Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1. Introdução aos principais fundamentos teóricos da gestão; OA2. Caracterizar as principais atividades do gestor e da gestão; OA3. Adotar uma visão global sobre as organizações no contexto das sociedades atuais; OA4. Compreender a empresa e as suas principais áreas funcionais; OA5. Analisar e apreender os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento, Organização, Direção e Controlo. OA6. Aplicar ferramentas básicas de gestão atendendo aos contextos organizacionais.
Conteúdos programáticos
1. Introdução Conceitos básicos, Funções, níveis, tarefas e habilidades do gestor 2. O ambiente das organizações O ambiente contextual e transacional Cultura organizacional e ambiente externo 3. Negócio e criação de valor Abordagem funcional Criação de negócios e valor 4. O processo de tomada de decisão 5. Planeamento Fundamentos; Tipos de planejamento; Modelo de gestão estratégica; Estratégia corporativa, comercial e funcional Implementação e controlo 6. Organização Fundamentos; Elementos do processo da organização Desenho estrutural de organizações Determinantes da estrutura organizacional 7. Direção Fundamentos; Motivação; Liderança; Comunicação 8. Controlo Fundamentos; Tipos de controlo Processo de controlo e ferramentas e sistemas de monitoramento de desempenho organizacional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos visam a abordagem de conceitos básicos, no âmbito da gestão, da envolvente das organizações e da empresa em particular. Numa perspetiva integradora, são abordadas as principais funções da gestão (planear, organizar, dirigir e controlar), concorrendo para os objetivos de aprendizagem da seguinte forma: OA1: CP1 OA2: CP1 OA3: CP2 e CP3 OA4: CP3 OA5: CP5 a CP8 OA6: CP2 a CP8.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino: M1. Aulas expositivas - Conceitos M2. Participativas - Discussão de casos e exemplos; M3. Ativas - Casos resolvidos pelos estudantes (trabalho em grupo); M4. Autoestudo - Preparação de avaliação individual. Avaliação: A1. Trabalhos em grupo (casos, relatórios, apresentações) - 25% A2. Quizzes - 25% A3. Prova final individual - 50%..
A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores na componente A3.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, com a seguinte distribuição: OA1: M1 e M4 OA2: M1, M2 e M4 OA3: M1 a M4 OA4. M1 a M4 OA5: M1 a M4 OA6: M1, M3 e M4.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
FERREIRA, M., SANTOS, J., REIS, N., MARQUES, T. (2011). Gestão Empresarial, 3.ª edição, Lidel. PINTO, C.; RODRIGUES, J.; SANTOS, A.; MELO, L.; MOREIRA, M. & RODRIGUES, R. (2012). Fundamentos da Gestão, 4ª Ed., Editorial Presença. REIS, F., ROSA, M. J. (2014). Princípios de Gestão, Edições Silabo. ROBBINS, S., Coulter, M. (2016). Management, 13th Ed., Pearson. TEIXEIRA, S. (2013). Gestão das Organizaçöes, 3ª Ed., Escolar Editora. VARELA, M. (2015). Introdução à Gestão, Escolar Editora.
Artigos e casos diversos a disponibilizar no moodle
da unidade curricular.