Código: | ERADRM011 | Sigla: | ERA011 | |
Área Científica: | Mobilidade Internacional |
Área de Ensino: | Mobilidade Internacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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ERSDRM | ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 | 1º | 9 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No final da UC de Plano de Intervenção Nutricional os estudantes deverão alcançar o seguintes objectivos de aprendizagem:
- Saber avaliar:
. a alimentação e nutrição de sujeitos ou grupos alvo;
. as necessidades energéticas de sujeitos ou grupos alvo:
. a composição corporal de sujeitos e grupos alvo, classificar e monitorizar a mesma;
- Saber:
. Identificar erros alimentares ou nutricionais;
. fazer aconselhamento para uma alimentação equilibrada e para correção de erros alimentares;
. construir planos alimentares saudáveis (lactantes, crianças, adultos, grávidas e idosos);
. construir planos alimentares especiais (dietas hipo e hipercalóricas; controlo da gordura e colesterol; controlo do sódio; controlo da glicémia; dieta mole; dieta vegetariana);
- Conhecer:
. regras gerais de qualidade e higiene alimentar;
. legislação e normas aplicadas aos géneros alimentares;
. política alimentar nacional, europeia e de outros países selecionados.
1. Introdução, terminologia e conceitos (dieta, alimentação, plano alimentar, recomendações alimentares; refeições; dose);
2. Avaliação nutricional e alimentar (questionários, diários, software de análise da dieta);
3. Avaliação das necessidades energéticas e nutricionais (metabolismo de repouso, atividade física, estilo de vida, composição corporal);
4. Princípios básicos de construção de um plano alimentar (estrutura geral; número, horário e constituição das refeições; princípios gerais e exceções);
5. A alimentação ao longo da vida (lactantes, crianças, adultos, grávidas, idosos);
6. A alimentação terapêutica (dietas hipo e hipercalóricas; controlo da gordura e colesterol; controlo do sódio; controlo da glicémia; dieta mole);
7. Saúde pública e alimentação (regras gerais de qualidade e higiene alimentar; legislação e normas aplicadas aos géneros alimentares; política alimentar dos países, alimentação coletiva).
Para cada objetivo definido foram selecionados um ou mais conteúdos. A sequência dos conteúdos foi definida de modo a beneficiar dos conteúdos apreendidos anteriormente e a potenciar a aprendizagem dos conteúdos seguintes e a permitir de modo sequencial a consecução dos objetivos definidos.
* São utilizadas metodologias de ensino interativas incluindo: descoberta guiada, a manipulação de documentos (ex. artigos científicos ou recomendações nutricionais institucionais) e materiais (rótulos de alimentos, tabelas nutricionais), trabalho de grupo e apresentação de conteúdos por estudantes para os colegas.
* a. Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
* Avaliação contínua:
Nota final = (tarefas e relatórios x 0,3) + (teste teórico x 0,3) + (trabalho de grupo x 0,4)
* Avaliação final:
Nota final = (teste teórico x 0,3) + (apresentação de tarefa prática x 0,2) + (prova oral x 0,5)
* b. Épocas de avaliação:
* Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
* Época de recurso - Disponível para melhoria de nota e para os alunos que tenham reprovado em época normal.
* Época especial: Disponível para todos os alunos em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.
A utilização de uma metodologia de ensino mais interativa e participativa pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Pretende-se assim assegurar o envolvimento dos estudantes no processo de aquisição dos conhecimentos e das competências para que estes consigam atingir níveis elevados de autonomia na manipulação e utilização do conhecimento assim como na aplicação das competências adquiridas, tal como discriminado nos objetivos desta unidade curricular.
* Introduction to Human Nutrition (2009), M.J. Gibney, H.H. Vorster, F.J. Kok. Blackwell Science Ltd, a Blackwell Publishing Company, Oxford, UK.
* Nutrition Counseling Skills for the Nutrition Care Process (2009), L.G. Snetselaar. 4th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, MA, USA.
* Nutrição Humana (2005), F.A.G. Ferreira. 3ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian: Serviço de Educação, Lisboa, Portugal.
* Nutrition and Metabolism (2010), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Public Health Nutrition (2017), Welch, A.A. Kearney, J.M. Lanham-New, S.A. (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
* Sport Nutrition (2018), A. Jeukendrup, M. Glesson, 3rd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.
* Sport Nutrition for Health and Performance (2009), M.M. Manore, N.L. Mayer, J. Thompson, 2nd edition. Human Kinetics, Champaign, USA.