• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDCID11
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Composição de Imagem e Ilustração digital

Código: TDCID11    Sigla: CIID
Área Científica: Design

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 24 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD1

Teórico-Práticas: 55,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   0,70
Jose Manuel Basto Soares   4,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1 - Conhecer conceitos e regras de composição;
O2 - Exercitar a criação de composições com recurso a vários tipos de formas, linhas texturas e cores;
O3 - Ampliar o universo da ilustração através da utilização de ferramentas digitais;
O4 - Explorar possibilidades expressivas da linguagem digital;
O5 - Criar ilustrações a partir de textos e/ou de ideias previamente apresentadas;
O6 - Desenvolver projetos de ilustração com recurso a técnicas diversificadas;
O7 - Estabelecer identidade visual gráfica própria;
O8 - Desenvolver competências criativas.

Conteúdos programáticos

C1 - Composição - conceitos e regras
C1.1 - Elementos básicos de composição bidimensional
C2 - Ilustração
C2.1 - Tipos de ilustração
C2.2 - Técnicas de ilustração
C2.3 - Ilustrações digitais
C2.3.1 - Principais características de Software para desenvolvimento de projetos de ilustração: Adobe Photoshop (Imagem Bitmap); Adobe Illustrator (Imagem Vetorial)
C3 - Criação e desenvolvimento de projetos de ilustração

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos C1, C1.1, C2, C2.1, C2.3, C2.3.1 permitem cumprir o objetivo O1. C2.3 e C2.3.1 facilitam o cumprimento de O3 e O.4. C3 relaciona-se com O2, O4, O5, O6, O7 e O8.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada pelo docente para uma apropriação vivencial dos conteúdos.


Avaliação contínua:
Serão avaliados todos os exercícios práticos realizados nas aulas, bem como a apresentação e defesa oral dos mesmos. A nota final será calculada com base nos resultados obtidos em todos os exercícios, segundo a seguinte ponderação:
Assiduidade e participação nas aulas (15%);
Participação na disciplina Moodle (15%);
Qualidade formal / estética (20%);
Qualidade técnica (20%);
Qualidade comunicacional / Articulação e coerência texto - imagem  (20%);
Criatividade e inovação (10%).



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos facilita o cumprimento dos objetivos relacionados com a aquisição de conhecimentos e com a reflexão teórica, assim como com objetivos mais relacionados com a experiência prática.


Metodologia COVID19


No horário lectivo a Docente está na plataforma Moodle para interagir com alunos, comentar e visualizar trabalhos. Todos os exercícios serão disponibilizados no moodle  com respectivos fóruns para publicação dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas. Todas as aulas terão uma pequena sessão síncrona  no zoom com hora indicada e envio do link, para lecionação da matéria, dúvidas e metodologias. A avaliação manter-se-á de acordo com o programa.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Adobe Creative Team (2010). Adobe Photoshop CS5: Classroom in a Book. Berkely: Adobe Press.
Adobe Creative Team (2010), Adobe Illustrator CS5 ¿ Classroom in a Book, Berkely: Adobe Press
KANDINSKY, Wassily (2008). Gramática da Criação. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724413808.
ZEEGEN, Lawrence; CRUSH (2010). Fundamentos de Ilustração. Porto Alegre: BOOKMAN. ISBN: 9788577805266

Observações

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.