• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPAP10
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão de Pessoal

Código: TSPAP10    Sigla: GP
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2017/18 - 2S

Área de Ensino: Gestão de Recursos Humanos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPAG 29 Plano de Estudos desde 2015 (12º) 5,5
Plano de Estudos desde 2015 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TAG_1

Teórico-Práticas: 16,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Maria Manuel Manteigueiro Varregoso Vairinho   0,00
Regina Paula Quintino Pinheiro   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Manuel Manteigueiro Varregoso Vairinho Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular ¿Gestão de Pessoal¿ visa formar profissionais aptos a colaborar ativamente com os decisores organizacionais na concretização dos seguintes objetivos: planeamento de recursos humanos; sistematização dos perfis profissionais; desenvolvimento de processos de recrutamento e seleção; monitorização e gestão do desempenho; desenvolvimento de programas de formação; organização dos planos de sucessão e de gestão de carreiras; construção e controlo dos sistemas de remunerações, dos programas de saúde e segurança, assim como dos planos de gestão do tempo de trabalho. No cômputo dos objetivos da unidade curricular enquadram-se, também, a sistematização das rubricas inerentes à auditoria social e de produtividade e o apoio aos processos negociais e aos de gestão de relacionamentos interpessoais. A unidade curricular ¿Gestão de Pessoal¿ foca-se, em termos de princípios, no imperativo que, ao longo da formação, o futuro profissional em técnicas de gestão desenvolva competências que lhe permitam pautar a sua atuação em forte sintonia com a evolução tecnológica e com os princípios da ética organizacional. Assim, em termos de formação técnica, a unidade curricular adota o seguinte referencial de competências a adquirir: (i) colaborar no desenvolvimento de programas de recrutamento e de seleção, de formação profissional, de avaliação do desempenho e de gestão de remunerações; (ii) colaborar no desenvolvimento e na monitorização dos programas de saúde e segurança no trabalho; (iii) compreender e apoiar o desenvolvimento dos principais processos e técnicas relacionados(as) com a gestão de pessoas; (iv) gerir com relativa autonomia os processos de gestão das pessoas; (v) garantir a gestão integrada dos recursos humanos; (vi) propor soluções de melhoria dos processos de gestão de recursos humanos; (vii) proceder ao planeamento e operacionalização dos procedimentos de gestão previsional de recursos humanos nas empresas; e (viii) estruturar e saber aceder a sistemas de informação de gestão de recursos humanos, retirando informação útil para os processos de decisão organizacional.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


A metodologia adotada implica tanto os métodos expositivo e interrogativo, assim como o estudo de casos.

A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois modelos:

I- Avaliação durante o Semestre:

- Um teste individual (40% da nota final);

- Um trabalho em grupo (40% da nota final) e

- Uma reflexão individual sobre tema a indicar (20% da nota final).

Consideram-se aprovados os alunos que no cômputo das três provas obtenham nota igual ou superior a 10 (dez) valores não podendo, em cada uma das provas, a nota ser inferior a 8 (oito) valores. À nota final será associada menção qualitativa de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESGTS.

II - Avaliação Final

Exame individual, composto unicamente por prova escrita. À nota final será associada menção qualitativa de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESGTS.

Nota: Aconselha-se a análise do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e de Competências dos Estudantes da ESGTS (Regulamento 661/2016 do Instituto Politécnico de Santarém, Diário da República, 2ª série, nº 133 de 13 de julho de 2016).



Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Armstrong, M., & Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (13th ed.). London: Kogan Page.

Caetano, A., & Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas (3ª ed.). Lisboa: Editora RH.

Câmara, P. B., Rodrigues, J. V., & Guerra, P. B. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Dom Quixote.

Chiavenato, I. (2009). Recursos Humanos - O Capital Humano das Organizações (9ª ed.). São Paulo: Editora Elsevier, Campus.

Peretti, J.-M. (2001). Recursos Humanos (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.

Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Alves Marques, C., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.