Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A integração da Sociologia nos currículos de formação na área da educação advém dos contributos dados para a compreensão dos fenómenos sociais e em particular os educativos, que cada vez assumem maior importância nas sociedades contemporâneas. Campo em permanente construção, a Sociologia da Educação reconhece hoje a complexidade do campo educativo e a variedade de contextos e de atores sociais que integra, nomeadamente reconhecíveis no âmbito do acompanhamento de crianças e jovens. Este módulo de formação procura desenvolver conhecimentos e competências que permitam aos formandos identificar e enquadrar de um ponto de vista sociológico problemas educativos de modo a permitir interagir com essa diversidade. Constituem por isso objetivos centrais deste módulo promover o conhecimento sociológico sobre o desenvolvimento dos processos educativos escolares e não escolares nas sociedades contemporâneas, permitindo a análise do lugar da escola face aos processos sociais e organizacionais que a condicionam, mas também a identificação e compreensão de novos contextos e fenómenos educativos. É por isso objetivo importante refletir sobre a dimensão educativa não formal dos processos de intervenção social, que possa enquadrar contextos e práticas profissionais de acompanhamento de crianças e jovens. Espera-se assim que os alunos sejam capazes de: a) Reconhecer a sociologia como ciência social e os principais pressupostos para o desenvolvimento de uma perspetiva sociológica para a compreensão dos principais problemas sociais da educação b) Compreender o ato educativo enquanto conjunto de práticas socialmente organizadas, em torno de fatores macro e micro sociais, de ordem nomeadamente familiar e escolar. c) Identificar a evolução e a importância dos sistemas educativos nas dinâmicas de desenvolvimento das sociedades atuais, enquadrando em particular no contexto de Portugal. d) Interrogar e enquadrar os principais dilemas que se vêm colocando à instituição escolar, a partir das principais perspetivas explicativas da sociologia da educação. e) Relevar a complexificação do campo educativo e o desenvolvimento da educação não formal; f) Reconhecer a relevância da dimensão educativa dos processos de transformação social, g) Interrogar a diversidade de âmbitos educativos no trabalho com crianças e jovens.
Conteúdos programáticos
1. Introdução à sociologia 1.1. Ciência e Senso comum. 1.2. A perspetiva sociológica, objeto e método em Sociologia. 1.3. A sociologia e a dimensão social da educação: autores e correntes teóricas fundamentais.
2. A sociologia da educação escolar 2.1. O desenvolvimento dos sistemas educativos e o processo de democratização. 2.2. A escola e as desigualdades sociais: principais abordagens teóricas.
3. Algumas questões críticas no desenvolvimento dos sistemas educativos 3.1. A relação escola-família. 3.2. Diversidade sociocultural. 3.3. Indisciplina e violência.
4. Novos desafios, atores e práticas educativas 4.1. Da educação escolar à educação/formação. 4.2. Educação formal, não formal e informal. 4.3. Intervenção sócio educativa: complexidade e diversidade de campos e agentes de intervenção socioeducativa.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A concretização dos objectivos desta unidade de formação faz-se através de aulas teórico-práticas privilegiando-se a reflexão crítica das temáticas que visam dotar o aluno da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar os conhecimentos significativos. Metodologicamente, as sessões compreenderão o enquadramento do tema por parte do docente e a discussão pelos alunos relacionada com o mesmo, através do desenvolvimento de exercícios teórico práticos, a partir de bibliografia seleccionada ou de outros recursos didácticos. A avaliação dos alunos em regime de avaliação por frequência contínua pressupõe a regularidade de presença nas sessões presenciais, bem como o cumprimento de tarefas estipuladas.
Elementos de avaliação e ponderação: 1. Prova escrita individual (45%) 2 Trabalho de grupo (35%) 3. Apresentação oral de trabalho de grupo (20%)
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Boudon, R. e outros (1990). Dicionário de Sociologia. Lisboa: Pub. Dom Quixote. Bourdieu, P. e Passeron, J. C. (s. d.). A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa: Vega Universidade. Capul, M., Lemay, M. (2005). Da Educação à Intervenção social ¿ 1º volume. Coleção Educação e Trabalho Social, Nº 2. Porto: Porto Editora. Comissão europeia (1995). «Livro Branco» sobre a Educação e a Formação. Ensinar e Aprender - Rumo à Sociedade Cognitiva. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias. Cortesão, I. e Trevisan, G. (2006). ¿O trabalho sócio-educativo em contextos não formais - análise de uma realidade¿. Cadernos de Estudo, nº3, pp. 61:74. Costa, A. F. (1992). O que é a Sociologia. Lisboa: Difusão Cultural. Freire, P. (2004). Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Ghon, M. G. (1999). Educação Não Formal e Cultura Política ¿ impactos sobre o associativismo do Terceiro Setor. São Paulo: Cortez Editora. Giddens, A. (2010). Sociologia. Lisboa: F.C. Gulbenkian (8ª ed.). Gomes, C. A. (1987). "A interação seletiva na escola de massas". Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49. Grácio, S. e outros (1982). Sociologia da Educação. vol 1 e 2, Lisboa: Livros Horizonte. Lima, L. C. et al (2006). A Educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Mónica, M. F. (1981). Escola e classes sociais, Lisboa: Ed. Presença/GIS. Pinto, C. A. (1995). Sociologia da Escola. Lisboa: McGraw Hill. Pires, E. L. e outros (1991). A construção social da educação escolar. Rio Tinto: Ed. Asa. Seabra, T. (2010). ¿A integração dos descendentes de imigrantes na escola: o debate em torno da educação multicultural¿, in Adaptação e Adversidade. O Desempenho Escolar dos Alunos de Origem Indiana e Cabo-Verdiana no Ensino Básico, Lisboa: Imprensa de C. Sociais,61-108 Sebastião, J. (2009). Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajetórias escolares. Lisboa: F. C. Gulbenkian, FCT. Trilla, J. (1996). La educación fuera de la escuela ¿ Ámbitos no formales y Educativo Social. Barcelona: Ariel Valentim, J. P. (1997). Escola igualdade e diferença. Porto: Campo das Letras. Vieira M.M. e Almeida A.N. (2006). A escola em Portugal. Lisboa: Imprensa de C. S.