Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final desta unidade curricular, de carácter integrador, o/a estudante deve ser capaz de: - Demonstrar competências técnicas e metodológicas capazes de possibilitar a construção, operacionalização e avaliação de projetos de intervenção socioeducativa; - Estabelecer contacto com projetos de Intervenção socioeducativa já desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento; - Conhecer, compreender e discutir as problemáticas dos contextos socioprofissionais; - Integrar e sistematizar conhecimentos através do desenho de um projeto de intervenção socioeducativa; - Perspetivar-se, progressivamente, como profissional de educação, nomeadamente ao: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente e com criatividade; equacionar estratégias de resolução de problemas; comunicar informação, ideias, problemas e soluções; trabalhar em equipas multidisciplinares; agir segundo os princípios da ética profissional; valorizar e motivar as crianças no seu processo de desenvolvimento.
Conteúdos programáticos
DIAGNÓSTICO 1. Questões básicas sobre o significado e alcance do diagnóstico 2. Como fazer um diagnóstico socioeducativo CONCEÇÃO/INTERVENÇÃO 1. Paradigma da intervenção social 1.1 O processo de intervenção 1.2 Modelos e metodologias de intervenção 2. A construção de projetos de intervenção 2.1 Clarificação de conceitos: planeamento e projeto 2.2 A metodologia de projeto 2.3 Objetivos da metodologia de projeto 2.4 A construção de um projeto de intervenção 2.5 Etapas da construção de um projeto 2.6 Objetivos e estratégias de ação 2.7 Métodos e técnicas para desenhar projetos 2.8 Os conteúdos de um projeto 2.9 Elaboração do plano de ação 2.10 Exemplos de projetos de intervenção AVALIAÇÃO DE PROJECTOS DE INTERVENÇÃO 1. O conceito de avaliação 2. Avaliação, pesquisa e planeamento: diferenças e proximidades 3. Os modelos de avaliação 4. Os critérios de avaliação 5. Um exemplo da avaliação de projetos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A avaliação contínua basear-se-á na: a) Participação/envolvimento dos/as estudantes nas atividades de aula (20%). Entende-se por participação ativa: atenção e participação/envolvimento nas tarefas propostas; cumprimento das regras e valores que facilitam o trabalho colaborativo e o trabalho individual; preparação prévia e adequada das propostas de trabalho sugeridas pelo/a docente; b) Elaboração/planificação de um projeto de intervenção sobre um tema (a selecionar em articulação com os/as docentes), integrando: i. Planificação do projeto, elaborada em grupo (50%); ii. Reflexão crítica, elaborada individualmente (30%).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ANDER-EGG, Ezequiel, Guia para desenhar projectos sociais e culturais, Lisboa, CPIHTS, 1999. ERASMIE, Thord e LIMA, Licínio, Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação, Braga, Ed. da Universidade do Minho, 1989. BARBIER, Jean-Marie, Elaboração de Projectos de Acção e Planificação, Porto, Porto Editora, 1993 BELL, Judith, Como Realizar Um Projecto De Investigação, Lisboa, Gradiva, 1997. BRONFENBRENNER, U. (1979). The ecology of human development. Cambridge: M. A. Harvard, University Press. CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Malheiro, Metodologia da Investigação, Lisboa, Universidade Aberta, 1998. CAPUCHA, Luís; PEDROSO, Paulo (org.), Metodologias de Avaliação, Sociologia ¿ Problemas e Práticas, Lisboa, n.º 22 (edição especial), Lisboa, Dezembro de 1996. COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando, Avaliação de Projectos Sociais, Petrópolis, Vozes, 1999. CORTEZÃO, Luíza; STOER, Steve, Projectos, Percursos, Sinergias no campo da Educação Intermulticultural, Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto, 1995. ERASMIE, Thord; LIMA, Licínio C., Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação, Braga, Universidade do Minho, 1989. GARCIA, Maria Adelina de Abreu, Multiprofissionalismo E Intervenção Educativa ¿ As Escolas, Os Projectos E As Equipas, Porto, Edições Asa, 1994. GUERRA, Isabel Carvalho, Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção ¿ O Planeamento em Ciências Sociais, Cascais, Principia, 2000. HERRERO, Gustavo-A. García; NAVARRO, José Manuel Ramírez, Diseño y evaluación de Projectos Sociales, Zaragoza, Libros Certeza, 1996. IDÁNEZ, M.ª José Aguilar, ANDER-EGG, Ezequiel, Diagnóstico social: conceptos y metodologia, Albacete, Instituto de Ciências Sociales Aplicadas, 1999. LEITE, Elvira; MALPIQUE, Manuela; SANTOS, Milice Ribeira dos, Trabalho de Projecto - 1. Aprender Por Projectos Centrados Em Problemas, Porto, Edições Afrontamento, 1989. LEITE, Elvira; MALPIQUE, Manuela; SANTOS, Milice Ribeira dos, Trabalho de Projecto - 2. Leituras Comentadas, Porto, Edições Afrontamento, 1990. NÓVOA, A. (1992). Para uma análise das instituições escolares. In Nóvoa, A. (coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: D. Quixote. PERRENOUD, P. (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Brasil: Editora Artes Médicas Sul. QUINTAS, Sindo Froufe e CASTANO, M.ª Angeles Sánchez, Planification e Intervencion Socioeducativa, Salamanca, Amarú Ediciones, 1994. ROBERTIS, Cristina de, Metodologia de la Intervención en Trabajo Social, Barcelona, Editorial El Ateneo, 1992. SÁ CHAVES, I. (org.) (1997). Percursos de formação e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora. SÁNCHEZ, Amparo Martínez; OCHOA, Gonzalo Musitu (Eds.), EL ESTUDIO DE CASOS Para profesionales de la Acción Social, Madrid, Narcea, 1995. VASCONCELOS, Fernando Nuno, Projecto Educativo ¿ Teoria e Prática nas Escolas, Lisboa, Texto Editora, 1999. VEGA, Francisco J. e VENTOSA, Víctor J., Programar, Acompanar, Evaluar, madrid, Editorial CCS, 1996.