Código: | TDSGC18 | Sigla: | SGC | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2980 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 18 | Aviso n.º 2378/2016 | 2º | 4 |
Teórico-Práticas: | 48,75 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
Utilizar ferramentas básicas proporcionadas por sistemas de gestão de conteúdos / sistemas de gestão de aprendizagem, para a implementação de comunidades de aprendizagem.
Desenvolver soluções de formação à medida.
Personalizar adequadamente cada uma das soluções em função do público alvo e dos objetivos de formação.
Gerir os conteúdos num sistema de gestão de conteúdos e de aprendizagem.
Gerir os diversos tipos de utilizadores do sistema.
Publicação de conteúdos
Estudo e aplicação de um CMS
A gestão de conteúdos e a gestão de utilizadores
Recursos e Atividades
Estatística
A validação da perceção do entendimento dos conceitos é conseguida com a resolução de exercícios utilizando os softwares propostos.
Esta metodologia ativa justifica-se na medida em que as competências de saber fazer constituem-se como objetivo da unidade curricular.
O professor induz a reflexão sobre as potencialidades tecnológicas e o impacto das ferramentas, apoia a sua utilização pelo aluno, mas não se substitui a este na produção das aplicações.
O facto de o aluno ter de realizar e defender um projecto onde aplique os conhecimentos e técnicas adquiridas, constitui-se como um ponto alto do processo da sua aprendizagem nesta UC.
O aluno deverá ser capaz de conceber os seus produtos, planear a sua produção, assegurar a sua realização e promover a sua publicação.
A UC foi construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, as ferramentas, os sistemas de comunicação e de gestão da informação tendo como base referencial o contexto atual da world wide web. Deste modo, propomos sempre que se explorem conceitos e técnicas e se avaliem produtos ou ferramentas relevantes para o profissional de Comunicação no contexto atual. Propomos ainda que se desenvolvam produtos digitais tendo em conta a comunicação interpessoal e a competência comunicativa dos estudantes e se validem os mesmos produtos.
A avaliação contínua da UC basear-se-á na realização de um projeto em grupo que mostre a aplicação dos conceitos e técnicas aprendidos. (A forma e especificidade do trabalho, será aferida com os estudantes.)
25 % à avaliação de frequência (tarefas e participação em aula e na disciplina moodle)
50% para o desenvolvimento e apresentação de um projeto
25% para um elemento de avaliação individual (A forma e especificidade do trabalho, será aferida com os estudantes.)
A metodologia de trabalho é essencialmente prática de modo a responder adequadamente aos objetivos e conteúdos da UC. Os estudantes devem fazer um percurso de aprender fazendo, aplicando os conhecimentos e competências desenvolvidos.
Ver UC no Moodle.
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.