Código: | TDFID03 | Sigla: | FID | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2267 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 23 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 75,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
Esta unidade curricular visa identificar os princípios básicos e fundamentais do processo fotográfico e do tratamento em imagem digital, assim como a sua manipulação. Com uma predominância prática, pretende-se que os/as estudantes dominem as competências essências que lhes permita criar, desenvolver e implementar todo o tipo de projetos de natureza fotográfica e de imagem digital.
São, assim, objetivos de aprendizagem:
OA1. Adquirir uma base informativa, formativa e analítica nas áreas da fotografia digital e do vídeo.
OA2. Realizar e tratar fotografias digitais.
OA3. Editar e manipular imagens digitais.
O CP "1. Introdução à Fotografia" é coerente com o OA1 "Adquirir uma base informativa, formativa e analítica nas áreas da fotografia digital e do vídeo" no sentido em que contextualiza o estudante perante os aspetos introdutórios da Fotografia.
O CP "2. Fotografia Digital" é coerente com o OA2 "Realizar e tratar fotografias digitais" na medida em que capacita os estudantes de uma aprendizagem transversal sobre os conceitos e técnicas de fotografia digital.
O CP "3. Tratamento digital de imagens" é coerente com o OA3 "Editar e manipular imagens digitais" no sentido em que identifica e desenvolve competências no âmbito da edição e manipulação digital.
O CP "4. Planificação, produção, captação e apresentação de um projeto fotográfico no âmbito do design digital" é coerente com o OA4 "Conceber, desenvolver e apresentar projetos de natureza fotográfica na produção e realização de materiais relacionados com design digital".
Os/As estudantes serão avaliados/as sobre:
- a realização de um projeto individual de fotografia digital, que incluirá duas atividades, um de recolha de imagens onde apresenta um conjunto de técnicas fotográficas e outro de manipulação de imagens (40%),
- apresentação e discussão do projeto individual e de todos os conceitos, técnicas, edições e manipulações utilizadas (40%);
- participação e assiduidade nas aulas, desenvolvendo os exemplos práticos e tarefas (20%)
Enquanto unidade curricular de fotografia e imagem digital, esta visa a introdução de conceitos fundamentais e de uma linguagem objetiva sobre o processo fotográfico e de manipulação em imagem digital, em linha com a implementação de ideias e projetos em design digital. Sendo coerente com o OA1 (Adquirir uma base informativa, formativa e analítica nas áreas da fotografia digital e do vídeo).
Sempre que possível, serão demonstrados e implementados em sala de aula exemplos de técnicas, conceitos, edições, ideias e manipulações que demonstram a sua predisposição fotográfica e de desenvolvimento imagético, de forma a criar o seu impacto na fotografia. Assim, permitindo ilustrar os tópicos lecionados correspondendo ao OA2 (Realizar e tratar fotografias digitais). Por último, a análise, edição e manipulação finais de uma imagem ou fotografia formam um dos conjuntos enquanto tarefa a assimilar tanto individualmente como em grupo, adquirindo uma visão global sobre os processos imagéticos a adotar e de como adquirir um enquadramento contextual e transaccional da fotografia, edição e retoques finais. Para além disso, a importância do estudante saber planificar, construir, implementar e publicar um projeto fotográfico da sua autoria, contribuindo também, para o desenvolvimento de um portefólio pessoal. Com isto, esta será a estrutura formal concreta a adotar para com a unidade curricular. (Em linha com o OA3 e OA4).
Tom ANG;Fotografia digital ¿ Curso Avançado, Civilização Editores, 2007
Adobe Photoshop CS5 ou equivalente
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.