Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular visa o estudo e compreensão das noções gerais sobre a ordem jurídica tributária; os tributos; as normas jurídico-fiscais, a relação jurídica tributária e o regime jurídico das infrações tributárias; em especial, o estudo dos impostos sobre o rendimento, o património e o consumo (sistema fiscal português), bem como das contribuições para a Segurança Social.
Conteúdos programáticos
MÓDULO I - DIREITO FISCAL 1. Noção, natureza, objeto e âmbito do Direito Fiscal 2. As fontes do direito fiscal 3. Interpretação e aplicação da lei fiscal 4. A relação jurídica tributária 5. A responsabilidade subsidiária tributária. 6. O Regime Geral das Infrações Tributárias. 7. Garantias dos contribuintes; meios graciosos e contenciosos 7.1. O procedimento de inspeção tributária e aduaneira. 7.2. A arbitragem tributária: meio alternativo de resolução de litígios MÓDULO II - OS IMPOSTOS SOBRE O PATRIMÓNIO 1. Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) 2. Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) 3. Imposto de Selo (IS) - transmissões gratuitas, em vida e por morte, de imóveis. MODULO III - TRIBUTOS PARAFISCAIS MODULO IV - OS IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO 1. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares 2. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas MÓDULO V - OS IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO 1. Imposto sobre o valor acrescentado 2. Breve noção sobre impostos especiais de consumo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A divisão dos conteúdos programáticos em módulos permite a existência de um equilíbrio na aprendizagem. Com efeito, quando integrados, os módulos permitem transmitir os conhecimentos tidos como fundamentais para que os alunos alcancem os objetivos previamente estabelecidos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino basear-se-á em aulas expositivas, com recurso a exemplos práticos e aulas com uma componente prática que assentará na interação e discussão de casos reais. Avaliação contínua que inclui a realização de um teste escrito (80%) e realização de um trabalho de grupo (20%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. Serão discutidos casos reais e resolvidos exercícios que ajudarão os alunos a compreender o sistema fiscal português.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- CATARINO, J.R. e GUIMARÃES, V.B. (2021). Lições de Fiscalidade - Princípios Gerais e Fiscalidade interna. (7ª ed.) Coimbra: Almedina
- NABAIS, J.C. (2018). Introdução ao direito fiscal das empresas (3ªed.). Coimbra: Almedina.