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Perspetivas Sociológicas da Educação

Código: TAC12    Sigla: PSE
Área Científica: Sociologia e Outros Estudos

Ocorrência: 2016/17 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 14 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 6
Aviso n.º 14258/2015 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   4,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A integração da Sociologia nos currículos de formação na área da educação advém dos contributos dados para a compreensão dos fenómenos sociais e em particular os educativos, que cada vez assumem maior importância nas sociedades contemporâneas. Campo em permanente construção, a Sociologia da Educação reconhece hoje a complexidade do campo educativo e a variedade de contextos e de atores sociais que integra, nomeadamente reconhecíveis no âmbito do acompanhamento de crianças e jovens. Este módulo de formação procura desenvolver conhecimentos e competências que permitam aos formandos identificar e enquadrar de um ponto de vista sociológico problemas educativos de modo a permitir interagir com essa diversidade.
Constituem por isso objetivos centrais deste módulo promover o conhecimento sociológico sobre o desenvolvimento dos processos educativos escolares e não escolares nas sociedades contemporâneas, permitindo a análise do lugar da escola face aos processos sociais e organizacionais que a condicionam, mas também a identificação e compreensão de novos contextos e fenómenos educativos. É por isso objetivo importante refletir sobre a dimensão educativa não formal dos processos de intervenção social, que possa enquadrar contextos e práticas profissionais de acompanhamento de crianças e jovens.
Espera-se assim que os alunos sejam capazes de:
a) Reconhecer a sociologia como ciência social e os principais pressupostos para o desenvolvimento de uma perspetiva sociológica para a compreensão dos principais problemas sociais da educação
b) Compreender o ato educativo enquanto conjunto de práticas socialmente organizadas, em torno de fatores macro e micro sociais, de ordem nomeadamente familiar e escolar.
c) Identificar a evolução e a importância dos sistemas educativos nas dinâmicas de desenvolvimento das sociedades atuais, enquadrando em particular no contexto de Portugal.
d) Interrogar e enquadrar os principais dilemas que se vêm colocando à instituição escolar, a partir das principais perspetivas explicativas da sociologia da educação.
e) Relevar a complexificação do campo educativo e o desenvolvimento da educação não formal;
f) Reconhecer a relevância da dimensão educativa dos processos de transformação social,
g) Interrogar a diversidade de âmbitos educativos no trabalho com crianças e jovens.

Conteúdos programáticos

1. Introdução à sociologia
1.1. Ciência e Senso comum.
1.2. A perspetiva sociológica, objeto e método em Sociologia.
1.3. A sociologia e a dimensão social da educação: autores e correntes teóricas fundamentais.

2. A sociologia da educação escolar
2.1. O desenvolvimento dos sistemas educativos e o processo de democratização.
2.2. A escola e as desigualdades sociais: principais abordagens teóricas.

3. Algumas questões críticas no desenvolvimento dos sistemas educativos
3.1. A relação escola-família.
3.2. Diversidade sociocultural.
3.3. Indisciplina e violência.

4. Novos desafios, atores e práticas educativas
4.1. Da educação escolar à educação/formação.
4.2. Educação formal, não formal e informal.
4.3. Intervenção sócio educativa: complexidade e diversidade de campos e agentes de intervenção socioeducativa.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A concretização dos objectivos desta unidade de formação faz-se através de aulas teórico-práticas privilegiando-se a reflexão crítica das temáticas que visam dotar o aluno da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar os conhecimentos significativos.
Metodologicamente, as sessões compreenderão o enquadramento do tema por parte do docente e a discussão pelos alunos relacionada com o mesmo, através do desenvolvimento de exercícios teórico práticos, a partir de bibliografia seleccionada ou de outros recursos didácticos.
A avaliação dos alunos em regime de avaliação por frequência contínua pressupõe a regularidade de presença nas sessões presenciais, bem como o cumprimento de tarefas estipuladas.

Elementos de avaliação e ponderação:
1. Prova escrita individual (45%)
2 Trabalho de grupo (35%)
3. Apresentação oral de trabalho de grupo (20%)


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Boudon, R. e outros (1990). Dicionário de Sociologia. Lisboa: Pub. Dom Quixote.
Bourdieu, P. e Passeron, J. C. (s. d.). A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa: Vega Universidade.
Capul, M., Lemay, M. (2005). Da Educação à Intervenção social ¿ 1º volume. Coleção Educação e Trabalho Social, Nº 2. Porto: Porto Editora.
Comissão europeia (1995). «Livro Branco» sobre a Educação e a Formação. Ensinar e Aprender - Rumo à Sociedade Cognitiva. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias.
Cortesão, I. e Trevisan, G. (2006). ¿O trabalho sócio-educativo em contextos não formais - análise de uma realidade¿. Cadernos de Estudo, nº3, pp. 61:74.
Costa, A. F. (1992). O que é a Sociologia. Lisboa: Difusão Cultural.
Freire, P. (2004). Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Ghon, M. G. (1999). Educação Não Formal e Cultura Política ¿ impactos sobre o associativismo do Terceiro Setor. São Paulo: Cortez Editora.
Giddens, A. (2010). Sociologia. Lisboa: F.C. Gulbenkian (8ª ed.).
Gomes, C. A. (1987). "A interação seletiva na escola de massas". Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49.
Grácio, S. e outros (1982). Sociologia da Educação. vol 1 e 2, Lisboa: Livros Horizonte.
Lima, L. C. et al (2006). A Educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Mónica, M. F. (1981). Escola e classes sociais, Lisboa: Ed. Presença/GIS.
Pinto, C. A. (1995). Sociologia da Escola. Lisboa: McGraw Hill.
Pires, E. L. e outros (1991). A construção social da educação escolar. Rio Tinto: Ed. Asa.
Seabra, T. (2010). ¿A integração dos descendentes de imigrantes na escola: o debate em torno da educação multicultural¿, in Adaptação e Adversidade. O Desempenho Escolar dos Alunos de Origem Indiana e Cabo-Verdiana no Ensino Básico, Lisboa: Imprensa de C. Sociais,61-108
Sebastião, J. (2009). Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajetórias escolares. Lisboa: F. C. Gulbenkian, FCT.
Trilla, J. (1996). La educación fuera de la escuela ¿ Ámbitos no formales y Educativo Social. Barcelona: Ariel
Valentim, J. P. (1997). Escola igualdade e diferença. Porto: Campo das Letras.
Vieira M.M. e Almeida A.N. (2006). A escola em Portugal. Lisboa: Imprensa de C. S.