• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDTD10
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Teorias do Design

Código: TDTD10    Sigla: TD
Área Científica: Design

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 24 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTDD1

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Paulo José Nunes Teixeira da Silva   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo José Nunes Teixeira da Silva Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1 ¿ Abordar a teoria e a histórica do design.

O2 ¿ Relacionar os contextos históricos, sociais, culturais com os objetos de design.

O3 ¿ Refletir sobre a importância, a evolução e os paradigmas do design na contemporaneidade.

O4 ¿ Desenvolver as capacidades de investigação, o espírito crítico com argumentação fundamentada.

O5 ¿ Criar objetos de design relacionados com os períodos históricos estudados.

Conteúdos programáticos

C1 ¿ Noção de Design e os seus domínios.

C2 ¿ Distinção entre objeto artístico e objeto de design.

C3 ¿ História do Design (da pré história á industrialização; Revolução Industrial; As grandes exposições do século XIX; Arts and Crafts; Deutscher Werkbund; Bauhaus; De Stijl ; Construtivismo Russo; Funcionalismo; As vanguardas estéticas europeias: Movimento Moderno; A aerodinâmica e o styling americano; O design Orgânico; A escola de Ulm; O design Pop, o design Radical e o design Pós-Moderno.

C4 ¿ Design e Globalização.

C5 ¿ Práticas e desafios do Design no século XXI.

C6 ¿ Projetos e metodologia projetual

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Embora todos os conteúdos se relacionam com todos os objetivos, O1, O2 e O3 cumprem-se mais evidentemente com C1, C2 e C3; O3 e O4 com C3 e C4; O5 com C5 e C6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Articulação entre o método expositivo e a realização de pesquisas teóricas e exercícios práticos orientados pelo docente em sessões síncronas via Zoom, com resultados disponibilizados no Moodle.

Avaliação contínua:
Serão avaliados todas as pesquisas e exercícios práticos realizados, bem como as apresentações orais via Zoom. A nota final será calculada com base nos resultados obtidos e disponibilizados no Moodle, segundo a seguinte ponderação:
¿ Participação síncrona e assíncrona nas plataformas de ensino/aprendizagem a distância (20%);
¿ Exercícios práticos e pesquisas teóricas (80%).

O exame consistirá numa proposta de projeto de design a realizar e disponibilizar previamente no Moodle e a apresentar e discutir na plataforma Zoom.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tratando-se de uma unidade curricular em que a prática e a teoria se complementam com grande evidência, a reflexão sobre essa prática, alicerçada sobretudo nas apresentações comentadas pelo docente e pelos colegas, facilita o cumprimento dos objetivos O1, O2, O3 e O4.

A realização de exercícios práticos e projetos de design cumpre O5.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Livingston, Alan & Isabella (2012). Dictionary of Graphic Design and Designers. Londres: The Thames and Hudson, ISBN: 0500204136

Munari, Bruno (2006). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724412801

MUNARI, Bruno (2015). Artista e Designer. Lisboa: Edições 70, ISBN: 9789724416809

MUNARI, Bruno (2017). Das Coisas Nascem Coisas. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724413631

Berger, John (2006). Modos de Ver, Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724404899

Lupton, Ellen; Phillips, Jennifer Cole (2008). Novos Fundamentos do Design.  São Paulo: Cosac Naify. ISBN: 9788575032398

Margarida Fragoso (2012). Design Gráfico em Portugal, Formas e Expressões da Cultura Visual do séc. XX. Lisboa: Livros Horizonte. ISBN: 9789722417167

Hollis, Richard (2010). Design Gráfico, História Concisa. São Paulo: Martins Fontes. ISBN: 9788578273453

Hollis, Richard (2001) Graphic Design: a concise history. The Thames and Hudson, Londres: Thames and Hudson. ISBN: 9780500203477

Observações

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.