• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10169
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estratégia Aplicada em Simulador

Código: LGEB10169    Sigla: EAS
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 70 Despacho 9804/2016, de 1de agosto 7,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-D-TB

Teórico-Práticas: 80,33

GE-3-D-PL

Teórico-Práticas: 76,00

GE-3-D-TA

Teórico-Práticas: 83,33

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,60

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 11,20
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva   0,27
Carla Isabel Russo Vivas - ESGT   3,73
Ruben Joaquim Pinto Loureiro - ESGT   0,00
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   6,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos de aprendizagem incluem:
1. Apresentar os fundamentos da estratégia das organizações, adotando diferentes e complementares perspetivas da estratégia empresarial.
2. Proporcionar a oportunidade de conhecerem vocabulário e ferramentas de análise estratégica, do posicionamento de empresas e negócios e desenvolver novas direções para a trajetória do desenvolvimento empresarial que resulte numa posição mais competitiva.
3. Promover a integração dos conhecimentos das diferentes áreas funcionais de uma empresa de uma forma participativa, dentro do conceito de aprender fazendo. Será dada ênfase à tomada de decisões e ao feedback das decisões tomadas, promovendo ainda o desenvolvimento do trabalho em equipa.

Conteúdos programáticos

1ª PARTE: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1. A Estratégia Empresarial: fundamentos
2. Análise Estratégica (análise do meio envolvente; análise da atratividade da indústria; análise da estrutura da indústria; análise da empresa; cadeia de valor; análise SWOT)
3. Formulação da Estratégia (visão, missão, valores e objetivos; modelos de estratégias competitivas e funcionais)
4. Implementação e Controlo da Estratégia

2ª PARTE: SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
1. Desenvolvimento das competências de gestão em ambiente de simulação
2. Liderança e trabalho em equipa, aptidões interpessoais e comunicação
3. Estudo de indicadores de mercado
4. Análise de indicadores financeiros e económicos
5. Processo de tomada de decisão integrando diferentes áreas funcionais de uma empresa industrial: marketing, produção, gestão financeira, distribuição e gestão de recursos humanos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Aos objetivos 1 e 2 da UC corresponde o 1º tópico do programa da UC, ao objetivo 3, o 2º tópico do programa da UC.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

METODOLOGIA DE ENSINO:
1. Sessões expositivas sobre os temas do programa com suporte a apresentações de PowerPoint e registos videográficos.
2. Apresentação e discussão aberta nas sessões de casos reais, que sublinham soluções que traduzem boas práticas de empresas.
3. Simulação de um ambiente real, com suporte em software, induzindo os alunos a tomarem uma decisão por semana, que será discutida na semana seguinte com o docente.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
O método de avaliação é exclusivamente o da Avaliação Contínua, não havendo lugar à realização de exame final.
A avaliação desta UC pressupõe o cumprimento da assiduidade de pelo menos 2/3 do número total de horas efetivamente ministradas, exceto para os casos especiais. A atribuição de nota superior a 16 valores poderá ficar dependente de defesa de nota, mediante a realização de uma prova oral.
Avaliação:
- Resolução de casos, em grupo: 40%
- Resultado da simulação empresarial:30%
- Trabalhos escritos e orais de simulação empresarial: 30%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de simulação empresarial e da análise de situações aproximadas da realidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1ª PARTE / 1ST MODULE:
- António, N. (2015). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento. 3ª ed. rev. e aument. Lisboa: Sílabo.
- Carvalho, J.; Filipe, J. (2014). Manual de estratégia: conceitos, prática e roteiro. 4ª ed. rev. e aument. Lisboa: Sílabo
- Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora.
- Johnson, G.; Whittington, R.; Scholes, K; Angwin, D. & Regnér, P. (2014). Exploring Strategy. 10th Edition. Pearson.
- Serra, F. (2011). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática. Lisboa: Lidel

2ª PARTE / 2ND MODULE:
- SDG (2011). Manual Topaz: Simulador de Estratégia e Gestão. Lisboa: SDG, Simuladores e Modelos de Gestão.
- Wolfe, J. (2003). The global business game: A simulation in strategic management and international business (2nd ed.). Mason, OH: South-Western College Publishing.