Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O programa desta unidade curricular tem como objetivo a aquisição de conhecimentos básicos de álgebra linear e de cálculo diferencial e integral com funções reais de uma variável real. Pretende-se dotar os estudantes de conceitos e técnicas matemáticas, aplicáveis em diversas áreas lecionadas no curso e também necessárias ao prosseguimento de estudos.
Conteúdos programáticos
1. Introdução 1.1 Revisão de matemática elementar 1.2 Funções e gráficos 2. Teoria dos limites 2.1 Noção de limite 2.2 Propriedades operatórias dos limites 2.3 Limites infinitos. Limites no infinito. Expressões indeterminadas 2.4 Noção de continuidade 2.5 Propriedades das funções continuas 3. Calculo diferencial 3.1 Noção de derivada 3.2 Interpretação geométrica da derivada 3.3 Derivadas laterais. Interpretação geométrica 3.4 Regras de derivação 3.5 Aplicação das derivadas ao estudo de funções 4. Cálculo integral 4.1 Primitivas e integral indefinido 4.2 Regras da primitivação imediata 4.3 Integral definido 4.4 Aplicação dos integrais ao cálculo de áreas 5. Programação linear 5.1 Definições 5.2 Formulação Matemática 5.3 Método gráfico 5.4 Utilização de software na resolução de um problema de Programação Linear 6 Matrizes 6.1 Definições e Generalidades 6.2 Tipologia 6.3 Álgebra das matrizes 6.4 Operações Elementares. Característica de uma Matriz 6.5 Aplicação aos Sistemas de Equações Lineares
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para um ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos inerentes ao exercício de uma atividade profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Desenvolve-se um processo de ensino-aprendizagem baseado na interação, com exposição por parte do docente da componente teórica e execução de exercícios práticos, com o objetivo de promover capacidades de autonomia e cooperação no processo de construção da aprendizagem do estudante.
A avaliação continua inclui: · Duas frequências de avaliação individual. Valorização: 50% + 50% (minimo de 8 valores/teste)
O Exame Final consta de:
· Uma Prova escrita para os alunos que não obtenham aproveitamento mínimo de 10 valores, na avaliação contínua (média das frequências).
Relativamente às avaliações (avaliação continua ou exame): · Prova oral: - a qualquer aluno para esclarecer duvidas que tenham surgido nas provas de avaliação; - alunos com nota superior ou igual a 18.
Contatos: Os alunos podem contactar a docente responsável: via e-mail: para isabel.duarte@esg.ipsantarem.pt através dum link disponível na plataforma Moodle, com marcação prévia.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aquisição das competências de conhecimento e compreensão realizadas através duma abordagem expositiva mas também colaborativa permitem o desenvolvimento de competências curriculares, pessoais e profissionais, alcançadas através de uma participação ativa, na discussão de conceitos e teorias e sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Apostol, T. M. (2013). Cálculo: cálculo com funções de uma variável: com uma introdução à Álgebra Linear. Editorial Reverté. Janeiro de.
Baptista, M. (2006). Cálculo Diferencial em R, 3ª Edição. Edições Sílabo, ISBN: 972-618-399-5;
Ferreira, M..; Amaral, I. (2008). Álgebra Linear, 1º volume. Matrizes e Determinantes, 7ª Edição. Edições Sílabo. ISBN: 978-972-618-397-6;
Ferreira, M..; Amaral, I. (2006). Primitivas e Integrais, 6ª Edição. Edições Sílabo. ISBN: 978-972-618-422-5;
Haeussler,F., Paul, R., Wood, R. (2011). Introductory Mathematical Analysis for Business, Economics and the Life and Social Sciences (13 Edition). Pearson Education International Edition.