Código: | TDDPDD17 | Sigla: | DAPDD | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2281 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 18 | Aviso n.º 2378/2016 | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
O aluno deve ser capaz de:
OA1. Problematizar as mudanças nas relações de aprendizagem (desde a sala de aula até ao ciberespaço);
OA2. Identificar as regras de escrita dos documentos digitais;
OA3. Identificar estratégias de leitura de documentos digitais;
OA4. Conceber, produzir e realizar projetos multimodais através da (des)construção de projetos design digital;
OA5. Planificar as diferentes fases de realização de um projeto em design digital;
OA6. Criar sinergias com empresas, entidades (locais, regionais, nacionais e internacionais) e centros de I&D;
OA7. Encenar conteúdos relevantes no âmbito do design digital em articulação com outras unidades curriculares do Curso;
OA8. Conhecer programas nacionais e internacionais de financiamento onde possam submeter os seus projetos;
OA9. Avaliar com sucesso os seus projetos reformulando-os em conformidade com as necessidades das comunidades;
OA10. Perspetivar cenários de futuro.
Na primeira parte do programa é esperado que os alunos sejam capazes de compreender os diferentes contextos sobre o desenvolvimento de projeto sendo este ponto relacionado com o OA1.
Os alunos serão colocados em situações nas quais vão desempenhar não só o papel de utilizadores, mas também o de produtores e avaliadores de projetos em design digital sobre conteúdos, formatos e dispositivos comunicativos. Para tal, recorrer-se-á, assim, a:
A adoção de metodologias ativas de ensino em grupos, promove a formação de futuros projetos no domínio das tecnologias de informação e comunicação num ambiente profissional consciente, crítico e participativo na tomada de decisões e resolução de problemas para conciliar a dimensão ambiental e do desenvolvimento desafios Societais (OA1, OA2, OA3). A análise reflexiva e discussão de bibliografia e casos práticos são essenciais para desenvolver e aprofundar conhecimentos. Durante as aulas haverá tempo disponível para explorar, desenhar e avaliar diferentes realidades com e para a sociedade (OA4, OA5, OA6). Neste sentido, este curso permitirá que os alunos em contato com programas chave de consolidação, permitirá a construção do conhecimento necessário para projetar e (re) utilizar projetos e propostas de atividades, adequados para diferentes grupos inclusivos (educacionais, económicos, geográficos) (OA7, OA8, OA9, OA10).
Adolpho, C. (2012). Os 8 P's do Marketing digital ¿ O guia estratégico do Marketing Digital. Texto Editores. Lisboa
Barbas, M. (2003). Intercompreensão: do espaço aula ao Ciberespaço. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação ¿ Especialização em Comunicação Educacional. Universidade Aberta.
Castells, M. (2004). A Galáxia Internet ¿ Reflexões sobre Internet, negócios e Sociedade. Serviço de Educação e Bolsas. Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 972-31-1065-2.
Cole, R., & Barker, S. (2014). Gestão de projetos. Actual Editora. Lisboa
Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional. Temas e Debates. Lisboa
Lindon, D. (2011). Mercator XXI ¿ Teoria e prática do Marketing. Dom Quixote. Lisboa
Miguel, A., Rocha, A. & Rohrich, O. (2008). Gestão Emocional de Equipas ¿ Em ambiente de projeto. FCA. Lisboa
Miguel, A. (2013). Gestão Moderna de Projetos ¿ Melhores técnicas e práticas. FCA. Lisboa
Pereira, L. (2011). Gestão de conhecimento em projetos. FCA. Lisboa
Walker, R. (2002). Produzindo Impacto Social ¿ Elaborando e avaliando projetos de desenvolvimento. E.P.U. Brasil
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.