Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de análise de dados, probabilidades e modelação estatística. Pretende-se habilitar os alunos com competências que lhe permita propor soluções e decisões com base em modelação estatística, análise de dados e respetiva interpretação
Conteúdos programáticos
Estatística Descritiva. 1.1 Dados e variáveis; 1.2 Organização de dados em tabelas e gráficos; 1.3 Características amostrais: medidas de localização, dispersão, forma e associação/relação. 2. Teoria de Probabilidades 2.1 Variáveis aleatórias. Momentos de uma variável aleatória 2.2 Modelos de probabilidade discretos e contínuos 3. Inferência Estatística 3.1 Estimação pontual e intervalar. O método da máxima verosimilhança 3.2 Intervalos de confiança 3.3 Testes de hipóteses
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata inerente ao exercício de uma atividade profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Recorre-se à avaliação contínua (2 mini-testes com a cotação de 2 valores cada + 2 testes com a cotação de 18 valores cada. Nota mínima em cada momento da avaliação contínua (mini-teste+teste) de 8 valores) ou exame final (exclusivamente prova escrita). Apenas serão admitidos à avaliação por frequências, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66%. A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos: Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos nos domínios da Gestão; Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático com recurso a software estatístico; Disponibilização, de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostas; Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos adquiram competências relacionadas com análise e interpretação de dados no contexto descritivo e inferencial. Para o efeito os alunos têm de aprender a resolver exercícios pela via analítica e com recurso a software estatístico.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Black, Ken. (2008) Business Statistics for Contemporary Decision Making. 5th edition. Wiley. ISBN 978-0471-78956-7 Doane, David P., and Seward, Lori E., (2008) Estatística Aplicada à Administração e Economia. McGraw Hill. ISBN 978-85-86804-95-3 Kazmier, Leonard J. (2007), 4ª edição. Estatística Aplicada à Economia e Administração. McGraw Hill Murteira, Bento e Silva Ribeiro, Carlos, e Andrade e Silva, João, e Pimenta, Carlos. (2002). Introdução à Estatística McGraw Hill. Newbold, P. Carlson W. L. and Thorne, B. (2006). Statistics for Business and Economics. Prentice Hall Murteira, B. e Antunes, M. (2012) Probabilidades e Estatística. Volumes I e II. Escolar Editora. Pedrosa, A. e Gama, S. (2016) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística com Excel. Porto Editora. Reis, E. et al. (2018). Estatística Aplicada. Volumes I e II. 6.ª Edição. Edições Sílabo. Ross, S.M. (2005) Introductory Statistics. Academic Press.