Código: | TDDRG05 | Sigla: | DRG | |
Área Científica: | Design |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TDD | 23 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 75,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
O1 - Práticas e métodos do design com enfâse nos meios digitais.
O2 - Resolução de problemas de design apoiada no conhecimento dos diferentes meios e plataformas de produção e de publicação.
O3 - Produção de imagens e conteúdos gráficos vetoriais, formatos de representação, modelos e operações.
O4 - Desenvolvimento de projetos na área do design gráfico, através do domínio do raciocínio analítico, dos instrumentos concetuais de suporte ao desenvolvimento de projetos, quer analógicos quer digitais.
C1 - Os elementos base do design gráfico
C2 - O design gráfico segundo a sua qualidade estética, funcional e aproximação a um contexto sociocultural
C3 - Processos e meios de representação gráfica: conceitos como forma, função, perceção, composição, cor, imagem e texto, associados à sua organização;
C4 - Dimensão e harmonia num formato ou estrutura visual;
C5 - A construção tipográfica, da cor e da imagem na cultura visual
C6 - Construção de projetos na área do design gráfico: etapas e recursos envolvidos.
Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos, orientada pelo docente, para uma apropriação vivencial dos conteúdos.
A forte incidência na realização de exercícios práticos, possibilita o cumprimento de todos os objetivos da UC, centrados na prática e no desenvolvimento de projetos.
BONNICI, Peter (2000). Linguagem Visual: o misterioso meio de comunicação. Edição portuguesa, Destarte.
FUESTES, Rodolfo (2009). A prática do Design Gráfico: uma metodologia criativa. Edição brasileira, Edições Rosari.
Gordon B. e Gordon M. (2003). O Guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e Livros.
NEWARK, Quentin (2002). Qué es el Diseño Gráfico?. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.
SOUSA ROCHA, Carlos de, e MARCELO NOGUEIRA, Mário (1995). Design Gráfico: panorâmica das artes gráficas II. Plátano edições técnicas.
TWEMLOW. (2006). Alice, Para que serve o Design Gráfico?. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.