Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os objetivos de aprendizagem incluem: 1. Apresentar os fundamentos da estratégia das organizações, adotando diferentes e complementares perspetivas da estratégia empresarial. 2. Proporcionar a oportunidade de conhecerem vocabulário e ferramentas de análise estratégica, do posicionamento de empresas e negócios e desenvolver novas direções para a trajetória do desenvolvimento empresarial que resulte numa posição mais competitiva. 3. Promover a integração dos conhecimentos das diferentes áreas funcionais de uma empresa de uma forma participativa, dentro do conceito de aprender fazendo. Será dada ênfase à tomada de decisões e ao feedback das decisões tomadas, promovendo ainda o desenvolvimento do trabalho em equipa.
Conteúdos programáticos
1ª PARTE: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 1. A Estratégia Empresarial: fundamentos 2. Análise Estratégica (análise do meio envolvente; análise da atratividade da indústria; análise da estrutura da indústria; análise da empresa; cadeia de valor; análise SWOT) 3. Formulação da Estratégia (visão, missão, valores e objetivos; modelos de estratégias competitivas e funcionais) 4. Implementação e Controlo da Estratégia
2ª PARTE: SIMULAÇÃO EMPRESARIAL 1. Desenvolvimento das competências de gestão em ambiente de simulação 2. Liderança e trabalho em equipa, aptidões interpessoais e comunicação 3. Estudo de indicadores de mercado 4. Análise de indicadores financeiros e económicos 5. Processo de tomada de decisão integrando diferentes áreas funcionais de uma empresa industrial: marketing, produção, gestão financeira, distribuição e gestão de recursos humanos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Aos objetivos 1 e 2 da UC corresponde o 1º tópico do programa da UC, ao objetivo 3, o 2º tópico do programa da UC.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
METODOLOGIA DE ENSINO: 1. Sessões expositivas sobre os temas do programa com suporte a apresentações de PowerPoint e registos videográficos. 2. Apresentação e discussão aberta nas sessões de casos reais, que sublinham soluções que traduzem boas práticas de empresas. 3. Simulação de um ambiente real, com suporte em software, induzindo os alunos a tomarem uma decisão por semana, que será discutida na semana seguinte com o docente.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: O método de avaliação é exclusivamente o da Avaliação Contínua, não havendo lugar à realização de exame final. A avaliação desta UC pressupõe o cumprimento da assiduidade de pelo menos 2/3 do número total de horas efetivamente ministradas, exceto para os casos especiais. A atribuição de nota superior a 16 valores poderá ficar dependente de defesa de nota, mediante a realização de uma prova oral. Avaliação: - Resolução de casos, em grupo: 40% - Resultado da simulação empresarial:30% - Trabalhos escritos e orais de simulação empresarial: 30%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de simulação empresarial e da análise de situações aproximadas da realidade.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
1ª PARTE / 1ST MODULE: - António, N. (2015). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento. 3ª ed. rev. e aument. Lisboa: Sílabo. - Carvalho, J.; Filipe, J. (2014). Manual de estratégia: conceitos, prática e roteiro. 4ª ed. rev. e aument. Lisboa: Sílabo - Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora. - Johnson, G.; Whittington, R.; Scholes, K; Angwin, D. & Regnér, P. (2014). Exploring Strategy. 10th Edition. Pearson. - Serra, F. (2011). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática. Lisboa: Lidel
2ª PARTE / 2ND MODULE: - SDG (2011). Manual Topaz: Simulador de Estratégia e Gestão. Lisboa: SDG, Simuladores e Modelos de Gestão. - Wolfe, J. (2003). The global business game: A simulation in strategic management and international business (2nd ed.). Mason, OH: South-Western College Publishing.