Código: | LGEB10155 | Sigla: | EM | |
Área Científica: | Marketing |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGEB1 | 72 | Despacho 9804/2016, de 1de agosto | 3º | 4,5 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Objectivos: Fornecer uma visão global sobre estudos de mercado. Pretende-se que os alunos dominem os seguintes conceitos e técnicas: o sistema de informação de marketing; quais os principais tipos de estudos de mercado; etapas de um estudo de mercado; análise de dados; estudos de mercado específicos.
Competências: Dominar os principais conceitos de estudos de mercado.
1. O sistema de informação de marketing
2. Tipos de estudos de mercado
3. Etapas de um estudo de mercado
4. Análise de dados
5. Estudos de mercado específicos
A informação é um ativo relevante nas organizações competitivas. A construção e obtenção de boas fontes de informação é fulcral para que as organizações ganhem vantagens competitivas. Algumas das fontes de informação recolhidas interna e externamente, obrigam ao conhecimento sobre: sistema de informação de marketing; principais etapas de realização de um estudo de mercado; estudos de mercado específicos.
Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:
- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);
- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);
- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3);
- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).
A avaliação incluirá três elementos:
Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).
A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área do marketing (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.
Lopes, José (2011), "Fundamental dos Estudos de Mercado - Teoria e prática", 2ª edição, Lisboa, Sílabo.
Malhotra, Naresh (2018), "Marketing research: an applied orientation", Pearson, 7th edition.
Oliveira, José Vidal (2012), "Market Research - Volume I; Investigação em Marketing", Edições Sílabo.
Sekaran, Uma, Bougie, Roger (2010), "Research Methods for business - A skill building approach", John Wiley & Sons