Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A importância da informação como recurso estratégico das organizações leva ao reconhecimento da necessidade de utilização das novas tecnologias e sistemas de informação. Os alunos deverão: . Conhecer o valor da informação e a importância das tecnologias e dos sistemas de informação no suporte ao negócio e na gestão das organizações; . Saber modelar processos de negócio; . Saber utilizar um Sistema de Gestão de Base de Dados; . Adquirir competências práticas através do desenvolvimento de um sistema de informação simples.
Conteúdos programáticos
. Dos dados ao conhecimento; . Os Sistemas de Informação e as Organizações (ERP, SCM, CRM, GIS, e-Learning, etc.);
. Bases de Dados; . O Modelo Relacional de Bases de Dados; . Modelação de Dados (Modelo Entidade Relacionamento); . Dependências Funcionais e Normalização; . Sistema de Gestão de Base de Dados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos da unidade curricular assentam em linhas de orientação que correspondem à estrutura do programa da mesma.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A participação e realização de trabalhos no decorrer das aulas são complementados com avaliações periódicas.
A nota final será calculada do seguinte modo: 45% Teste1 + 45% Teste2 + 10% Participação Estudantes com notas superiores a 16 (dezasseis) valores poderão ficar sujeitos a defesa de nota nos termos dos nº 5 do artigo 14º e do nº 6 do artigo 17º do regulamento de avaliação dos estudante
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O foco em
técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na
prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carvalho, Adelaide. (2018). Access para Gestão - 71 Exercícios. FCA Editora. Lisboa. Documentação distribuída pelo docente. / Documentation distributed by the teacher. Gouveia, Feliz. (2014). Fundamentos de Bases de Dados. FCA Editora. Lisboa. Serrano, A., Caldeira, M., & Guerreiro, A. (2004). Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação. FCA Editora. Lisboa. Sousa, Sérgio (2012). Domine a 110% o Access 2010. FCA Editora. Lisboa. Varajão, J., Amaral, L. (2007). Planeamento de Sistemas de Informação. FCA Editora. Lisboa.