• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDE19
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio

Código: TDE19    Sigla: E
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2613
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 18 Aviso n.º 2378/2016 30

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,50
Cristina Maria Junceiro Novo   0,00
Jose Manuel Basto Soares   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O Estágio tem como objetivo geral o aprofundamento dos conhecimentos previamente adquiridos, preparando e desenvolvendo a capacidade da/o formanda/o para o desenvolvimento de competências e tarefas próprias da sua especialização tecnológica, com vista à sua habilitação para o exercício da atividade profissional.

Para tal, os objetivos específicos do estágio são:
Proporcionar a experiência da prática profissional em contexto organizacional; Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade profissional;

Possibilitar a aplicação dos conhecimentos de formação em situação real;

Desenvolver no estagiário a necessidade de uma constante atualização nos domínios das técnicas da área;

Possibilitar, em contexto de trabalho orientado, a reflexão crítica;

Desenvolver no estagiário a necessidade do domínio da utilização das tecnologias de informação e comunicação;

Facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Conteúdos programáticos

A unidade de formação Estágio tem 3 fases de desenvolvimento: [1] Fase de Integração; [2] Fase de Observação e Planeamento; [3] Fase de Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação.

1.ª Fase - Integração: Esta fase corresponde a um período de adaptação à organização da empresa/instituição e de integração na equipa de trabalho.

2.ª Fase - Observação e Planeamento: Nesta fase pretende-se que o estagiário observe as práticas e dinâmicas institucionais e que planifique, sob orientação, a sua intervenção no âmbito do desenvolvimento do Estágio.

3.ª Fase - Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação: Corresponde à realização e concretização da maioria do plano de estágio. Nesta fase pretende-se que o estagiário cumpra o seu plano de desenvolvimento, executando as tarefas com autonomia e demonstre capacidade de implementar diferentes procedimentos no seu contexto de estágio.

O desenvolvimento do processo será regulado por um instrumento próprio, identificativo dos objetivos e competências a atingir pelo estudante em todas as fases do processo, articulado com o orientador na entidade de acolhimento e o orientador académico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão aos estudantes colocarem-se em situações profissionais que irão desenvolver as suas competências de comunicação e colaboração, transferir conhecimentos e técnicas para cenários reais de atuação, construir e fundamentar a sua argumentação, conceber, produzir e realizar projetos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Durante a realização do Estágio os estudantes serão acompanhados a distância através de plataformas adequadas para o efeito, se não for possível realizar visitas presenciais aos locais de estágio.

Ao longo do Estágio o estudante construirá um relatório que ateste as experiências desenvolvidas e as reflexões sobre essa ação. Esse portefólio será alvo de uma avaliação contínua, organizada em 3 momentos: avaliação inicial, avaliação intermédia e avaliação final, correspondentes às três fases do processo de Estágio.

A avaliação do Estágio abrange ainda a apresentação oral do trabalho, sendo o júri constituído pelo presidente do júri, professor supervisor e um especialista na área técnica/científica em que se desenvolveu o trabalho. Se não for ainda possível realizar esta apresentação presencialmente, efetuar-se-á a distância.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os professores supervisores da ESES irão dinamizar sessões presenciais ou online de orientação pessoal de tipo tutorial para acompanhar o estudante ao longo do estágio e apoiar a elaboração do relatório de estágio.

Observações

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.