Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de análise de dados, probabilidades e modelação estatística.
Pretende-se habilitar os alunos com competências que lhe permitam propor soluções e decisões com base em modelação estatística, análise de dados e respetiva interpretação.
Conteúdos programáticos
1. Estatística Descritiva. 1.1 Dados e variáveis; 1.2 Organização de dados em tabelas e gráficos; 1.3 Características amostrais: medidas de localização, dispersão, forma e associação/relação. 2. Teoria de Probabilidades 2.1 Variáveis aleatórias. Momentos de uma variável aleatória 2.2 Modelos de probabilidade discretos e contínuos 3. Inferência Estatística 3.1 Estimação pontual e intervalar. O método da máxima verosimilhança 3.2 Intervalos de confiança 3.3 Testes de hipóteses
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata inerente ao exercício de uma atividade profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A avaliação contínua inclui:
- Duas frequências de avaliação individual. Valorização: 50% + 50% (mínimo de 8 valores/teste).
Apenas serão admitidos à avaliação por frequências, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66%.
O exame final consta de:
- Uma prova escrita para os alunos que não obtenham aproveitamento mínimo de 10 valores na avaliação contínua (média das frequências).
A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
- Exposição da matéria teórica/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos nos domínios dos negócios internacionais;
- Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático com recurso a software estatístico;
- Disponibilização de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostos;
- Interação permanente com os discentes, com o objetivo de, no início de cada aula, rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos adquiram competências relacionadas com a estatística e análise de dados no contexto descritivo e inferencial.
Para o efeito, os alunos têm de aprender a resolver exercícios pela via analítica e com recurso a software estatístico.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Black, K. (2019). Business statistics: for contemporary decision making. John Wiley & Sons.
Doane, D.P., Seward LE (2008). Estatística aplicada à administração e à economia. McGraw Hill Brasil.
Kazmier, L.J. (2007). Estatística Aplicada à Economia e Administração. McGraw Hill.
Murteira, B., et al (2002). Introdução à Estatística. McGraw Hill.
Pedrosa, A.C., Gama, S.M. (2018). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística com Excel. Porto Editora.
Reis, E., et al (2018). Estatística Aplicada - Volumes I e II. Edições Sílabo.