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Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Socioeducativos

Código: TAC13    Sigla: CGAPS
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 17 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 4
Aviso n.º 14258/2015 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ2

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
António George Camacho   1,00
Marisa Sofia Monteiro Correia   1,00
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva Responsável
Marisa Sofia Monteiro Correia Responsável
António George Camacho Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade curricular, de carácter integrador, o/a estudante deve ser capaz de:
- Demonstrar competências técnicas e metodológicas capazes de possibilitar a construção, operacionalização e avaliação de projetos de intervenção socioeducativa;
- Estabelecer contacto com projetos de Intervenção socioeducativa já desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento;
- Conhecer, compreender e discutir as problemáticas dos contextos socioprofissionais;
- Integrar e sistematizar conhecimentos através do desenho de um projeto de intervenção socioeducativa;
- Perspetivar-se, progressivamente, como profissional de educação, nomeadamente ao: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente e com criatividade; equacionar estratégias de resolução de problemas; comunicar informação, ideias, problemas e soluções; trabalhar em equipas multidisciplinares; agir segundo os princípios da ética profissional; valorizar e motivar as crianças no seu processo de desenvolvimento.

Conteúdos programáticos

DIAGNÓSTICO
1. Questões básicas sobre o significado e alcance do diagnóstico
2. Como fazer um diagnóstico socioeducativo
CONCEÇÃO/INTERVENÇÃO
1. Paradigma da intervenção social
1.1 O processo de intervenção
1.2 Modelos e metodologias de intervenção
2. A construção de projetos de intervenção
2.1 Clarificação de conceitos: planeamento e projeto
2.2 A metodologia de projeto
2.3 Objetivos da metodologia de projeto
2.4 A construção de um projeto de intervenção
2.5 Etapas da construção de um projeto
2.6 Objetivos e estratégias de ação
2.7 Métodos e técnicas para desenhar projetos
2.8 Os conteúdos de um projeto
2.9 Elaboração do plano de ação
2.10 Exemplos de projetos de intervenção
AVALIAÇÃO DE PROJECTOS DE INTERVENÇÃO
1. O conceito de avaliação
2. Avaliação, pesquisa e planeamento: diferenças e proximidades
3. Os modelos de avaliação
4. Os critérios de avaliação
5. Um exemplo da avaliação de projetos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A avaliação contínua basear-se-á na:
a) Participação/envolvimento dos/as estudantes nas atividades de aula (20%). Entende-se por participação ativa: atenção e participação/envolvimento nas tarefas propostas; cumprimento das regras e valores que facilitam o trabalho colaborativo e o trabalho individual; preparação prévia e adequada das propostas de trabalho sugeridas pelo/a docente;
b) Elaboração/planificação de um projeto de intervenção sobre um tema (a selecionar em articulação com os/as docentes), integrando: i. Planificação do projeto, elaborada em grupo (50%); ii. Reflexão crítica, elaborada individualmente (30%).


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ANDER-EGG, Ezequiel, Guia para desenhar projectos sociais e culturais, Lisboa, CPIHTS, 1999.
ERASMIE, Thord e LIMA, Licínio, Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação, Braga, Ed. da Universidade do Minho, 1989.
BARBIER, Jean-Marie, Elaboração de Projectos de Acção e Planificação, Porto, Porto Editora, 1993 BELL, Judith, Como Realizar Um Projecto De Investigação, Lisboa, Gradiva, 1997.
BRONFENBRENNER, U. (1979). The ecology of human development. Cambridge: M. A. Harvard, University Press.
CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Malheiro, Metodologia da Investigação, Lisboa, Universidade Aberta, 1998.
CAPUCHA, Luís; PEDROSO, Paulo (org.), Metodologias de Avaliação, Sociologia ¿ Problemas e Práticas, Lisboa, n.º 22 (edição especial), Lisboa, Dezembro de 1996.
COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando, Avaliação de Projectos Sociais, Petrópolis, Vozes, 1999.
CORTEZÃO, Luíza; STOER, Steve, Projectos, Percursos, Sinergias no campo da Educação Intermulticultural, Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto, 1995.
ERASMIE, Thord; LIMA, Licínio C., Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação, Braga, Universidade do Minho, 1989.
GARCIA, Maria Adelina de Abreu, Multiprofissionalismo E Intervenção Educativa ¿ As Escolas, Os Projectos E As Equipas, Porto, Edições Asa, 1994.
GUERRA, Isabel Carvalho, Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção ¿ O Planeamento em Ciências Sociais, Cascais, Principia, 2000. HERRERO, Gustavo-A. García; NAVARRO, José Manuel Ramírez, Diseño y evaluación de Projectos Sociales, Zaragoza, Libros Certeza, 1996.
IDÁNEZ, M.ª José Aguilar, ANDER-EGG, Ezequiel, Diagnóstico social: conceptos y metodologia, Albacete, Instituto de Ciências Sociales Aplicadas, 1999.
LEITE, Elvira; MALPIQUE, Manuela; SANTOS, Milice Ribeira dos, Trabalho de Projecto - 1. Aprender Por Projectos Centrados Em Problemas, Porto, Edições Afrontamento, 1989.
LEITE, Elvira; MALPIQUE, Manuela; SANTOS, Milice Ribeira dos, Trabalho de Projecto - 2. Leituras Comentadas, Porto, Edições Afrontamento, 1990.
NÓVOA, A. (1992). Para uma análise das instituições escolares. In Nóvoa, A. (coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: D. Quixote. PERRENOUD, P. (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Brasil: Editora Artes Médicas Sul.
QUINTAS, Sindo Froufe e CASTANO, M.ª Angeles Sánchez, Planification e Intervencion Socioeducativa, Salamanca, Amarú Ediciones, 1994. ROBERTIS, Cristina de, Metodologia de la Intervención en Trabajo Social, Barcelona, Editorial El Ateneo, 1992.
SÁ CHAVES, I. (org.) (1997). Percursos de formação e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora.
SÁNCHEZ, Amparo Martínez; OCHOA, Gonzalo Musitu (Eds.), EL ESTUDIO DE CASOS Para profesionales de la Acción Social, Madrid, Narcea, 1995.
VASCONCELOS, Fernando Nuno, Projecto Educativo ¿ Teoria e Prática nas Escolas, Lisboa, Texto Editora, 1999.
VEGA, Francisco J. e VENTOSA, Víctor J., Programar, Acompanar, Evaluar, madrid, Editorial CCS, 1996.