• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDTC01
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Teorias da Comunicação

Código: TDTC01    Sigla: TC
Área Científica: Jornalismo e Reportagem

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 23 Aviso n.º 2378/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD1

Teórico-Práticas: 42,25

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • Compreender a articulação entre a comunicação enquanto área profissional e enquanto disciplina científica 
  • Identificar os fundamentos da investigação científica em ciências da comunicação
  • Caracterizar para que servem as teorias e modelos da comunicação. 
  • Demonstrar as principais teorias e modelos da comunicação e o seu contexto histórico, científico e tecnológico. 
  • Interpretar os fenómenos comunicacionais a partir das diferentes teorias, aplicando os conhecimentos a casos concretos.
  • Apresentar e debater oralmente as teorias da comunicação aplicadas a casos concretos.

Conteúdos programáticos

1. Introdução ao estudo da comunicação
1.1 Caracterização genérica do fenómeno comunicacional
1.2 A complexidade da comunicação e a multiplicidade das suas descrições
1.3 Classificação dos tipos de comunicação
2. A teoria hipodérmica
2.1. A sociedade de massa
2.2. O modelo de Lasswell
3. A teoria da persuasão
4. A teoria dos efeitos limitados
4.1. O contexto social e os efeitos dos mass media
4.2. Retórica da persuasão
5. A teoria funcionalista
5.1. As funções das comunicações de massa
5.3. Dos usos como funções às funções dos usos: a hipótese dos `uses and gratifications¿
6. A teoria crítica
6.1. A indústria cultural
6.2. O indivíduo na era da indústria cultural
6.3. A qualidade do consumo dos produtos culturais
6.4. Os efeitos dos mass media
6.5. Os géneros
7. A teoria culturológica
8. Os cultural studies
9. As teorias comunicativas
9.1. O modelo comunicativo da teoria da informação
9.2. O modelo comunicativo semiótico-informacional
9.3. O modelo semiótico-textual
10. Agenda setting, Gatekeeper e Newsmaking

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão aos estudantes desenvolver as suas competências de comunicação e colaboração, construir e fundamentar a sua argumentação, interpretar os fenómenos comunicacionais a partir das diferentes teorias e aplicar os conhecimentos a casos concretos.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de avaliação: 30%
b) Exercícios em sala de aula: 30%
c) Trabalho de grupo que consiste na realização de um projeto exploratório de investigação a partir de uma das teorias estudadas. Inclui a apresentação na aula e um relatório escrito: 40%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas aulas de cariz mais expositivo serão apresentadas as principais correntes, modelos e teorias de comunicação pela docente acompanhados de meios de informação complementares. 

Será feito um aprofundamento dos conceitos teóricos em aula através da exploração conjunta de exemplos e casos práticos, através da análise de textos, vídeos, imagens e infografias propostos pela docente e através de debates. Estas atividades podem decorrer individualmente, em grupo ou em plenário. 

A aplicação prática dos conceitos será realizada através de projetos, permitindo o desenvolvimento de competências de análise e crítica no âmbito da comunicação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Craig, R. (1999). Communication Theory as a Field. Communication Theory, 9: 119¿161. doi:10.1111/j.1468-2885.1999.tb00355.x
Fiske, J. (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições Asa.
Freixo, M. (2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
McLuhan, M. (1990). Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix.
McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Peraya, D.; Meunier, J. (2009). Introdução às Teorias da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
Rosa, A. (2016). A comunicação e o fim das instituições. Media XXI.
Serra, J. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Livros LabCom.
Wolf, M. (2005). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.