Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
¿ Compreender o conceito de saúde, promoção da saúde e os seus determinantes; ¿ Identificar comportamentos de risco; ¿ Compreender a importância da promoção de estilos de vida saudáveis; ¿ Reconhecer os maus tratos, a negligência e o abuso sexual de menores como causadores de situações de saúde em risco; ¿ Conhecer a evolução dos indicadores e das metas em saúde; ¿ Conhecer a constituição e o funcionamento integrado dos vários sistemas de órgãos do corpo humano; ¿ Identificar os tipos de acidentes e conhecer formas de prevenção; ¿ Aplicar procedimentos básicos de primeiros socorros; ¿ Conhecer as necessidades de saúde especiais das crianças diferentes.
Conteúdos programáticos
¿ Saúde, promoção da saúde e seus determinantes (perspetiva evolutiva e empowerment). ¿ Os comportamentos de risco e a promoção de estilos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital. ¿ As situações de saúde em risco provocadas por maus tratos, negligência e abuso sexual de menores (Sinais de alerta e procedimentos). ¿ Indicadores e metas em saúde: sua importância ¿ Homeostasia e equilíbrio dinâmico (Sistemas neuro-hormonal, circulatório, respiratório, digestivo, excretor, reprodutor, musculo-esquelético e órgãos dos sentidos). ¿ Acidentes (Dimensão, vulnerabilidade, tipologia, prevenção, noções básicas de primeiros socorros).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As atividades letivas serão organizadas em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e em e-learning. Para a consecução dos objetivos de aprendizagem, serão realizadas diferentes experiências educativas: i) análise e discussão de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico; ii) recolha e análise de informação (de diferentes proveniências); iii) Observação de estruturas e fenómenos naturais; iv) realização de trabalhos sobre os diferentes conteúdos; v) utilização de linguagem científica na interpretação e discussão de fontes de informação, na análise e produção de argumentos e na comunicação oral e escrita. A concretização dos objetivos propostos pressupõe a criação de um ambiente de sala de aula estimulador da comunicação, autonomia, reflexão e ação. A avaliação contínua dos estudantes basear-se-á nos seguintes elementos: a) Participação ativa dos alunos nas atividades letivas a desenvolver em sala de aula (5%). Entende-se por participação ativa nas aulas: atenção e desempenho face às tarefas propostas; cumprimento das regras sociais que facilitam o trabalho em grupo e o trabalho individual, ou seja, cooperação e respeito pelos colegas e docente; preparação prévia e adequada das propostas de trabalho sugeridas pelo docente; b) Realização de trabalhos individuais ou em grupo (45%); c) Realização de teste(s) escrito(s) (50%);
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carvalho, A, & Carvalho, G. (2006) Educação para a Saúde: conceitos, práticas e necessidades de formação. Loures: Lusociência. Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2010). Gray¿s Anatomia para Estudantes (2.ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier Gomes de Castro (Coord.) (2001). Alimentação e Saúde. Coleção Estudos e Documentos. Lisboa: Instituto Piaget. Gomes, J. P. (2009). As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Porto Alegre, 32(1), 84-91. Ministério da Saúde (2012). Plano Nacional de Saúde - Orientações estratégicas para 2012-2016. Lisboa: DGS. Organização Mundial da Saúde (2002). Saúde 21. Saúde para todos no século XXI. Uma introdução. Loures: Lusociência. Purvies, W., Sadava, D., Orians, G. & Heller, H. (2004). Life: The Science of biology. Sunderland: Sinauer Associates. Rodrigues, M. ; Pereira, A.; Barros, T. (2005). Educação para a saúde ¿ formação pedagógica de educadores de saúde. Coimbra: Formasau. Sardinha, L.B., Matos, M.G.,& Loureiro, I. (1999). Promoção da saúde ¿ modelos e práticas de intervenção nos âmbitos da actividade física, nutrição e tabagismo. Lisboa: FMH Edições. Seeley, R.R., Stephens, T.D., & Tate, P. (2012). Anatomia e Fisiologia (8.ª ed.). Porto: Lusodidacta.