Código: | TDCID11 | Sigla: | CIID | |
Área Científica: | Design |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 24 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 55,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
O1 - Conhecer conceitos e regras de composição;
O2 - Exercitar a criação de composições com recurso a vários tipos de formas, linhas texturas e cores;
O3 - Ampliar o universo da ilustração através da utilização de ferramentas digitais;
O4 - Explorar possibilidades expressivas da linguagem digital;
O5 - Criar ilustrações a partir de textos e/ou de ideias previamente apresentadas;
O6 - Desenvolver projetos de ilustração com recurso a técnicas diversificadas;
O7 - Estabelecer identidade visual gráfica própria;
O8 - Desenvolver competências criativas.
C1 - Composição - conceitos e regras
C1.1 - Elementos básicos de composição bidimensional
C2 - Ilustração
C2.1 - Tipos de ilustração
C2.2 - Técnicas de ilustração
C2.3 - Ilustrações digitais
C2.3.1 - Principais características de Software para desenvolvimento de projetos de ilustração: Adobe Photoshop (Imagem Bitmap); Adobe Illustrator (Imagem Vetorial)
C3 - Criação e desenvolvimento de projetos de ilustração
Os conteúdos C1, C1.1, C2, C2.1, C2.3, C2.3.1 permitem cumprir o objetivo O1. C2.3 e C2.3.1 facilitam o cumprimento de O3 e O.4. C3 relaciona-se com O2, O4, O5, O6, O7 e O8.
Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada pelo docente para uma apropriação vivencial dos conteúdos.
A articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos facilita o cumprimento dos objetivos relacionados com a aquisição de conhecimentos e com a reflexão teórica, assim como com objetivos mais relacionados com a experiência prática.
Metodologia COVID19
No horário lectivo a Docente está na plataforma Moodle para interagir com alunos, comentar e visualizar trabalhos. Todos os exercícios serão disponibilizados no moodle com respectivos fóruns para publicação dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas. Todas as aulas terão uma pequena sessão síncrona no zoom com hora indicada e envio do link, para lecionação da matéria, dúvidas e metodologias. A avaliação manter-se-á de acordo com o programa.
Adobe Creative Team (2010). Adobe Photoshop CS5: Classroom in a Book. Berkely: Adobe Press.
Adobe Creative Team (2010), Adobe Illustrator CS5 ¿ Classroom in a Book, Berkely: Adobe Press
KANDINSKY, Wassily (2008). Gramática da Criação. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724413808.
ZEEGEN, Lawrence; CRUSH (2010). Fundamentos de Ilustração. Porto Alegre: BOOKMAN. ISBN: 9788577805266