• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI16
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Inglês de Negócios II

Código: LNI16    Sigla: INII
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 29 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Isabel Maria da Graça Teixeira Messias - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria da Graça Teixeira Messias - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Preparar os estudantes para as diferentes skills da língua inglesa ¿ speaking, writing, listening and reading, aperfeiçoando assim as suas competências de escrita e conversação. Estas competências deverão ser aplicadas quer nos meios de comunicação escrita tradicionais, tais como cartas formais e propostas de negócios, quer no correio eletrónico, blogs, websites e Media Sociais;
Ajudar os estudantes nas diversas atividades a realizar, as quais ajudarão a desenvolver as competências linguísticas necessárias para terem sucesso em ambientes académicos e profissionais;
Dar aos estudantes prática em estratégias de aprendizagem que lhes permitirá ter sucesso nos negócios, quer a nível de escrita, quer a nível de conversação;
Desenvolver nos estudantes a capacidade de escrita de correspondência de negócios;
Desenvolver a capacidade de compreender a estrutura da língua inglesa e o vocabulário usado na comunicação em ambiente de negócios.

Conteúdos programáticos


Cultura empresarial; líderes e gestores; comunicações internas (memorando, e-mail, nota, informação); reuniões; relação com o cliente; vantagem competitiva; propostas; apresentações em reuniões; gráficos; publicidade e clientes; publicidade e a internet; relatórios de vendas; apresentação formato pitch; previsões e resultados; correspondência comercial (Curriculum Vitae; carta de apresentação; convite para evento de negócios; carta de solicitação; resposta carta de solicitação; encomenda; atraso na entrega; aviso de expedição; receção de encomenda; carta de reclamação; carta de reajuste; fatura; aviso de pagamento); ambiente de trabalho; força de trabalho do futuro; produtividade; ética empresarial; expansão para o exterior. 
-Revisão e aquisição de estruturas e conteúdos gramaticais.
-Leitura e competências associadas.
-Tradução e análise de textos de conteúdo genérico e específico, no âmbito do curso.
-Escrita: Estilo formal e informal; Correspondência comercial
-Competências de oralidade


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da língua inglesa num contexto académico, pessoal e profissional. 
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e ferramentas específicas que lhes permitam dominar a língua inglesa em que decorrerá grande parte da comunicação no contexto internacional, de forma a garantir a formação de profissionais independentes e qualificados. A compreensão e domínio de conceitos relacionados com áreas como a gestão, economia, marketing, finanças e comercial será uma vantagem para a realização das atividades em que futuramente irão estar envolvidos no contexto profissional. Desta forma, os pontos indicados como conteúdo programático correspondem a etapas de aprendizagem que se pretende que os alunos dominem gradualmente e revestindo-se todos eles de grande importância para o domínio básico da língua inglesa no contexto específico do mundo dos negócios.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os métodos utilizados nesta unidade curricular serão centrados no aluno e baseados em trabalho com um desenvolvimento progressivo da dificuldade dos exercícios aplicados para incentivar o desenvolvimento da escuta ativa e capacidades orais, bem como atividades de leitura e escrita proficientes, apropriadas para o seu nível. Assim, os alunos participarão de atividades individuais e em grupo orais espontâneas para incentivar a fluência. Irão ainda preparar apresentações orais formais e debates, onde a ênfase será colocada na pronúncia apropriada, enunciação e dicção. Vão rever as estruturas gramaticais de base e adquirir novas convenções de escrita formal e informal, em especial no que concerne à elaboração de correspondência comercial. 
No decorrer das atividades de aula, os alunos terão ainda a oportunidade de ler e analisar textos de caráter profissional.
AVALIAÇÃO:
- Desempenho em aula: 20%
- Apresentação de trabalhos individuais/ grupo: 20% 
- Prova escrita: 60%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A produção de exercícios orais e escritos e a capacidade de compreender o que é dito numa língua que não é a língua mãe, será a metodologia adequada ao desenvolvimento das capacidades de aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua. As vertentes de escrita, de compreensão e de produção oral de textos, contempladas durante o curso, ajudarão os aprendentes a utilizar com proficiência uma outra língua e a ser capazes de resolver situações de cariz linguístico com as quais, eventualmente se possam confrontar. As aulas, com uma forte vertente prática dado que a língua em que são lecionadas é a língua inglesa, serão o suporte necessário para o desenvolvimento de competências linguísticas a ser aplicadas, em contextos pessoal, académico ou profissional.