Código: | ERADRM002 | Sigla: | ERA002 | |
Área Científica: | Mobilidade Internacional |
Área de Ensino: | Mobilidade Internacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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ERSDRM | ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 | 1º | 4 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 22,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Definir e enquadrá-la epistemologicamente. 2. Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências de relação entre os diferentes objetivos da Biomecânica do Desporto 3. Identificar e descrever os tipos de movimento, as leis do movimento e os princípios biomecânicos subjacentes. 4. Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise cinemática 5. Identificar e interpretar o movimento dos projéteis e os princípios gerais. 6. Adquirir conhecimentos e desenvolver competências de análise cinética e do comportamento mecânico dos corpos em contacto 7. Identificar as forças de atrito e de impulso e os fatores que as determinam. 8. Relacionar o trabalho realizado com força potência, custo energético e eficiência do movimento. 9. Analisar a importância do equilíbrio e da estabilidade no rendimento das técnicas desportivas. 10. Adquirir conhecimentos ao nível da determinação do centro de gravidade
1. fundamentos biomecânicos, conceitos, princípios e terminologia 2. objeto e áreas de estudo em Biomecânica 3.aspetos biomecânicos da estrutura óssea e das articulações 4. aspetos biomecânicos da função muscular 5. fundamentos da cinemática 6.cinemática do movimento de projectéis 7. fundamentos da cinética 8. comportamento mecânico dos corpos em contacto 9. centro de gravidade - definição e localização 10. métodos experimentais e numéricos para determinar a posição do C.G. 11. natureza e propriedades dos fluidos 12.fatores que afetam a mecânica dos fluidos 13. conceitos de energética relacionados
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências de análise biomecânica das atividades físicas e desportivas e que dominem os conceitos básicos, a biomecânica dos ossos, músculos e articulações, a análise cinemática, a análise cinética, equilíbrio e a mecânica dos fluidos.
Aulas teóricas e aulas teórico-práticas: Nas aulas teóricas desenvolver-se-ão, de modo expositivo, os temas relativos aos conteúdos programáticos definidos. Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e através da participação ativa dos alunos em situações experimentais. Teste Escrito (40%)- Trabalho escrito (30%)- Apresentação do Trabalho (30%) Avaliação final: - apresentação e discussão de um trabalho de análise técnica (50%)- avaliação oral sobre toda a matéria lecionada (50%)- Para poderem ser avaliados em regime de avaliação contínua, os estudantes tem que estar presente em pelo menos 2/3 das aulas lecionada. Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.
Métodos de ensino Aulas teóricas e aulas teórico-práticas:- Nas aulas teóricas desenvolver-se-ão, de modo expositivo, os temas relativos aos conteúdos programáticos definidos. - Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e através da participação ativa dos alunos em situações experimentais. Pretende-se que os alunos aumentem as suas competências e saberes com base numa transmissão de conteúdos coerente sustentada pela explicação de diversos contextos desportivos, recorrendo a situações de experimentação.
Abrantes, J. (1997). Biomecânica, Edições FMH, Lisboa. Bartlett, R. (2003). Introduction to sports biomechanics, Spon Press, London ¿ New York. Carr, G. (1997), Mechanics of Sports ¿ a practitionar¿s guide, Human Kinetics, USA. Hall, S. (1993), Biomecânica Básica, Editora Guanabara Koogan. Jodar, X.A. (1996), Eficácia y técnica deportiva - análisis del movimiento humano, Editora Iniciativas Deportivas. McGinnis, P.M. (1999). Biomechanics of Sport and Exercise, Human kinetics, USA. Hall, S. J. (2013). Biomecânica Básica (6.ª ed.). New York, NY: Nova Guanabara. Robertson, D.G.E., Caldwell, G. E., Hamill, J., Kamen, G., & Whittlesey, S. N. (2014). Research methods in biomechanics (Second edition. ed.). Bartlett, R. (2007). Introduction to sports biomechanics : analysing human movement patterns. Milton Park, Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge.Watkins, J. (2010). Structure and function of the musculoskeletal system (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.