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Comportamento Organizacional

Código: LNI13    Sigla: CO
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 29 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Proporcionar os conhecimentos que permitam identificar e compreender os fatores que condicionam o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações e que interferem no empenho, satisfação e desempenho (competência sistémica).
2. Ao nível dos indivíduos, identificar os contributos das principais teorias da motivação e identificar os vários fatores suscetíveis de contribuir para a emergência de comportamentos positivos (Competência interpessoal).
3. Ao nível dos grupos, facultar conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão de grupos e equipas (Competência interpessoal).
4. Identificar as principais teorias sobre liderança e questionar o seu efetivo contributo para a determinação de comportamentos e atitudes positivas (Competência interpessoal).
5. Estudar o impacte que o clima e cultura organizacional têm na eficácia organizacional (Competência sistémica).
6. Desenvolver conhecimentos relacionados com a Responsabilidade Social das Empresas (Competência instrumental).  

Conteúdos programáticos

1. Introdução
2. O indivíduo
2.1. Atitudes e comportamentos das pessoas no trabalho
2.2. Empenhamento organizacional
2.3. Satisfação com o trabalho
2.4. Comportamentos de cidadania organizacional
2.5. Absentismo e comportamentos desviantes
2.6 Capital psicológico positivo
3. Teorias da Motivação
3.1. Primeiras Teorias motivação
3.2. Teorias contemporâneas de motivação
3.3. A justiça organizacional
3.4. Dos conceitos às aplicações
4. O Grupo
4.1. Comportamento do grupo
4.2. Gestão de equipas
5. Liderança nas organizações
5.1. Teorias dos traços de personalidade
5. 2. Teorias comportamentais
5. 3. Teorias contingenciais
5. 4. Novas abordagens de liderança
6. Sistemas Organizacionais
6.1. Cultura organizacional
6.2. Responsabilidade Social das Empresas

6.3. Qualidade de Vida no Trabalho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As competências sistémicas (objetivos n.º 1 e 5) serão desenvolvidas através dos conteúdos programáticos n.º 1, 2 e 6. As competências interpessoais (objetivos n.º 2, 3 e 4) serão desenvolvidas através dos conteúdos programáticos n.º 2, 3, 4 e 5. A competência instrumental (objetivo n.º 6) será desenvolvida através do conteúdo programático n.º 6.     

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

METODOLOGIA DE ENSINO: Os conteúdos teóricos da UC serão expostos através de aulas ilustradas, sempre que possível, com casos práticos. Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a simulação de situações, análise e discussão de casos. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades, quando possível.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: A avaliação contínua será realizada através de teste escrito (60%), de trabalhos individuais e em grupo (35%) e assiduidade/participação nas aulas (5%). Quem não realizar o teste ou o trabalho de grupo terá de sujeitar-se a exame final. Quem não frequentar 2/3 das aulas ministradas, salvo as exceções previstas no regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências em vigor, só poderá submeter-se a avaliação por exame final.
A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 8,0 valores na frequência e nos trabalhos escritos e orais.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exercícios e da análise de situações aproximadas da realidade.   

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cardoso, C. C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed.). Lisboa: RH editora.
- Rego, A.; Cunha, M.; Neves, P. (2016). Caderno de exercícios do Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Disponível gratuitamente em http://www.editorarh.pt/site/EXERCICIOS.pdf
- Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2019). Organizational Behavior (18th ed.). Pearson: Boston.
- Robbins, S. P.; Judge, T.; Sobral, F. (2011). Comportamento Organizacional (14ª ed.). São Paulo: Pearson.