Código: | TAC09 | Sigla: | OJM | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TACJ | 14 | Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) | 1º | 4 | ||
Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Esta unidade curricular visa que o aluno seja capaz de:
O1 ¿ Compreender a presença e a significação do jogo na sociedade, bem como o seu valor pedagógico, em educação.
O2 ¿ Conhecer algumas teorias sobre o jogo, em especial as que o ligam com os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
O3 ¿ Incluir o jogo na planificação, implementação e avaliação de projetos ou atividades de caráter cultural, educativo, social, lúdico ou recreativo.
O4 ¿ Utilizar o jogo e a matemática como indutores da criação musical.
O5 ¿ Conhecer, compreender e saber utilizar diferentes recursos pedagógicos, lúdicos, concretos e manipuláveis, na aprendizagem de diversos conceitos matemáticos.
O6 ¿ Compreender que a tecnologia pode constituir um recurso valioso para a compreensão da matemática.
O7 ¿ Recorrer ao jogo como ponto de partida para implementar um projeto ou uma atividade de investigação matemática.
1 ¿ O jogo como veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual: as perspetivas de Freud, Piaget e Vygotsky.
2 ¿ Alguns conceitos inerentes à Teoria dos Jogos (jogo, tipos de jogos, estratégia...)
3 ¿ Ação e Representação. O desenvolvimento conceptual a partir da ação. Implicações pedagógicas.
4 ¿ As relações privilegiadas entre a matemática e a música.
5 ¿ O jogo e a matemática como facilitadores da criação musical.
6 ¿ Exploração e construção de tarefas como suporte a¿ aprendizagem matemática.
6.1 ¿ Jogos Matemáticos.
6.2 ¿ Resolução de Problemas.
6.3 ¿ Tarefas exploratórias, de investigação e projetos.
7 - Construção e utilização de materiais manipuláveis.
7.1 ¿ Construção de materiais não estruturados.
7.2 ¿ Utilização de materiais estruturados e não estruturados.
8 ¿ Utilização de programas computacionais e applets no ensino da Matemática.
O domínio de conceitos-base relacionados com a Teoria dos Jogos (2), a compreensão do papel dos jogos no desenvolvimento social, emocional e intelectual dos indivíduos (1, O2), nomeadamente, ao nível do pensamento lógico e abstrato, e a utilização dos jogos como promotores do cruzamento de diferentes áreas e saberes (4) afiguram-se fundamentais não só para a compreensão da significação do jogo na sociedade (O1), mas também para a sua valorização a nível educativo (O1, O2), levando à sua efetiva inclusão e utilização em projetos de natureza diversificada (O3), incluindo os que visam a promoção e o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de resolução de problemas.
De maneira a cumprir os objetivos propostos nesta unidade curricular, é também fundamental que os alunos trabalhem, através de diferentes materiais, diversos conceitos matemáticos. Assim, a exploração e construção de tarefas explorando diferentes conceitos matemáticos (6) e a construção e utilização de diferentes materiais para a realização dessas tarefas (7) leva os alunos a conhecer, compreender e saber utilizar diferentes recursos pedagógicos, lúdicos, concretos e manipuláveis (O5). Mais especificamente, a exploração de diferentes jogos matemáticos (6.1) e de tarefas de investigação e projetos (6.3) leva os alunos a compreender como se pode recorrer aos jogos matemáticos para realizar tarefas matemáticas (O7). O recurso a programas computacionais e a applets (8) promove a compreensão da tecnologia como recurso valioso para a compreensão matemática (O6).
Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos vivam situações que lhes permitam adquirir competências e atitudes no sentido de desenvolverem a cooperação, a autonomia, a criatividade e o sentido crítico. Assim, o trabalho na unidade curricular visa essencialmente: a) a discussão e reflexão em grupo sobre os conteúdos de natureza mais teórica; b) a realização de propostas, individuais ou em grupo, de resolução de problemas, de jogos matemáticos, de projetos e de tarefas de exploração, criação e de investigação; c) a construção de materiais, incluindo jogos matemáticos, e utilização de materiais manipuláveis e tecnológicos; d) a criação de composições sonoras/musicais (sobretudo, a partir da exploração das relações entre a matemática e a música).
A avaliação contínua abrange um teste individual escrito (25%) e dois trabalhos de grupo (25% + 50%).
Através da discussão e reflexão em conjunto, de propostas, individuais ou em grupo, de resolução de problemas, de jogos matemáticos, de projetos e de tarefas de exploração, criação e de investigação, fazendo uso de diferentes suportes, pretende-se dar a conhecer aos alunos um conjunto de conceitos e teorias elementares sobre o jogo e sobre o seu potencial social e educativo (O1, O2), bem como diferentes materiais manipulativos e tecnológicos, de modo a que compreendam e reflitam sobre o seu uso na aprendizagem de conceitos matemáticos (O5, O6). A construção de diversos materiais, incluindo jogos matemáticos, requer que os alunos discutam e reflitam sobre as suas vantagens e a sua utilização em sala de aula (O1, O7). Pretende-se ainda que, a partir de conceitos matemáticos e de materiais habitualmente associados a esses conceitos, criem pequenas composições sonoras/musicais (O4).
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