• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDPA07
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Produção Audiovisual

Código: TDPA07    Sigla: PA
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 25 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD1

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,81

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,81
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   1,47
Jose Manuel Basto Soares   1,47
Paulo André Reis Duarte Branco   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos Gerais de Aprendizagem:
»Obter conhecimentos essenciais sobre as tecnologias, as linguagens e os diferentes modos de expressão, no campo do audiovisual.
»Conseguir desenvolver competências técnicas, criticas e criativas nos domínios da captação, registo, tratamento e difusão das produções audiovisuais.
»Adquirir aptidões suficientes para o exercício de funções no âmbito da escrita de argumento, da realização, da produção e pós-produção na área do vídeo.
»Conceber e desenvolver técnica e criativamente um projeto audiovisual aplicando os principais métodos e ferramentas tecnológicas.
»Distinguir as especificidades particulares no que respeita à tecnologia digital.
»Reconhecer as funções profissionais e a importância do trabalho de equipa na realização de projetos audiovisuais.

Objetivos Específicos de Aprendizagem, aptidões e competências:
»Adquirir uma base informativa, formativa e analítica na área do vídeo.
»Identificar técnicas de narração audiovisuais.
»Analisar vários tipos de documentos audiovisuais.
»Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam da produção e realização de obras audiovisuais.
»Desenvolver a capacidade de comunicar conhecimentos e raciocínios sobre realização de documentos audiovisuais, quer a especialistas quer a não especialistas de uma forma clara.

Conteúdos programáticos

1. Planificação de documentos audiovisuais
1.1. Argumento, guião, e storyboard
2. Fases da realização audiovisual
2.1. Composição de planos
2.2. Movimentos de câmara
2.3. Noções de equilíbrio formal de imagens em movimento
2.4. Iluminação
3. Banda sonora: tipos e características
4. Realização audiovisual
4.1 Estúdio digital
4.2 Tratamento e edição digital
5. Gravação e visualização

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão desenvolver as competências descritas, munindo os estudantes com os conhecimentos necessários à criação, edição e manipulação de produtos audiovisuais para os diferentes suportes de forma autónoma.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino a adotar nesta unidade curricular é de cariz teórico-prática. É uma metodologia de trabalho de projeto baseada na pedagogia ativa de descoberta, caracterizando-se por ser informativa, formativa e analítica na área da realização audiovisual e pelo recurso às plataformas de ensino/aprendizagem a distância Moodle e Zoom.

Os estudantes realizarão vários projetos de vídeo, dos quais se destacam: vídeo de 1 minuto com 4 planos; vídeo de entrevista; projeto vídeo final.

Avaliação contínua:
Serão avaliados todos os projetos realizados e depois disponibilizados no Moodle e apresentados nas sessões síncronas via Zoom.

O exame consistirá numa proposta de projeto de realização audiovisual a disponibilizar previamente no Moodle e a apresentar e discutir na plataforma Zoom.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada pelo docente para uma apropriação vivencial dos conteúdos e exploração dos mesmos visa contribuir para a coerência entre metodologias de ensino e objectivos de aprendizagem.
È feita uma utilização da plataforma Moodle para divulgação de documentos de apoio à unidade curricular; para publicação de trabalhos dos alunos; para comunicação a distância entre todos os intervenientes na unidade curricular, através da participação em fóruns, por exemplo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ANG, Tom. (2005). Manual de Vídeo Digital - Equipamento, Edição, Projectos, Técnicas. Lisboa: Civilização.
ANG, Tom (2006) Introdução ao vídeo digital Porto, Civilização Editores.
BOX, Harry (2002). Set Lighting Technician¿s Handbook: film lighting equipment, practice and distribution. Boston: Focal Press.
BROWN, Blain (2002). Cinematography, theory and practice: image making for cinematographers, directors and videographers. Boston: Focal Press. CARDOSO, Bernardo (2003). Vídeo Digital no PC. Lisboa: FCA-¬¿Editora de Informática.
CHION, Michel (2002). Écrire un scénario. Paris: Cahiers du Cinéma.
COOK, David (2004). A History of Narrative Film. Nova Iorque: W. W. Norton & Company.
MARIE, Michel (2009). Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa: Texto & Grafia
MARTIN, Marcel (2005). A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro.
MARNER, Terence (2007). Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70
MAZZOLENI, Arcangelo (2005). O ABC da Linguagem Cinematográfica. Avanca: Cineclube de Avanca.
MONTER, Hector Javier Perez (2007). El Guion Audiovisual: Su Estructura En Genero De Ficcion Y No Ficcion Y Una Perspectiva Sociocultural. México: Trillas.
MOURA, Edgar (1999). Luz, Câmera e Ação. S. Paulo: Senac.
PARENT-ALTIER, Dominique (2009). O Argumento Cinematográfico. Lisboa: Texto & Grafia
ROSE, Jay (2002). Audio Post Production for Digital Vídeo. Londres: R & D.
ROSENTHAL, Alan (2002). Writing, directing, and production documentary films and videos. Carbondale : Southern Illinois University Press.
ROSENTHAL, Alan (2007). Writing, Directing, and Producing Documentary Films and Videos, Fourth Edition. Illinois: Southern Illinois University Press.
RUSH, Michael (2003). Video art. London: Thames & Hudson.
SHUPE, Rich (2007). Adobe Flash CS3 Professional: Video Training Book. Amazon.
SILVA, Luís (2004). Conceitos Básicos de Iluminação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
SOBRAL, Filomena Antunes (2008). Escrever para Cinema - Etapas para Criação de um Argumento 18. Penafiel: Editorial Novembro
SONNENSCHEIN, David (2001). Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema. Los Angeles: Michael Wiese Productions.
ST. JOHN MARNER, Terence (1999). A Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70.

Observações