50% para o desenvolvimento e apresentação de um projeto de planificação e produção de recursos educativos digitais integráveis em contexto e 25% para um elemento de avaliação individual.
A metodologia de trabalho é essencialmente prática de modo a responder adequadamente aos objetivos e conteúdos da UC. Os estudantes devem fazer um percurso de aprender fazendo, aplicando os conhecimentos e competências desenvolvidos.
Campos, F. P. (2013). Os professores como autores e editores de recursos educativos digitais: uma investigação-ação na escola. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/8743
Castro, C. et al (2013). Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender? Opiniões de professores num estudo e-delphi. http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/13074/1/In_%20Atas_%20XII_%20GPortugu%C3%AAs_UM_CC_et_al.pdf
Correia, M. (2012).Integração dos recursos educativos digitais no 1º ciclo do ensino básico: uma realidade ou uma utopia?. Relatório de mestrado em supervisão. ESE São João de Deus. http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2398
Franco, C. (2013). A Utilização de Recursos Educativos Digitais na Sala de Aula: Um Componente Fundamental no Ensino? FCSH-Dissertação de Mestrado http://run.unl.pt/bitstream/10362/13761/1/Tese%20RED%20CatarinaFranco.pdf
Novo, C. (2008). As TIC em Portugal, uma estratégia inovadora, uma viragem no paradigma. Aprender e ensinar no Jardim de Infância e na Escola Edições COSMOS-ESES3
Ramos, J. (2011). Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática. http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/5051
Teixeira, M; Novo, C.; Neves, E. (2011) Abordagens relevantes para o ensino da escrita ¿ do papel ao digital. Revista Interacções. http://nonio.eses.pt/interaccoes/verartigo.asp?cod=2033