Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos
Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica em desporto, de modo a otimizar o desempenho nas funções profissionais dos técnicos
Conhecer e discutir o processo de planeamento estratégico e operacional dos técnicos de desporto e atividade física, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento dos praticantes;
Adquirir conhecimentos e refletir sobre as competências que tornam eficaz a intervenção técnico-pedagógica;
Conhecer as competências pedagógicas e de intervenção pedagógica em desporto e desenvolver o sentido de análise e crítica, através da observação de prática de atividade física.
Competências
Pesquisar e interpretar a investigação em Pedagogia do Desporto;
Planear e intervir com atividade física para diferentes grupos em contextos simulados e reais;
Desenvolver a autoanálise acerca da sua intervenção pedagógica em desporto;
Apresentar o relatório da autoanálise;
Conteúdos programáticos
A relação pedagógica em desporto;
As competências profissionais do técnico de desporto;
O planeamento em Desporto
Definição e operacionalização dos objetivos da intervenção em desporto;
O planeamento dos ciclos de sessões;
O plano da sessão;
As principais funções pedagógicas em desporto;
A instrução e o feedback pedagógico: sua importância na aprendizagem e na motivação;
A disciplina e o clima relacional e a segurança em desporto;
Análise, observação e discussão de situações de ensino e aprendizagem;
A intervenção profissional e o código de conduta;
A investigação em Pedagogia do Desporto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os nove temas desenvolvidos nas aulas são conteúdos que obrigam à aprendizagem e desenvolvimento dos conhecimentos sobre esses conteúdos lecionados.
A reflexão sobre a sua intervenção e a discussão entre os pares origina o desenvolvimento das competências identificadas. Por outro lado, a necessidade de expor os resultados e as conclusões em relatório verbalizando perante a turma, possibilita o desenvolvimento de competências de intervenção e exposição.
Por último, o desenvolvimento de uma atitude crítica e científica através da exploração dos conteúdos em discussões de grupo e em investigação de fontes bibliográficas, ajuda a elevar o aluno numa atitude de pesquisa e de dúvida sistemática.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões de informação e exposição de conteúdos Sessões de aplicação e debate dos temas e instrumentos. Alguns elementos de avaliação são construídos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes. Aplicação de fichas de avaliação em funções de temas de conteúdo. Sessões de desenvolvimento de modelos de investigação.
A avaliação contínua dos estudantes compreende quatro fichas de avaliação (individuais), teste de avaliação de conhecimentos (individual), intervenção prática (individual), relatório (individual), apresentação do relatório (individual). Os alunos terão de cumprir o regime de frequência, 80% de presenças. Nota Final = (0,30 * 4 Fichas de Avaliação) + (0,20 * Plano de Microciclo e de Treino) + (0,20 * Intervenção) + (0,30 * Relatório e Apresentação). Cada elemento de avaliação deverá ter uma classificação mínima de 9,5 valores. O Exame Final compreende uma prova escrita e uma prova oral.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conhecimentos a adquirir por via dos conteúdos lecionados serão explorados em exposição oral do professor com intervenção e discussão dos temas em pequenos grupos na sala de aula. Estes conhecimentos proporcionam uma maior fundamentação às análises e fichas de trabalho que os alunos devem realizar.
As competências de reflexão e de auto e hétero-análise são exploradas por via das intervenções práticas realizadas pelos alunos, devidamente filmadas, visionadas e discutidas em pequenos grupos.
As atitudes críticas e científicas serão exploradas por via do questionamento realizado nas aulas e da intervenção dos alunos em pequenos grupos para trabalhos de exploração temática.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Pearson Education Limited.
Coelho, O. (2004). Pedagogia do Desporto. Contributos para uma compreensão do desporto. Livros Horizonte.
Jones, C. & Rose, D. (2005). Physical Activity Instruction of Older Adults. Human Kinetics.
Lyle, J. (2002). Sports Coaching Concepts: A Framework for Coaches¿ Behaviour. Routledge.
Piéron, M. (1999). Para una enseñanza eficaz de las actividades físico-deportivas. INDE Publicaciones.
Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV.
Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Ed. Visão e Contextos.
Rosado, A., Mesquita, I. (2009). Pedagogia do Desporto. Edições FMH.
Sarmento, P., Rosado, A, Rodrigues, J. (2000), A Formação de Treinadores Desportivos. Edições ESDRM.
Siedentop, D. & Mars, H. (2011). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. McGraw-Hill Education.