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Objetos Multimédia

Código: TDOM20    Sigla: OM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 18 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD2

Teórico-Práticas: 75,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
José Maurício Dias   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Maurício Dias Responsável
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Conhecer as potencialidades do software de autor Animate para o desenvolvimento de aplicações multimédia.
- Desenvolver competências técnicas na utilização do software de autor Animate.
- Desenhar soluções multimédia mediante um «Caderno de Encargos».
- Conceber e desenvolver aplicações multimédia em Animate.

Conteúdos programáticos

1  Introdução ao Software de Autor Animate
- Potencialidades do software
- Modos de publicação de um projeto em Animate.
- Conceitos básicos relacionados com as diferentes formas de publicação de conteúdos na web, nomeadamente, os conceitos relacionados com a publicação em html5 e a publicação de conteúdos através de aplicações nativas (Apps) para os dispositivos móveis (Android e IOs).
- Ficheiros associados
- As linguagens de programação ActionScript 3.0 e Javascript
2 Conceitos básicos
- A interface do Animate: principais elementos (stage, timeline e painéis)
- Personalização e organização do espaço de trabalho
- Propriedades de um filme
- Conceitos de Movie Clip, Graphic e Button
- Navegação entre Frames. Utilização do Painel Code Snippets
- Publicação de um filme para os diferentes ambientes (Html5, Android e IOS)
3  Desenho vetorial
- Ferramentas de desenho
- Seleção de objetos
- Contorno e preenchimento dos objetos
- Agrupamento, alinhamento e ordenação dos objetos na layer
- Transformação de objetos
- Importação de ficheiros vetoriais
4  Bitmaps
- Importação de bitmaps
- Transformação de bitmaps em vetoriais
- Preenchimento de objetos com bitmaps
- Máscaras
5 - Texto
- Tipos e funções dos campos de texto
- Formatação de campos de texto
- Transformação de campos de texto
6  Manipulação da timeline e das layers
- Noção de frame
- Noção de keyframe
- Inserção e remoção de keyframes
- Nomeação de frames
- Modos de visualização da timeline
- Noção de layer
- Criação e movimentação de layers
- Pastas de layers
- Modos de visualização de layers
7 ¿ Filtros e efeitos de cor
- Propriedades dos filtros
- Gravação filtros (presets)
- Diferentes tipos de efeitos de cor
- Propriedades dos efeitos de cor
- Aplicação de filtros e de efeitos de cor a instâncias
8  Animação
- Aplicação de Motion Presets
- Animação Motion Tween
- Animação Shape Tween
- Animação Classic Tween
- Utilização do Motion Editor
9  Vídeo e som
- Biblioteca de sons
- Importação de vídeo
- Importação de som
- Noção de Cuepoint
- Legendagem de vídeos
- Botões de navegação de um vídeo
10  Ligação a ficheiros externos (texto, XML, imagem, som e vídeo)
11  Conceção e desenvolvimento de aplicações em Animate

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A maioria das aulas terá um caráter de ordem prática, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadrar as técnicas informáticas alvo de estudo na futura prática profissional do discente, orientando-o na sua exploração crítica.

Avaliação Contínua:
- Prova Individual Teórico/Prático - 50% - (nota mínima de 8 valores);
- Trabalhos definidos em sala de aula/plataforma - 20%;
- Apresentação e defesa do trabalho de projeto - 30%

Avaliação por exame:
- Prova Individual Teórico/Prático - 50% - (nota mínima de 8 valores);
- Apresentação e defesa do trabalho de projeto - 50%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Sendo uma unidade curricular de caracter prático, privilegia-se a experimentação para a concretização dos objetivos. São disponibilizados um conjunto de ferramentas para a aquisição de saberes para aplicação futura.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Tutorias on-line em https://helpx.adobe.com/animate.html Beginning Html5 Games with CreateJs em http://pdf.th7.cn/down/files/1508/Beginning%20HTML5%20Games%20with%20CreateJS.pdf Dive in Htm5, Mark Pilgrim em http://diveintohtml5.info/ Html5 for Web Designers, Jeremy Keith & Rachel Andrew. Second Edition Eloquent Javascrip: A Modern Introduction to Programming, Marijn Haverbeke em: http://www.amazon.com/gp/product/1593272820/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&tag=nett02- 20&linkCode=as2&camp=217145&creative=399369&creativeASIN=1593272820

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.