• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFEVS5017
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Atividade Física em Contexto Laboral

Código: AFEVS5017    Sigla: AFCL
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 19 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 2 30 56

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Teórico-Práticas: 13,00
Ensino Prático e Laboratorial: 14,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD   0,10
Tiago Ferreira Santos - ESD   0,90
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,20
Tiago Ferreira Santos - ESD   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

¿ Conhecer e saber usar:
    - conceitos da promoção da saúde no contexto laboral (PSCL);
    - dados epidemiológicos de atividade física (AF) e saúde da população ativa.
    - exemplos de boas práticas em programas de promoção de AF em contexto laboral (PAFCL) da Rede Europeia de Promoção da Saúde em Contexto Laboral (ENWHP);
    - os modelos de implementação e estratégias ajustadas à implementação de programas de PAFCL;
    - os cinco passos chave da OMS para implementação de programas de PSCL.
¿ Conhecer e utilizar ferramentas de avaliação, em três níveis (individual, coletivo institucional) para:
    * Caracterizar o contexto funcional, estrutural e político-empresarial;
    * Identificar necessidades salutogénicas, oportunidades e valor acrescentado no contexto físico para a intervenção;
    * Identificar potenciais parceiros para potenciar a mudança.
¿ Saber avaliar os resultados e o valor acrescentado de programas de PSCL e de PAFCL.
¿ Planear e leccionar sessões de PAFCL.

Conteúdos programáticos

- Conceitos gerais de promoção da saúde em contexto laboral (PSCL) e de atividade física em contexto laboral (PAFCL);
- Epidemiologia da Atividade Física e Saúde na população ativa.
- Estudos de caso e exemplos de boas práticas da Rede Europeia de Promoção da Saúde em Contexto Laboral (ENWHP);
- Benefícios da PAFCL;
- Modelos de PSCL:
- Os cinco passos para um contexto laboral saudável, da OMS;
- Modelos de PSCL do Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM), da Associação Internacional para a Promoção da Saúde em Contexto Laboral (IAWHP), da ENWHP, do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) e da OMS;
- Intervenções comportamentais: o Nudging e outras abordagens alternativas.
- Caracterização do Contexto laboral:
    . Diferentes contextos laborais: escritório; armazém; outdoor e outros;
    . Vantagens, oportunidades e desvantagens dos diferentes contextos laborais.
- A sessão de exercício em contexto laboral;
- Avaliação e prescrição do exercício em contexto laboral.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta UC é leccionada no quinto dos 6 semestres da licenciatura em Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis, imediatamente antes do estágio, que decorre no ultimo semestre do curso, e pretende por isso ser uma oportunidade de integração de conhecimento, aplicado a um contexto específico, o contexto laboral, assim como constituir-se como uma ferramenta e uma oportunidade para intervenção e criação de valor no âmbito do estágio. Neste sentido são apresentados modelos que permitem a aplicação de todo o conhecimento adquirido anteriormente e são apresentados estudos de caso e exemplos de boas práticas que permitem conhecer como é e pode ser feito o transfer para o mundo laboral real.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

* Nas sessões teóricas-práticas são expostos e debatidos os conteúdos programáticos de uma forma aplicada, realizadas fichas de aplicação de conhecimentos, apresentados os estudos de caso, exemplos de boas práticas e os modelos que as suportam e é dado apoio à definição, estruturação e composição do trabalho final e da sua apresentação.

* a.    Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
    * Avaliação contínua:
Nota final = (apresentação de trabalho x 0,3) + (teste teórico x 0,3) + (trabalho final x 0,4)
    * Avaliação final:
Nota final = (teste teórico x 0,3) + (revisão da literatura x 0,3) + (prova oral x 0,4)

* b.    Épocas de avaliação:
    * Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
    * Época de recurso - Disponível para melhoria de nota ou para os alunos que tenham reprovado na época normal.
    * Época especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas são eminentemente teórico-práticas centradas na aprendizagem e discussão de conceitos, modelos e exemplos práticos e na aquisição e de conteúdos de forma muito aplicada, centrada na resolução de problemas e na procura de soluções e propostas para dar resposta a casos concretos. conceitos. Será desenvolvido um testudo de caso que vai simular a situação mais próxima possível do real para a implementação de um programa de PAFCL.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

· Atlantis, E. (2006). Worksite intervention effects on physical health: a randomized controlled trial. Health Promotion International, 21(3), 191-200.
· Chenoweth, D. (2011). Worksite Health Promotion - 3rd Edition (3 edition). Boston, Mass: Human Kinetics.
· Cloostermans, L., Bekkers, M. B., Uiters, E., & Proper, K. I. (2014). The effectiveness of interventions for ageing workers on (early) retirement, work ability and productivity: a systematic review. Int Arch Occup Environ Health.
. Fertman, C.I., Grim, M.L. (2022). Health Promotion Programs: From Theory to Practice. (3rd Ed). San Francisco, CA: Jossey-Bass.
· Pronk, N. P. (Ed.). (2009). ACSMs Worksite Health Handbook - 2nd Edition: A Guide to Building Healthy and Productive Companies (2nd edition). Champaign, IL: Human Kinetics.
· World Health Organization. (2011). Five Keys to healthy workplaces. https://www.resource-recovery.net/sites/default/files/who_five_keys_to_healthy_workplaces.pdf

Observações

Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).