Código: | TDPM06 | Sigla: | PM | |
Área Científica: | Marketing e Publicidade |
Página Web: | http://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1322 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TDD | 23 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 48,75 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
OA1. Dotar os alunos de um quadro conceptual de conhecimentos, instrumentos e metodologias que lhes permita compreender os fundamentos do marketing e da publicidade, encaradas como disciplinas essenciais da comunicação como ferramenta de gestão.
OA2. Estruturar metodologias de desenvolvimento de um projeto/negócio/marca partindo da apropriação da linguagem, instrumentos e técnicas do marketing e da publicidade, aplicando-as de forma pertinente em contextos diferenciados da comunicação digital.
OA3. Desenvolver atitudes de criatividade e inovação, focando os problemas numa perspetiva estratégica contemporânea capaz de se adaptar à mudança eficazmente.
1. O Marketing
1.1 Conceitos-chave em Marketing. Valor, satisfação e qualidade. Troca, transação e relacionamento. Mercados.
1.2 Filosofias na Gestão de Marketing. Os conceitos de produção, venda e marketing
1.3 O marketing-mix. Os 4P's e os 7P's.
1.4 Da estratégia de marketing à estratégia de comunicação.
Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com capacidades de compreensão de mercados, desenvolvimento de estratégias de marketing e criação de matérias publicitárias. Permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolver competências de trabalho autónomo, de raciocínio crítico e de discernimento e as capacidades de compreensão e resolução de problemas. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida.
Metodologia utilizada
- Sessões teórico-práticas, com exposição-participação
- Utilização do método de análise de estudo de casos reais (case study)
- Exercício e construção de estratégias de marketing e publicidade enquadradas no contexto das saídas profissionais do Curso
Avaliação Contínua
- Trabalhos e desafios temáticos - 30%
A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que permite aos aprendentes compreender os fundamentos do marketing e da publicidade, encarados como disciplinas essenciais da comunicação como ferramenta de gestão. Saber como é, porque é assim e como funciona atualmente o mercado da comunicação, de forma a dotá-los de competências concretas para a sua aplicação na resolução de problemas reais, relacionados com os objetivos e saídas profissionais do Curso. Nomeadamente através de metodologias que envolvam diferentes fases, como o desenvolvimento, gestão e avaliação, resultando em atividades e projetos eficazes no âmbito das Artes, design digital e comunicação digital, bem como na sua difusão, incorporando as implicações derivadas de inovações tecnológicas.
Além de que, é importante ter em conta que o Curso tem como objetivos desenvolver competências profissionais que permitam aos seus diplomados o exercício de uma atividade profissional e acentua a aplicação de métodos e técnicas que permitam desenvolver competências relacionadas com o saber-fazer. Nesse sentido, esta disciplina pretende contribuir com estratégias e casos práticos passiveis de incorporar esta atitude, munindo-os de um conjunto de estratégias e saberes passíveis de aplicação prática, constantemente exercitada ao longo das aulas através de exercícios de análise e conceção.
KOTLER, Philip, Marketing Management, 3th edition, Prentice Hall Int. Editions
KOTLER, HAYES E BLOOM (2002), Marketing de Serviços Profissionais, 2ªedição, Brasil, Editora Manole
KOTLER, WONG, SAUNDERS, ARMSTRONG, Principles of Marketing, 5ª edição europeia, Pearson Education Limited
LAMPREIA, J. Martins (1993), A Publicidade Moderna, Lisboa, Presença
MARTIN, Hans-Peter e SCHUMANN,Harald (1998), A Armadilha da Globalização, Lisboa, Terramar
VV. AA (1993), Mercator ¿ Teoria e Prática do Marketing, 3ª edição, Lisboa, D. Quixote
VV. AA (1999) Publicitor, Lisboa, D. Quixote
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.