Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Adquirir conhecimentos básicos de língua portuguesa e vocabulário B. Adquirir competências básicas de/sobre comunicação e cultura C. Conhecer um pouco da história de Portugal, costumes, tradições e monumentos D. Reconhecer alguns vultos das artes, ciências e cultura portugueses E. Capacidade de autonomia em conversação para situações de dia-a-dia. F. Aquisição de conhecimentos básicos da linguagem da esfera do Desporto G. Tomada de consciência sobre a importância da comunicação e linguagem como veiculo transmissor de pensamento, quadros conceptuais; estereótipos, emoções, etc. H. Aquisição de conhecimentos básicos sobre Portugal e a sua história no mundo.
Conteúdos programáticos
1. Noções de Gramática, léxico e estrutura da língua Portuguesa 2. Vocabulário para cumprimentar, para se apresentar e a si e a outros; vocabulário para comida e bebida, vocabulário do desporto, formas de tratamento, plural, frases úteis para o quotidiano, o alfabeto, os números. Exercícios práticos, textos e diálogos para ler e completar. treino de dicção e pronúncia. 3. Conceito de comunicação, cultura, a linguagem não-verbal, expressão da emoções, expressão oral. Elaboração de pequenos textos em contextos de dia-a-dia. 4. Figuras de vulto da cultura portuguesa.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Após a lecionação dos conteúdos programáticos 1 e 2, os estudantes deverão atingir os objetivos indicados em A e B. Após a lecionação dos conteúdos 3 e 4, os estudantes terão atingido os objetivos identificados em C e D.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A aprendizagem de uma língua faz-se pela aquisição dos elementos base dessa língua (vocabulário, estrutura gramatical, léxico) do mais básico para o mais complexo. Faz-se pelo exercício prático de escrita e oralidade. A UC desenvolve-se através da exposição de conteúdos, dinâmicas de grupo, exercícios de compreensão oral e escrita. A avaliação é contínua, o sucesso na UC implica a participação ativa nas aulas e a realização dos exercícios propostos: 90%; e a realização de um teste: 10%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Após a lecionação dos conteúdos programáticos 1 e 2, os estudantes deverão atingir os objetivos indicados em A e B. Após a lecionação dos conteúdos 3 e 4, os estudantes terão atingido os objetivos identificados em C e D.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Oliveira, Carla; Coelho, Luísa e Ballmann, Maria José (2014). Aprender Português 1. Texto: Lisboa - Oliveira, Carla; Coelho, Luísa e Ballmann, Maria José (2014). Aprender Português 1 - Caderno de Exercícios. Texto: Lisboa - Oliveira, Carla e Coelho, Luísa (2014). Gramática aplicada - Português para Estrangeiros. Texto: Lisboa - McIntyre, Barbara; Sampaio, João (2007). Colloquial Portuguese. London & New York: Routledge - Crowley, Roger (2015). Conquerors: How Portugal Forged the First Global Empire. Random House - Cunha, Carlos A.; Cunha, Rhonda (2010). Culture and Customs of Portugal. Greenwood