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Empreendedorismo

Código: LGEB10129    Sigla: EMP
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 70 Despacho 9804/2016, de 1de agosto 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-D-TB

Teórico-Práticas: 45,00

GE-3-D-PL

Teórico-Práticas: 42,00

GE-3-D-TA

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,60

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 7,20
Fernando Antonio Costa Gaspar - ESGT   7,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Antonio Costa Gaspar - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dar uma visão sistémica e integrada do ciclo de criação de novas empresas.
Capacitar os alunos para no final desta unidade curricular serem capazes de identificar oportunidades de negócio, de gerar e avaliar novas ideias (novos produtos, serviços, processos, negócios), de formular um projeto de criação de uma nova empresa e de elaborar um plano de negócio.
Desenvolver capacidades de análise e de síntese, de aprendizagem, de resolução de problemas, de adaptação a novas situações, de organização e planeamento, para trabalhar em equipa, para trabalhar com autonomia, para gerar novas ideias, de tomada de decisão e de aplicar conhecimentos na prática.
Apreender a importância fundamental do marketing para o lançamento com sucesso de novas empresas.
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Conteúdos programáticos

1. Introdução 
2. O Processo Empreendedor 
3. O papel do marketing 
4. Oportunidades 
5. Recursos
6. Mercado
7. Ecossistema Empreendedor
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Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão diretamente mapeados com os objetivos da unidade curricular:
¿ os capítulos 1 a 3 dos conteúdos programáticos servem para atingir o primeiro ponto dos objetivos.
¿ os capítulos restantes dos conteúdos programáticos servem para atingir o segundo objetivo.
¿ O capítulo 3 serve também para cumprir o terceiro objetivo, apreender a importância fundamental do marketing para o lançamento com sucesso de novas empresas.
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Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e em grupo, estudo de casos, trabalhos interativos em equipa, projeto de grupo e apresentação dos trabalhos.
Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua aplicação. A aprendizagem é interativa e aplicativa.
O método de avaliação consiste de um teste escrito final (30%), participação nas aulas (30% que resulta da realização de fichas de avaliação no final de cada capítulo) e trabalhos de grupo, que vão consistir na realização duma ficha de projeto (10%), dum site institucional (10%) e de um pitch (20% que consiste numa apresentação de 3 minutos) com vista conquistar o interesse para a entrega obrigatória de um plano de negócio para um projeto. O peso de cada componente de avaliação está indicado entre parêntesis.
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Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular tem dois tipos de objetivos:
¿Por um lado procura disponibilizar conceitos e conhecimento teórico sobre Projetos de Iniciativas Empreeendedoras, em particular a realização de planos de negócio.
Isso será obtido principalmente durante as partes teóricas das aulas em que se apresentarão quadros de referência para análise deste tipo de situações.
¿ Por outro lado procura refinar métodos e competências de trabalho.
Isso será obtido principalmente através de atividades de aprendizagem ativas e outros exercícios desenvolvidos nas partes práticas das aulas (e.g. discussão sobre case studies) e na elaboração de trabalhos práticos.
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Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Gaspar, Fernando C, O Processo Empreendedor e a Criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, Lisboa 2009
2. Gaspar, Fernando C, A era do comércio livre, Sílabo, Lisboa 2018
3. Gaspar, Fernando C, Porque Falham as Startups? E o que ganhamos com isso?, Amazon, US 2017
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