Código: | TAC14 | Sigla: | OEM | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TACJ | 17 | Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) | 2º | 6 | ||
Aviso n.º 14258/2015 | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Português
- Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidade de compreensão relativamente à "linguagem musical", à importância da música e da educação musical no desenvolvimento da formação estética do indivíduo e à complexa rede de relações que a música estabelece;
- Aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos na conceção e dinamização de pequenos projetos e/ou atividades na área da música e da expressão musical, junto das crianças e dos jovens;
- Desenvolver a capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante na promoção e divulgação da música e da expressão musical;
- Selecionar e utilizar os recursos e as técnicas mais adequadas a cada contexto e a cada público-alvo (em função das suas especificidades);
Promover a formação e o bem-estar pessoal, bem como o desenvolvimento social
- Algumas questões fundamentais - a importância da Música na formação global do indivíduo e na promoção do seu bem-estar;
- Treino auditivo nos domínios rítmico, melódico e harmónico;
- Código musical elementar e sua aplicação prática;
- Técnicas de produção de som a nível vocal e instrumental;
- Preparação de um reportório diversificado de canções;
- A "composição musical" ou a "construção de produtos musicais de conjunto" no desenvolvimento da criatividade e de competências transversais.
Os conteúdos programáticos permitem a operacionalização dos objetivos de aprendizagem, nomeadamente, a aquisição de conhecimentos relativos à "linguagem musical", bem como a sua aplicação prática em diferentes contextos e situações, de forma a contribuir para o enriquecimento cultural das crianças e dos jovens, através da conceção e dinamização de atividades e projetos no âmbito da música e da expressão musical, evidenciando autonomia e capacidade de fundamentação das propostas.
A metodologia a utilizar terá por base a permanente articulação da teoria com a prática, pois dado o caráter fundamentalmente prático da Música, só esta articulação constante poderá proporcionar a aquisição sólida e tecnicamente correta de conhecimentos.
Ao longo das aulas existirão momentos de exposição teórica e momentos de trabalho prático, privilegiando-se, no que respeita à prática musical instrumental, o trabalho em pequeno grupo.
A reflexão e discussão em grupo relativamente a questões decorrentes dos diferentes conteúdos serão uma constante no decorrer das atividades realizadas em sala de aula, pela sua importância para a apropriação dos múltiplos "saberes" implicados. Só essa apropriação permitirá selecionar e justificar as propostas de atividades a realizar com as crianças e jovens.
A avaliação será feita com base em 3 elementos: - participação (frequência, qualidade e relevância)dos estudantes nas atividades propostas durante as aulas, assumindo a assiduidade uma particular importância (20%);
- teste escrito (40%);
- trabalho em pequeno grupo, que implica a pesquisa, seleção e preparação de um conjunto de peças (que incluam as vertentes vocal e instrumental) a apresentar pelos vários grupos ao grupo turma (40%).
A presente UC não admite avaliação por exame.
A concretização dos objetivos propostos pressupõe a criação de um ambiente de sala de aula estimulador da ação, da comunicação, da criatividade, da reflexão e da autonomia. A metodologia a utilizar, ao implicar a constante articulação Teoria/Prática, o trabalho colaborativo e a reflexão em grupo permite o desenvolvimento de competências indispensáveis a um desempenho profissional devidamente fundamentado e adequado aos destinatários
BENNET,R. (1990). Elementos Básicos da Música, Jorge Zahar Editor.
CUNHA,J. e RALHA, S.,(1990). Iniciação Musical dos 3 aos 12 anos, Contraponto.
DREW, H.,(1993). O Meu Primeiro Livro de Música, Editora Civilização.
GAGNARD, M., Iniciação Musical dos Jovens, Lisboa: Ed. Estampa.
GUERREIRO, C., MORAIS, D., CAIADO, J., (1985). Sons para construir, Plátano Editora
LEGAND, M. e S., A Criança e a Música. Lisboa: Publicações Europa-América.
SOUSA, A.B.,(2003). Educação pela Arte e Artes na Educação - Música e Artes Plásticas. Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Instituto Piaget.
STORMS, G.,(1989). 100 Jogos Musicais. Edições ASA.
VIEIRA, E., Teoria da Música (1a e 2a partes). Lisboa: Valentim de Carvalho.
DALCROZE, E.-J.,(1965). Le rythme, la musique et l'éducation. Lausanne:Edition Foetisch.
JALADIS, M.-Cl.(1985). L'éducation musicale. Une contribution originale à l' interdisciplinarité. Paris: INRP.
LACAZE, M.F.,(1984). Le geste créateur en éducation musicale. Col. Psychologie et Pédagogie de la Musique. Issy-les-Moulineaux :EAP.