Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Comunicar matematicamente de modo integrado nos vários temas matemáticos; Promover a comunicação matemática das crianças e jovens; Aprofundar o conhecimento matemático no domínio dos números, da organização e tratamento de dados da álgebra e da geometria; Demonstrar uma atitude positiva face à ciência da Matemática encarando-a também como uma forma de comunicação com uma linguagem própria; Promover uma atitude positiva face à Matemática nas crianças e jovens com ou sem necessidades específicas de formação; Proporcionar e consolidar o pensamento matemático através da comunicação, resolução de problemas e raciocínio matemático utilizando e dando a conhecer um conjunto variado de recursos didáticos disponíveis para esse efeito e que possam ser trabalhados com crianças e jovens.
Conteúdos programáticos
1. Literacia matemática: competências-chave para a vida em sociedade 2. Temas Matemáticos: - Números e operações, em particular os conceitos de número natural, inteiro, racional e real, o que significam e como se representam; As operações com números nomeadamente racionais e extensão aos reais; - Geometria e medida, dando especial destaque ao estabelecimento de relações com outro temas da matemática como os números e operações e a álgebra; - Álgebra e funções, em particular a utilização da modelação matemática para traduzir fenómenos diversos do mundo real; - Organização e tratamento de dados com ênfase na capacidade de compreender e de produzir informação estatística e utilizar essa informação a para resolver problemas e tomar decisões informadas e argumentadas. 3. As diferentes componentes da linguagem matemática (pictórica, oral e escrita) na resolução de problemas e como forma de comunicação. 4. Os materiais manipuláveis (estruturados e não estruturados) e as tecnologias de informação e comunicação como recursos potenciadores, quer das aprendizagens a realizar por crianças e jovens, quer do desenvolvimento de uma atitude mais positiva das e crianças e jovens face à Matemática.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esta UC será desenvolvida com base na seguinte metodologia: «Na apresentação e discussão dos principais conteúdos do programa; «No aprofundamento, por parte dos alunos, de tópicos sugeridos pelos docentes, recorrendo a sugestões de leitura; «Na realização de propostas de trabalho, individualmente ou em grupo, envolvendo exercícios e problemas na sala de aula ou a enviar através da plataforma Moodle; «Na realização de trabalhos em pequenos grupos (3 ou 4 elementos) a serem apresentados oralmente na aula e por escrito.
Avaliação por frequência: - Participação no trabalho em aula e na plataforma Moodle - 20%; - Trabalho em grupo - 40%; - Teste individual escrito com classificação mínima de 8,0 valores - 40%.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME/DGIDC.- Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Gradiva. Conway, J., & GUY, R. (1999). O Livro dos números. Lisboa: Gradiva. Graça Martins, M. E, , Loura, L. C.; & Mendes, M. F. (2007). Análise de dados. Ministério da Educação. Palhares, P. (2004) (ed). Elementos de Matemática para professores do ensino básico Lisboa: LIDEL. Serrazina, M. L.(1990).Os materiais e o ensino da Matemática. Educação e Matemática,13,1 Serrazina, L. e Matos, J. M. (1996). O geoplano na sala de aula. Lisboa:APM Serrazina, L. e R. Ribeiro (1992). Ideias, actividades, desafios e outras coisas mais. Lisboa: APM- Reis, R., & Fonseca, M. J. (2000). Números e Operações. Lisboa: Universidade Aberta. Veloso, E. (1998). Geometria: Temas actuais. Lisboa: IIE.