Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os processos básicos da investigação científica. Saber resumir um artigo científico e identificar os elementos essenciais. Saber como organizar a escrita num trabalho de investigação ou num relatório técnico. Familiarizar-se com as normas de escrita científica. Saber usar eficazmente a biblioteca e as bases de dados. Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação. Saber como detetar a informação relevante no material escrito. Desenvolver a capacidade de leitura ativa. Compreender o âmbito de aplicação das folhas de cálculo. Conhecer e saber aplicar as principais funções do Excel na construção de modelos avançados. Capacidade para trabalhar a informação no âmbito da gestão, seleção e agregação de informação.
Conteúdos programáticos
Módulo 1
1. Escrita e apresentação de trabalhos académicos - O processo de investigação científica: planeamento, operacionalização e utilização de recursos - A escrita de textos técnicos e científicos: avaliação, reformulação e edição - Formas de divulgação da pesquisa científica: formatos de apresentação oral - Normas de redação e publicação - Organização de referências bibliográficas 2. Pesquisa bibliográfica e análise da informação - Da informação ao conhecimento - Prática da pesquisa bibliográfica e fontes documentais - Pesquisas em bases de dados - Analisar relatórios técnicos e artigos científicos - Técnicas de organização da informação Módulo 2
3. Folha de Cálculo - Fórmulas e funções - Fórmulas aninhadas - Fórmulas matriciais - Auditoria de fórmulas - Séries de dados - Validação de dados - Ferramentas BD - Formulários, ordenação, filtros, subtotais, tabelas dinâmicas, consolidação de dados - Ferramentas de simulação - Cenários, atingir objetivo, tabelas de simulação - Proteção de dados - Macros
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As competências transversais, de carácter instrumental, de recolha e de organização de informação no âmbito da sua gestão, seleção e agregação, assim como as de comunicação escrita e oral, permitem aos estudantes o desenvolvimento de ferramentas fortemente associadas ao sucesso nas atividades académicas e profissionais. Assim, o plano de estudos articula-se em torno de três domínios fundamentais: a compreensão da especificidade da linguagem técnica e científica, a operacionalização de métodos de recolha e de análise de informação que suporte o conhecimento técnico e científico, e, por fim, a análise, conceção e implementação de soluções de folha de cálculo que respondam às necessidades particulares dos vários domínios do conhecimento com que o estudante se confronta ao longo da sua formação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia adotada implica tanto o método expositivo como, fundamentalmente, o método ativo na apropriação do saber de
forma que os estudantes "aprendam fazendo".
A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois modelos:
I - Avaliação Contínua (AC):
Para efeitos do nº 3 do artigo 3º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Estudantes (RACCE), a assiduidade será considerada módulo a módulo.
Nota Módulo 1 (NM1) = Trabalho de pesquisa e organização da informação com reflexão e integração de conhecimentos, com apresentação oral (grupo)
Nota Módulo 2 (NM2) = Teste
Nota final = 53%NM1 + 47%NM2
II - Avaliação Final
Exame individual composto por prova escrita a cada módulo. A nota final do exame considera a mesma ponderação por módulo prevista em AC
Aplica-se o nº 5 do artigo 14º e nº 6 do artigo 17º do RACCE
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O foco em técnicas de aprendizagem ativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. Ao longo das aulas serão desenvolvidos exemplos práticos de acordo com casos simulados de investigação e/ou de organização de informação que permitirão aos alunos compreender como é que os diferentes instrumentos de recolha, organização, análise e de comunicação de informação/conhecimento contribuem para o sucesso académico e profissional.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bryman, A. & Bell, E. (2011). Business Research Methods (3rd ed.). New York: Oxford University Press.
Leavy, P (2017). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. New York: The Guilford Press
Lopes dos Reis, F. (2018). Investigação Científica e Trabalhos Académicos ¿ Guia Prático. Lisboa: Edições Sílabo Lda.
Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão ¿ Exemplos resolvidos (5ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Pereira, A.; Poupa, C. (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word (7ª Ed). Lisboa: Edições Sílabo Lda.
Rodrigues, Luís S. (2016). Utilização do Excel para Economia & Gestão. Lisboa: FCA - Editora de Informática.
Tharenou, P.; Donohue, R. & Cooper, B (2012). Management Research Methods (2nd Ed). Cambridge: Cambridge University Press.