Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Dar uma visão sistémica e integrada do ciclo de criação de novas empresas.
Capacitar os alunos para no final desta unidade curricular serem capazes de identificar oportunidades de negócio, de gerar e avaliar novas ideias (novos produtos, serviços, processos, negócios), de formular um projeto de criação de uma nova empresa e de elaborar um plano de negócio.
Desenvolver capacidades de análise e de síntese, de aprendizagem, de resolução de problemas, de adaptação a novas situações, de organização e planeamento, para trabalhar em equipa, para trabalhar com autonomia, para gerar novas ideias, de tomada de decisão e de aplicar conhecimentos na prática.
Apreender a importância fundamental do marketing para o lançamento com sucesso de novas empresas.
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Conteúdos programáticos
1.Introdução
2.O Processo Empreendedor
3.O papel do marketing
4.Oportunidades
5.Recursos
6.Mercado
7.Ecossistema Empreendedor
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Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão diretamente mapeados com os objetivos da unidade curricular:
¿os capítulos 1 a 3 dos conteúdos programáticos servem para atingir o primeiro ponto dos objetivos.
¿os capítulos restantes dos conteúdos programáticos servem para atingir o segundo objetivo.
¿O capítulo 3 serve também para cumprir o terceiro objetivo, apreender a importância fundamental do marketing para o lançamento com sucesso de novas empresas.
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Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e em grupo, estudo de casos, trabalhos interativos em equipa, projeto de grupo e apresentação dos trabalhos.
Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua aplicação. A aprendizagem é interativa e aplicativa.
O método
de avaliação consiste de um teste escrito final (30%), participação nas
aulas (30% que resulta da realização de fichas de avaliação no final de
cada capítulo) e trabalhos de grupo, que vão consistir na
realização duma ficha de projeto (10%), dum site institucional (10%) e
de um pitch (20% que consiste numa apresentação de 3 minutos) com vista
conquistar o interesse para a entrega obrigatória de um plano de negócio para um
projeto. O peso de cada componente de avaliação está indicado entre parêntesis.
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Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular tem dois tipos de objetivos:
¿Por um lado procura disponibilizar conceitos e conhecimento teórico sobre Projetos de Iniciativas Empreeendedoras, em particular a realização de planos de negócio.
Isso será obtido principalmente durante as partes teóricas das aulas em que se apresentarão quadros de referência para análise deste tipo de situações.
¿ Por outro lado procura refinar métodos e competências de trabalho.
Isso será obtido principalmente através de atividades de aprendizagem ativas e outros exercícios desenvolvidos nas partes práticas das aulas (e.g. discussão sobre case studies) e na elaboração de trabalhos práticos.
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Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
1.Gaspar, Fernando C, O Processo Empreendedor e a Criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, Lisboa 2009
2.Gaspar, Fernando C, A era do comércio livre, Sílabo, Lisboa 2018
3.Gaspar, Fernando C, Porque Falham as Startups? E o que ganhamos com isso?, Amazon, US 2017