Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os estudantes, enquanto futuros 'atores' da promoção da atividade física e do desporto,
serão objeto e sujeitos de regras de boa governança e serão definidores e/ou
executores de política(s) desportiva(s). Nesse sentido, é vital, desde logo,
dotá-los de conceitos macro adequados, que lhes permitam atuar, individualmente
e no contexto organizacional. Por outro lado, é vital que percebam o papel dos
Estados e das organizações não governamentais, do topo à base da pirâmide na
definição e implementação de política(s) desportiva(s), que, face à
transversalidade da atividade física e do desporto, exigem abordagens
horizontais e multidisciplinares, cruzando áreas como desporto, educação,
saúde, cultura, ambiente, infraestruturas, justiça, entre outras. Com tais ferramentas,
tendo presente o quadro constitucional/legal português, e lançando mão das
melhores práticas internacionais. os estudantes estarão melhor preparados para,
a final, na prática, desenhar um Programa Naciona
Conteúdos programáticos
I. GOVERNANÇA NO DESPORTO. 1. Governança no desporto: conceito2. Regras de governança no desporto: perspetiva internacional. 3. Regras de
governança no desporto Português. II. POLÍTICAS DESPORTIVAS 1. Políticas
desportivas: conceito. 2. Políticas desportivas públicas. 3. Políticas desportivas
emanadas de organizações desportivas 4. O papel dos Estados, a nível
internacional, na definição e execução das políticas desportivas. 5. O papel das organizações desportivas
não governamentais, a nível internacional, na definição e execução das políticas
desportivas. III. GOVERNANÇA E POLÍTICAS
DESPORTIVAS NO BINÓMIO SAÚDE E DESPORTO. 1. Enquadramento
jurídico-institucional da promoção da saúde através do desporto. 2. Elaboração
de um Plano Nacional de Governança e Políticas Desportivas em matéria de
saúde/estilos de vida saudável.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programátcos estão
estruturados de molde a, inicialmente, dotar os estudantes dos conceitos e da
visão substantiva, normativa e institucional necessários para que, num segundo
momento, possam gizar, genericamente, medidas e regras adaptadas às
profissões/atividades futuras.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia de Ensino: (i) disponibilização de power-points e demais documentação aplicável,
previamente a cada aula, de molde a viabilizar atempadamente o estudo e a
preparação dos alunos para efeitos de apreensão, discussão e esclarecimento de
dúvidas em contexto de aula; (ii) Exposição teória da matéria; (iii)
análise/debate em torno de notícias de atualidade com correspondência à matéria
lecionada; (iv) trabalhos e apresentações orais, em contexto de aula e fora
dela.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Valoriza-se a apreensão e exposição de
conhecimentos através de uma postura pró-ativa/intervencionista dos alunos,
quer oralmente, quer pela escrita, individual e coletivamente, fomentando a
atenção e o gosto pela leitura de doutrina (mais estrutural) e de notícias e
documentação pública (mais conjuntural), adaptando os conteúdos lecionados à
atualidade e à visão pessoal de cada aluno, e sempre exigindo constância e
atenção de cada um. Só dessa forma se obterão os conhecimentos, o espírito
crítico, os valores e a visão de grupo que viabilizem, a final, a elaboração
do Plano Nacional de Governança e Políticas Desportivas em matéria de
saúde/estilos de vida saudável.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- BENTO, Jorge Olímpio e CONSTANTINO, José Manuel (Coords), Desporto e Municípios: políticas, práticas e programas, Lisboa, Visão e Contextos, 2012;
- COUNCIL OF EUROPE, Good Governance in Sport: European Survey, Council of Europe Publishing, 2004;
-MEIRIM, José Manuel, Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto: Estudo, Notas e Comentários, Coimbra Editora, 2007;
- CAZORLA PRIETO, Luís Maria, Las reglas del buen gobierno en el deporte, Revista Aranzadi de Derecho de Deporte y Entretenimiento, número 13, Thomson Reuters/Aranzadi, Navarra, 2016
- BAYLE, Emmanuel e CHAPPELET, Jean-Loup, From Olympic Administration to Olympic Governance, London, Routledge, 2018