• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDSGC18
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sistemas de Gestão de Conteúdos

Código: TDSGC18    Sigla: SGC
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2980
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 18 Aviso n.º 2378/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD2

Teórico-Práticas: 48,75

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Cristina Maria Junceiro Novo   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Junceiro Novo Responsável
Antonio Nuno Bordalo Pacheco Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Utilizar ferramentas básicas proporcionadas por sistemas de gestão de conteúdos / sistemas de gestão de aprendizagem, para a implementação de comunidades de aprendizagem.
Desenvolver soluções de formação à medida.
Personalizar adequadamente cada uma das soluções em função do público alvo e dos objetivos de formação.
Gerir os conteúdos num sistema de gestão de conteúdos e de aprendizagem.
Gerir os diversos tipos de utilizadores do sistema.

Conteúdos programáticos

Publicação de conteúdos
Estudo e aplicação de um CMS
A gestão de conteúdos e a gestão de utilizadores
Recursos e Atividades
Estatística

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A validação da perceção do entendimento dos conceitos é conseguida com a resolução de exercícios utilizando os softwares propostos.
Esta metodologia ativa justifica-se na medida em que as competências de saber fazer constituem-se como objetivo da unidade curricular.
O professor induz a reflexão sobre as potencialidades tecnológicas e o impacto das ferramentas, apoia a sua utilização pelo aluno, mas não se substitui a este na produção das aplicações.
O facto de o aluno ter de realizar e defender um projecto onde aplique os conhecimentos e técnicas adquiridas, constitui-se como um ponto alto do processo da sua aprendizagem nesta UC.
O aluno deverá ser capaz de conceber os seus produtos, planear a sua produção, assegurar a sua realização e promover a sua publicação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A UC foi construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, as ferramentas, os sistemas de comunicação e de gestão da informação tendo como base referencial o contexto atual da world wide web. Deste modo, propomos sempre que se explorem conceitos e técnicas e se avaliem produtos ou ferramentas relevantes para o profissional de Comunicação no contexto atual. Propomos ainda que se desenvolvam produtos digitais tendo em conta a comunicação interpessoal e a competência comunicativa dos estudantes e se validem os mesmos produtos.
A avaliação contínua da UC basear-se-á na realização de um projeto em grupo que mostre a aplicação dos conceitos e técnicas aprendidos. (A forma e especificidade do trabalho, será aferida com os estudantes.)
25 % à avaliação de frequência (tarefas e participação em aula e na disciplina moodle)
50% para o desenvolvimento e apresentação de um projeto
25% para um elemento de avaliação individual (A forma e especificidade do trabalho, será aferida com os estudantes.)


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de trabalho é essencialmente prática de modo a responder adequadamente aos objetivos e conteúdos da UC. Os estudantes devem fazer um percurso de aprender fazendo, aplicando os conhecimentos e competências desenvolvidos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ver UC no Moodle.

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.