• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDDRG05
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Design e Representação Gráfica

Código: TDDRG05    Sigla: DRG
Área Científica: Design

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 23 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD1

Teórico-Práticas: 75,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Jose Manuel Basto Soares   2,00
Paulo José Nunes Teixeira da Silva   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1 - Práticas e métodos do design com enfâse nos meios digitais.
O2 - Resolução de problemas de design apoiada no conhecimento dos diferentes meios e plataformas de produção e de publicação.
O3 - Produção de imagens e conteúdos gráficos vetoriais, formatos de representação, modelos e operações.
O4 - Desenvolvimento de projetos na área do design gráfico, através do domínio do raciocínio analítico, dos instrumentos concetuais de suporte ao desenvolvimento de projetos, quer analógicos quer digitais.

Conteúdos programáticos

C1 - Os elementos base do design gráfico
C2 - O design gráfico segundo a sua qualidade estética, funcional e aproximação a um contexto sociocultural
C3 - Processos e meios de representação gráfica: conceitos como forma, função, perceção, composição, cor, imagem e texto, associados à sua organização;
C4 - Dimensão e harmonia num formato ou estrutura visual;
C5 - A construção tipográfica, da cor e da imagem na cultura visual
C6 - Construção de projetos na área do design gráfico: etapas e recursos envolvidos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

C6 relaciona-se com O1, O2 e O4.
C1, C2, C3, C4 e C5 relacionam-se com O2, O3 e sobretudo com O4.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos, orientada pelo docente, para uma apropriação vivencial dos conteúdos.


Avaliação contínua:
Serão avaliados todos os exercícios práticos realizados nas aulas, bem como a apresentação e defesa oral dos mesmos. A nota final será calculada com base nos resultados obtidos em todos os exercícios, segundo a seguinte ponderação:
Assiduidade e participação nas aulas (10%);
Qualidade formal / estética (30%);
Qualidade técnica (30%);
Coerência textos - imagens  (20%);
Criatividade e inovação (10%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A forte incidência na realização de exercícios práticos, possibilita o cumprimento de todos os objetivos da UC, centrados na prática e no desenvolvimento de projetos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BONNICI, Peter (2000). Linguagem Visual: o misterioso meio de comunicação. Edição portuguesa, Destarte.
FUESTES, Rodolfo (2009). A prática do Design Gráfico: uma metodologia criativa. Edição brasileira, Edições Rosari.
Gordon B. e Gordon M. (2003). O Guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e Livros.
NEWARK, Quentin (2002). Qué es el Diseño Gráfico?. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.
SOUSA ROCHA, Carlos de, e MARCELO NOGUEIRA, Mário (1995). Design Gráfico: panorâmica das artes gráficas II. Plátano edições técnicas.
TWEMLOW. (2006). Alice, Para que serve o Design Gráfico?. Barcelona, Editorial Gustavo Gili.

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.