Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final da unidade de formação o estudante deverá: 1) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão das infraestruturas, ambientes emergentes e ferramentas web based em múltiplos contextos; 2) Saber aplicar os conhecimentos na conceção e produção de infografias e interfaces gráficas; 3) Demonstrar capacidade de resolução de problemas na área dos novos média sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação. 4) Ser capaz de conceber, projetar, adaptar e prototipar sites web e aplicações mobile;
5) Ser capaz de testar e avaliar, junto de utilizadores, os protótipos e aplicações desenvolvidos; 6) Possuir competências comunicativas e discursivas em público e junto dos pares e dos especialistas; 7) Possuir competências de aprendizagem que lhe permita, com autonomia, uma aprendizagem ao longo da vida.
Conteúdos programáticos
Módulo 1 - Sociedade Digital e em rede 1.1 Velhos media e novos media 1.1.1 A nuvem - vantagens e potencialidades 1.1.2 As redes sociais 1.2 Literacia Mediática 1.3 Cidadania Digital & Digital Footprint Módulo 2 - Introdução ao estudo e desenho de Infografias 2.1 O uso da Infografia na Visualização de dados - conceito e aplicabilidade 2.2 Tipologias 2.3 Design Módulo 3 - Introdução ao processo de design de sites web e aplicações mobile 3.1 Conceito de UI e UX 3.2 O processo de planeamento de uma aplicação/site 3.2.1 Ideação e Conceito 3.2.2 Arquitetura de informação 3.2.3 Wireframe & Mokcup 3.3 Usabilidade para a web 3.3.1 Conceito, importância e aplicabilidade 3.3.2 Heurísticas de Nielsen
3.3.3 Testes de usabilidade 3.4 Design de interfaces 3.4.1 Cor, tipografia, layout e navegação Módulo 4 - Utilização de softwares web-based (Wordpress.org) para a conceção e desenvolvimento de sites e aplicações móveis
4.1 Wordpress.com vs Wordpress.org
4.2 Plugins, Temas e Utilizadores
4.3 Desenvolvimento de website
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta os objetivos da unidade de formação é proposto um programa que inicia com os conhecimentos teóricos no âmbito da sociedade digital e em rede, incidindo em particular no conceito dos novos media em oposição aos velhos media. Passar-se-á a uma vertente mais prática (complementada com conceitos teóricos) onde os estudantes são desafiados a conceber infografias, desenvolver interfaces gráficas para sites e aplicações, culminando com o desenvolvimento de um site/app funcional com recurso a ferramentas web-based.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Considerando o Processo de Bolonha, a metodologia de ensino privilegiará, um papel mais ativo por parte do estudante, pelo que as atividades assumirão uma natureza teórico-prática e prática. O estudante deverá criar conteúdos originais que serão alvo de uma avaliação continua - progressos demonstrados pelos estudantes no referencial do processo educativo e formativo. De natureza teórico-prática, esta UC é composta de aulas teóricas expositivas, com explanação de conteúdos através de recursos digitais (e.g. apresentações, páginas web), e ainda com apoio bibliográfico quando necessário. Na componente prática os formandos irão desenvolver infografias e conceber páginas web e aplicações mobile.
Avaliação: A avaliação contínua terá em conta - Participação nas aulas e no Moodle da disciplina (20%);
- a elaboração de trabalho final individual ou em grupo (40%); - a elaboração de trabalhos ao longo do semestre (40%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo por base a especificidade dos Cursos técnicos superiores profissionais, as metodologias de ensino devem privilegiar um papel mais ativo por parte do formador de modo a que os estudantes consigam atingir os objetivos de aprendizagem propostos, não obstante o estudante será estimulado a uma aprendizagem ativa em que o estudante é o elemento central da sua própria aprendizagem.
Nesse sentido, é esperado que o formando tenha um total de 78h de trabalho além das horas de contacto, estimando-se os seguintes valores por tarefa para esse trabalho:
- Trabalhos de pesquisa: 20h
- Trabalhos de investigação: 18h
- Elaboração de trabalhos práticos: 40h
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Babich, N. (2017). The Guide to Mobile App Design: Best Practices for 2018 and Beyond. Retrieved from: https://www.uxpin.com/studio/blog/guide-mobile-app-design-best-practices-2018-beyond/
Chapman, N.; Chapman, J. (2004). Digital Multimedia. England: John Wiley & Sons Ltd.
Gonçalves, D.; Fonseca, M.; Campos, P. (2017). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA.
Hortin, A. (2020). Easy WP Guide retrieved from https://easywpguide.com/
King, D. (2018). HOW TO PLAN & CREATE A BETTER WEBSITE. Retrieved from: https://guide.ireckon.com/
Nielsen, J. (1994). 10 Usability Heuristics for User Interface Design. Retrieved from https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/
Ribeiro, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA.
Treder, M. (2016). Wireframing, Prototyping, Mockuping ¿ What¿s the Difference? Retrieved from: https://designmodo.com/wireframing-prototyping-mockuping/
Observações
Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.