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Design Multimédia e Interatividade

Código: TDDMI13    Sigla: DMI
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2968
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 18 Aviso n.º 2378/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD2

Teórico-Práticas: 42,25

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   1,33
Pedro Jorge Quinta de Matos - ESES/ESGTS   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar os conceitos básicos em que está assente a estrutura comunicativa em rede;
Caracterizar os discursos de diferentes suportes: do texto escrito à publicação de textos na Internet;
Distinguir formas discursivas em rede e seus contextos de utilização;
Propor utilizações de suportes digitais adequados a situações profissionais;
Aplicar os documentos mediatizados em suporte hipermédia nas áreas de intervenção específicas;
Construir aplicações para a Web.

Conteúdos programáticos

1.Multimédia e Hipermédia

1.1. Contextualização dos conceitos

1.2.Definição dos conceitos

1.3.Tipos de informação multimédia

1.4.Características dos sistemas multimédia

1.5.Classificação das aplicações multimédia interativas

2. Autoria multimédia

2.1.Autoria e ferramentas de autoria

2.2.Modelos e paradigmas para autoria multimédia

2.3.Projeto de autoria multimédia

2.4.Análise e Planeamento

3.Design

4.Produção

5.Escrever para a Web

6.Tecnologias e Aplicações Web

6.1.Estrutura e navegação hipermédia

6.2.Linguagens

6.3.HTML

6.4.CSS

7.Desenvolvimento de aplicações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão desenvolver as competências descritas, munindo os estudantes com os conhecimentos necessários à criação, edição e manipulação de conteúdos para suportes digitais adequados a situações profissionais, de forma autónoma e com espírito crítico.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Tratando-se de uma Unidade Curricular com uma forte componente prática as orientações metodológicas e avaliação sintetizam-se da seguinte forma:

Participação nas aulas (5%)

Usabilidade, Regras de ouro e Heurísticas (15%)

Teste de HTML (30%)

Apresentação do trabalho final (50%)

As tarefas propostas devem ser entendidas, numa evolução continuada e encontram-se inseridas no percurso do estudante, na sua autodescoberta e nas necessidades do mercado real de trabalho.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta Unidade Curricular tem como objetivo ir ao encontro dos desafios técnicos e criativos que cada vez mais se colocam na área do Design multimédia e interatividade. Assim, vamos procurar fazer uma abordagem dinâmica e fundamentalmente prática dos seus conteúdos programáticos.

Explorando algumas das ferramentas existentes iremos aplicá-las na prática, estimulando sempre a partilha e o trabalho de projeto.

A metodologia a adotar passa pela aquisição de conceitos e desenvolvimento de práticas que permitam a criação de conteúdos multimédia originais que tenham aplicabilidade e privilegiem o trabalho de equipa.

Conceitos-chaves de multimédia e interatividade irão sendo desenvolvidos ao longo do programa da nossa Unidade Curricular, estimulando uma aprendizagem teórico-prática conjunta e contínua.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CASTRO, E. (2006).HTML, XHTML, and CSS¿Sixth Edition. Peachpit Press.
CHAPMAN, N .e CHAPMAN ,J. (2004). Digital Multimedia. John Wiley & Sons.
CHAPMAN, N. e CHAPMAN, J. (2006). Web Design. John Wiley & Sons.
COELHO, P. (2001). HTML & XHTML¿ Curso Completo. FCA Editores.
FIGUEIREDO, B. (2004). Web Design. FCA Editores.
KIMBELL, R. et al. (1996), Understanding Practice in Design and Technology, Londres: Open University Press
MACDONALD, Nico (2003), What is Web Design?, Mies: Rotovision

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.