• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TeSPS-004
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Língua Francesa

Código: TeSPS-004    Sigla: TeSPS-LF
Área Científica: Língua e Literaturas Estrangeiras

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=TeSPS-004&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2022
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 12 TeSP em Secretariado em Saúde 5

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºTESPSS

Ensino Teórico: 50,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,33
Alexandra Rosa Damião Mereu Teófilo   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alexandra Rosa Damião Mereu Teófilo Responsável
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira Co-Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o aluno domine a língua francesa com a fluência e a correção necessárias para que lhe seja possível interagir no seu quotidiano e para que sirva de ferramenta para que se possa integrar no seu ambiente de trabalho. Para que consiga os instrumentos que lhe permitam atingir tais objetivos, serão desenvolvidas atividades/estratégias que possibilitem a aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais usadas em contextos comunicativos, que desenvolvam as diversas competências linguísticas (compreensão e expressão oral e escrita). Deverá ser capaz de: - Compreender a informação veiculada por textos de tipologia diversa sobre diversos assuntos; - Selecionar informação relevante de acordo com as indicações fornecidas; - Perguntar/pedir informações; - Prestar informações, oralmente e por escrito, relacionadas com os temas sugeridos; - Apresentar pontos de vista/sugerir explicitando as vantagens; - Receber visitantes; - Interagir; - Recolher e dar informação.

Conteúdos programáticos

Serão abordados ou aprofundados os seguintes conteúdos:
1. Fonética
Os sons da língua francesa;
A pronúncia, a prosódia, a acentuação, a entoação e o ritmo;
Técnicas de expressão oral.
2. Morfologia e sintaxe:
A estrutura da frase;
A frase complexa;
O uso dos diferentes tipos de frases;
As formas do discurso;
Os pronomes interrogativos;
Os pronomes e adjetivos indefinidos;
As proposições;
O verbo (tempos verbais: formas e usos);
3. Conteúdos comunicativos
Cumprimentar, saudar, apresentar-se e despedir-se;
Agradecer, desculpar-se, formular um pedido;
Pedir e dar informações;
Os números, as horas;
O perfil e as funções do profissional de secretariado;
A cortesia;
O léxico da saúde: o hospital, o corpo humano, as doenças, as especialidades médicas;
o atendimento presencial e telefónico;
A carta;
o e-mail;
o recado.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta unidade curricular pretende-se levar os alunos a tomar consciência acerca da relevância de termos específicos em francês no âmbito do seu percurso profissional futuro, enquadrados na sua área de estudos. Desta forma, os conteúdos programáticos organizam-se em torno do desenvolvimento das competências linguísticas e adequação das mesmas a contextos e a interlocutores específicos, mobilizando adequadamente vocabulário na língua francesa relacionado com a área da saúde, utilizando-o em diversos registos de comunicação, tanto oral como escrita.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

 Metodologias/estratégias: Leitura, audição e análise de textos; Realização de tarefas promotoras da capacidade de produção (jeu de rôles); Resolução de exercícios promotores da autonomia no que respeita aos conteúdos gramaticais.

Avaliação: realização de um teste escrito individual (40%) pretendendo mobilizar as competências instrumentais e sistémicas; realização da simulação de atendimento presencial e telefónico (20%); participação nas aulas e na plataforma Moodle (ou outros mecanismos de trabalho colaborativo online): participação individual (20%) e participação em grupo (20%), ambas a distribuir equitativamente pelas componentes escrita e oral, pretendendo mobilizar as competências instrumentais, sistémicas e interpessoais.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No que concerne às aulas teóricas, a docente faz o enquadramento concetual das matérias, orientando o trabalho individual e de pequeno grupo. Nas aulas teórico-práticas prevê-se a realização de exercícios práticos com base em tópicos de natureza teórica e questionários (escritos e orais) sobre aspetos diversos da língua-alvo. Estão igualmente previstos exercícios linguísticos de comunicação, em que os alunos irão simular situações reais no mundo profissional, por forma a estimular a comunicação em francês.
O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretende desenvolver em futuros profissionais de secretariado clínico.
O trabalho em pequeno grupo estimulará a partilha de conhecimentos sobre a língua estrangeira para além de desenvolver as competências interpessoais.
Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar e intervir em situações relacionadas com a sua prática académica e profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Boulet, R.; Huet-Ogle, C. & Poisson-Quinton, S. (2004). Grammaire expliquée du français, niveau intermédiaire. CLE International.
Le Grand Larousse Illustré (2014). Larousse.
Le Petit Robert de la langue Française (2014). Le Robert.
Websites:
http : //www.granddictionnaire.com
http://www.infopedia.pt/
portugues-frances/
http://www.lexilogos.com/
frances_lingua_dicionario.htm