Código: | TDTD10 | Sigla: | TD | |
Área Científica: | Design |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TDD | 24 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
O1 ¿ Abordar a teoria e a histórica do design.
O2 ¿ Relacionar os contextos históricos, sociais, culturais com os objetos de design.
O3 ¿ Refletir sobre a importância, a evolução e os paradigmas do design na contemporaneidade.
O4 ¿ Desenvolver as capacidades de investigação, o espírito crítico com argumentação fundamentada.
O5 ¿ Criar objetos de design relacionados com os períodos históricos estudados.C1 ¿ Noção de Design e os seus domínios.
C2 ¿ Distinção entre objeto artístico e objeto de design.
C3 ¿ História do Design (da pré história á industrialização; Revolução Industrial; As grandes exposições do século XIX; Arts and Crafts; Deutscher Werkbund; Bauhaus; De Stijl ; Construtivismo Russo; Funcionalismo; As vanguardas estéticas europeias: Movimento Moderno; A aerodinâmica e o styling americano; O design Orgânico; A escola de Ulm; O design Pop, o design Radical e o design Pós-Moderno.
C4 ¿ Design e Globalização.
C5 ¿ Práticas e desafios do Design no século XXI.
C6 ¿ Projetos e metodologia projetualEmbora todos os conteúdos se relacionam com todos os objetivos, O1, O2 e O3 cumprem-se mais evidentemente com C1, C2 e C3; O3 e O4 com C3 e C4; O5 com C5 e C6.
Articulação entre o método expositivo e a realização de pesquisas teóricas e exercícios práticos orientados pelo docente em sessões síncronas via Zoom, com resultados disponibilizados no Moodle.
Avaliação contínua:
Serão avaliados todas as pesquisas e exercícios práticos realizados, bem como as apresentações orais via Zoom. A nota final será calculada com base nos resultados obtidos e disponibilizados no Moodle, segundo a seguinte ponderação:
¿ Participação síncrona e assíncrona nas plataformas de ensino/aprendizagem a distância (20%);
¿ Exercícios práticos e pesquisas teóricas (80%).
O exame consistirá numa proposta de projeto de design a realizar e disponibilizar previamente no Moodle e a apresentar e discutir na plataforma Zoom.
Tratando-se de uma unidade curricular em que a prática e a teoria se complementam com grande evidência, a reflexão sobre essa prática, alicerçada sobretudo nas apresentações comentadas pelo docente e pelos colegas, facilita o cumprimento dos objetivos O1, O2, O3 e O4.
A realização de exercícios práticos e projetos de design cumpre O5.
Livingston, Alan & Isabella (2012). Dictionary of Graphic Design and Designers. Londres: The Thames and Hudson, ISBN: 0500204136
Munari, Bruno (2006). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724412801
MUNARI, Bruno (2015). Artista e Designer. Lisboa: Edições 70, ISBN: 9789724416809
MUNARI, Bruno (2017). Das Coisas Nascem Coisas. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724413631
Berger, John (2006). Modos de Ver, Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724404899
Lupton, Ellen; Phillips, Jennifer Cole (2008). Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify. ISBN: 9788575032398
Margarida Fragoso (2012). Design Gráfico em Portugal, Formas e Expressões da Cultura Visual do séc. XX. Lisboa: Livros Horizonte. ISBN: 9789722417167
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