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Governance em Saúde

Código: MGUS002    Sigla: GS
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MGUS002&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2022
Área de Ensino: Saúde

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 32 Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho 5 30 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-1-6ED

Teórico-Práticas: 31,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,07

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,07
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   2,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Capacitação para a identificação das características dominantes da Governação em Saúde

Compreensão do estatuto da governação em saúde na políticas públicas de saúde 

Análise das transições epidemiológicas em saúde nas política públicas

Identificação das dimensões da efetividade de cuidados a partir da centralidade do cidadão no processo de cuidados de saúde

Conteúdos programáticos


1. A Governação em saúde: do conceito abstrato à operacionalização no terreno

2. Políticas Públicas de Saúde - As transições paradigmáticas 

3. A Saúde como contexto de cuidados 

4. A oferta e a procura de cuidados de saúde 

5. A centralidade do cidadão nos processos de cuidados de saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Os conteúdos programáticos são propostos em função dos objetivos de aprendizagem, procurando integrar os conhecimentos e competências de forma a favorecer a multiprofissionalidade e a multidisciplinaridade inerente à complexidade em saúde, decorrendo da complexidade das organizações, dos recursos fundamentais à qualidade dos cuidados considerando o cidadão como centro dos processos de cuidados de saúde.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


A metodologia de abordagem aos conteúdos, mobilizará o conhecimento profissional dos aprendentes, a partir de avaliação diagnóstica como uma das dimensões de planeamento da abordagem dos conteúdos. 
utilização de Sessões expositivas com pesquisa orientada em fontes documentais, incluindo bases de dados científicas;
A evidência científica no tópico em abordagem será mobilizada na abordagem centrada nos aprendentes, 
A avaliação será formativa no domínio da participação dos aprendentes ao longo da abordagem dos conteúdos, discutindo os indicadores e metodologia no início do trabalho 
A avaliação sumativa será concretizada a partir de instrumento de avaliação a definir de acordo com o grupo de aprendentes, quando á diversidade profissional e da área disciplinar.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


A coerência ocorre a partir dos princípios da formação de adultos e da centralidade da aprendizagem no aprendente. 
Os objetivos de aprendizagem são demonstrados a partir das capacidades de análise e reflexão sobre as condições do exercício da atividade profissional, a partilha de conhecimentos, experiências, qualificações e competências a partilhar com o grupo de aprendentes.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Amendoeira, José (2009) Políticas de saúde em Portugal e desigualdades, acesso em http://hdl.handle.net/10400.15/86 
Ferreira, Pedro Lopes; Raposo, Vitor (2006). A governação em saúde e a utilização de indicadores de satisfação. Revista Portuguesa de Clínica Geral (22) pp 285-296 
Loureiro, Isabel, Miranda Natércia; Miguel, José Manuel Pereira (2013) Promoção da saúde e desenvolvimento local em Portugal: Refletir para agir. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 31 (1) pp 28-31
Portugal, Ministério da Saúde (2012) Plano Nacional da Saúde 2011-2016. Disponível em http://pns.dgs.pt/files/2012/02/0024_-_Qualidade_em_Sa%C3%BAde_2013-01-17_.pdf 
Loureiro, Isabel; Natércia, Miranda (2010). Promover a Saúde. Dos Fundamentos à Acção. Coimbra. Almedina
Mikkelsen-Lopez, Inez; Wyss, Kaspar & Savigny, Don de (2011). An approach to addressing governance from a health system framework perspective. BMC International