• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDSI02
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sistema de Informação

Código: TDSI02    Sigla: SI
Área Científica: Informática na Óptica do Utilizador

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2979
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 23 Aviso n.º 2378/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD1

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Adquirir conceitos de sistemas de informação
- Adquirir conhecimentos e técnicas de análise de sistemas e modelação;
- Identificar os diversos modelos de base de dados e sua aplicabilidade;
- Utilizar um Sistema de Gestão de Base de Dados.

Conteúdos programáticos

- Dos ficheiros de dados aos sistemas de gestão de base de dados
- Ficheiros de dados, registos e campos
- O Sistemas de gestão de base de dados
- Esquema e instância de uma base de dados
- Modelos de base de dados (Hierárquico, em rede, relacional e Orientados a objetos)
- Modelação da informação e design de uma base de dados
- Objetivos a atingir num projeto de base de dados
- Fases de um projeto de criação de uma base de dados relacional
- Estratégia para a conceção de uma base de dados
- Desenho de uma base de dados
- Criação e manipulação de uma base de dados relacional
- Criação de tabelas
- Gestão da informação em tabelas
- Definição de relacionamentos entre tabelas
- Pesquisa de informação numa base de dados
- Operações de importação e exportação de dados
- Definição de interfaces com o utilizador
- Conceção de um sistema de informação offline.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão aos estudantes adquirirem os conhecimentos necessários à criação, edição e manipulação de forma autónoma de sistemas de informação adequados a situações profissionais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Atendendo à especificidade desta disciplina, privilegiar-se-á o contacto direto entre o aluno e o computador.
A maioria das aulas terá um carácter de ordem prática, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadrar as técnicas informáticas alvo de estudo na futura prática profissional do discente, orientando-o na sua exploração crítica.

Avaliação Contínua:
- Prova Individual Teórico/Prático - 80% - (nota mínima de 8 valores);
- Trabalhos definidos em sala de aula/plataforma - 20%.

Avaliação por exame:
- Prova Individual Teórico/Prático.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Inicialmente são lecionados conceitos de bases de dados e modelação da informação.
Sendo uma unidade curricular de caráter prático, privilegia-se a experimentação para a concretização dos objetivos, colocando ênfase do desenvolvimento de um sistema de informação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Abraham Silberschatz, Henry F. Korth. Database system concepts. McGraw Hill
- Azul, Artur Augusto. Aplicações Informáticas. Porto Editora;
- Damas, Luís. SQL - Structured Query Language. FCA Editora;
- Neves, Pedro e Rui Ruas. O Guia Prático do MySQL. Centro Atlântico;
- Pereira, José Luís. Tecnologia de Bases de Dados. FCA Editora;
- Ramakrishnan, Raghu. Database Managment System. Mc Graw-Hill;
- Ulman, Jeffrey. Principles of Database Systemsand knowledge-Base Systems.

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.